Lockheed F-117A Nighthawk - Kevin Jackson (USA - Nevada, February 2007)
Lockheed F-117A Nighthawk (EUA – Nevada, fevereiro de 2007) / Foto: Kevin Jackson

Todos sabem que os Lockheed F-117A Nighthawk da USAF foram oficialmente aposentadas em 22 de abril de 2008. Desde então, entretanto, spotters tem conseguido registrar algumas ocasiões onde esta mítica aeronave stealth foi vista em voo.

Nas imagens abaixo, que foram divulgadas no último dia 22 de julho, é possível observar alguma atividade das aeronaves na Área de Testes de Tonopah (Tonopah Test Range – TTR), localizada a pouco mais de 100 km da Área 51, no deserto de Nevada.

Clique nas imagens para ampliá-las:

f117_1
Observar que dois hangares foram abertos.
f117_2
As imagens foram captadas através de uma lente de 400 mm. Observar o F-117A em voo, acima da torre.
f117_3
Observar o F-117A em voo, no meio da foto.
f117_4
Observar o F-117A em voo, entre as torres de água.
f117_5
Observar o F-117A em voo, no canto superior direito da foto.
f117_6
Observar o F-117A, após o pouso, com o paraquedas de frenagem aberto.
f117_7
Observar que este F-117A aparece em um hangar diferente do mostrado anteriormente.

Não é primeira vez que esses eventos são registrados, e existe  muita especulação a respeito dos motivas pelo qual esses voos são realizados. Especulações à parte, o lendário Lockheed F-117A Nighthawk ainda singra os céus dos Estados Unidos.

divider 1

FONTE: Lazy G Ranch – EDIÇÃO: Cavok

IMAGEM DE ABERTURA: Meramente ilustrativa

DEMAIS IMAGENS: Retratam o evento

Anúncios

49 COMENTÁRIOS

  1. Um verdadeiro fraga !
    Por favor amigos Giordanni e La marca,não me levem a mal,mas gostaria de fazer uma critica:
    "-Fico ruim,esta opção que colocaram para barrar copias do artigo do site!
    Pois nem as imagens,podemos salvar gostava de usar as imagens como papel de parede,quando via uma foto ao meu ver bonita,agora nao da mais!
    E outro detalhe,nem corretor ortografico esta dando para usar!
    Muito ruim isto!"

    • Entendo sua argumentação, Roberto…
      Essa mudança foi feita com o objetivo de evitar que o nosso conteúdo fosse copiado por outros sites, como vinha acontecendo. Geralmente, quando publicamos imagens em alta resolução, as mesmas são clicáveis, de forma que ainda é possível salvá-las. Infelizmente, nem sempre podemos disponibilizar as imagens para cópias.

      Concordo que é ruim ter de conviver com certas restrições, mas é o preço que pagamos pela de ética de alguns sites, inclusive brasileiros.

      Sds

      • LaMarca

        Entendo a preocupação de vocês, porém quem realmente copia, de má fé, o conteúdo do blog tem conhecimento para burlar essa restrição, na verdade a restrição torna-se mais eficiente para nós leigos do mundo cibernético.

        Quanto ao F-117A estar ainda voando – certamente ele deve estar sendo usado para testar alguma coisa, sua escolha não é por acaso. O que ele tem de incomum dos outros caças? Com certeza algo relacionado à sua furtividade, se o que ele está testando será incorporado ao caça de 6ª geração dos EUA, ou à possíveis upgrades que o F-35 ou F-22 podem receber provavelmente nunca saberemos!

        • Eu entendo, Jodreski… mas as cópias, por enquanto, diminuíram sensivelmente. Tinha um site, em espanhol, que estava copiando integralmente nosso conteúdo, para vc ter uma ideia.

    • Você se esqueceu da coisa mais importante amigo… Não vamos mais poder trapacear no desafio Cavok 🙁

          • OFF: Então chicão, como foi o almoço com o Sarkozy? Isso mesmo galera, tio Sarkô está em Porto Alegre e o Chico foi lá recepciona-lo…ele autografou o teu poster do Rafale??? 😉

            • infelizmente não posso falar sobre isso… eu e o Sarkô somos Iluminatis… se eu te contar vou ter que te matar… 🙂

                • Cagouilles (Scargot´s) a la Charentaise – mode chanteloup… Avec du vin blanc…. não vou falar a marca do vinho para não parecer um snobe! 🙂

      • Po amigo,vc tinha que contar nosso segredo!
        Agora vai ser todo mundo reprovado!

    • Roberto,
      Não custa NADA aos demais colocar a fonte, coisa que fazemos, até com o link para quem quiser ler no original. Fazer uma tradução não é apesar jogar no 'gugou transleitor', envolve entender o quê e sobre o quê. Acontece que tem uns malandros por aí que até isso estão chupando. Eu mesclei dois textos sobre o mesmo assunto e…BINGO! Um outro aí, na maior cara de pau, usou…não se deu nem ao trabalho de mudar a vírgula.

    • tem um jeito muito facil de salvar as fotos, se o administrador deixar eu mostro. NAO funciona com os textos, so imagens separadas.

    • Já eu não gostei pois sempre clico no botão direito e seleciono "abrir link em uma nova guia", daí não consigo fazer isso e atrapalha um pouco a navegação.

      • Hitoeta,
        É possível continuar abrindo as abas, entretanto, clicando com o botão de scroll de seu mouse (o botão do meio). Se for notebook, basta clicar no meio dos 2 botões.
        Outra forma de fazer é pressionar a tecla "Ctrl" e clicar com o mouse, normalmente.

    • Respondi ao Roberto sobre os nosso motivos, Gal… Dá uma olhada acima.

      Sds

  2. se eles são armazenados em condição de voo, deve ser necessario dar umas voltinhas e treinar novos pilotos pra caso precisem coloca-los em operação novamente

    ou ele pode estar sendo utilizado como plataforma de testes pra alguma nova tecnologia

  3. Talvez pelas incertezas quanto ao cronograma do F-35, seja necessário manter os F-117 na reserva com disponibilidade imediata. Pois como ataque furtivo, os dois podem fazer as mesmas missões, até o payload é parecido para ar-terra (comparando a configuração das baías internas do F-35.
    Não tenho certeza, é apenas uma suposição.

  4. Mas que imagem sensacional a de capa!
    E gente, quem realmente entende de tecnologia stealth são esses gringos. Eles devem estar testando novas tecnologias para a 6ª Geração…

    • Ou já estão voando sem piloto, controlados remotamente. Na área onde estão os erros são permitidos. Vão cair no deserto.

  5. Editores tenho permissão para teorias conspiratórias e talvez sputinices??
    Pois to achando que vem um B-3 ai… Ou quem sabe ou SR-72?

      • Opa! Ai sim…
        Eu acho que se o F-117 ta voando de novo mesmo depois de aposentado, o SR-71 também está! A USAF deve estar testando tecnologia stealth. Se existir um SR-72 provavelmente vai ser não tripulado…
        OBS: Será que a USAF tem algum SR-71 guardado e em condições de vôo?

  6. Ta ai uma coisa que eu gosto, especular sobre aeronaves e outros equipamentos militares "secretos".

    Ja li que esses F-117 são mantidos armazenados mas em prontidão para combate, eles poderiam retornar aos céus em 7 dias caso necessário. Quando aparece um ou outro voando é resultado do treinamento da equipe de manutenção dessas aeronaves…

    Esse de cima li por ai, agora vou chutar rsrs

    Pode ser que os americanos estejam usando o F-117 como plataforma de testes para novos materiais stealth.

    Pode ser que estejam convertendo os F-117 em Drones.

    Pode ser que estejam usando o F-117 em treinamento das tripulações de AWACS e F-22 para rastrear aeronaves stealth.

    Mas ainda acho que é a primeira opção, rotina de treinamento do pessoal encarregado de manter esses aviões.

    • Tem um papinho, na qual parece haver algum sentido, de que os EUA tem um radar capaz de detectar tudo, até disco voador! Seria uma evolução do pulso-Doppler. Ora, o F-117 é stealth verdadeiro, sem essa de tinta especial que absorve o comprimento de onda do radar…é desvio bruto, jogando a onda para outra direção.

      • Também creio que faz todo sentido, sem contar que, se fosse simplesmente para manter as aeronaves em condições de voo, existem outras instalações mais adequadas a esse propósito, como o próprio AMARG. Creio que diz muito o fato do F-117 estar mantido numa área de testes mais restrita que a própria Área 51.

      • GIORDANI, mas o F-117 sempre utilizou pintura RAM, sua invisibilidade vem da combinação dos seus ângulos e da pintura RAM, os hangares de F-117 são ambientes conhecidos por sua toxidade.

        • o material RAM dele é até mais arcaico, são microesferas de ferro arranjadas num material isolante que convertem as ondas de radio em calor, tanto que segundo os dados do globalsecurity ele é menos furtivo que o B-2 e F-22

          • A furtividade do F-117 (que deveria ser A-117) é mais na forma do que nos materiais RAM. O B-2 é um misto de forma e RAM. Já o F-22 e F-35, tem a forma, mas os materiais RAM são a sua verdadeira furtividade.

    • Acho mais provável que a USAF esta fazendo testes para melhorar a tecnologia stealth!

  7. Notem que enquanto o F-117 do segundo hangar está saindo o do quarto não está lá, deve estar voando. Será que os dois voaram ao mesmo tempo? Acho que eles estão sendo usados para tudo isso que vocês ai em cima disseram.

  8. Off topic. Comandantes da Marinha estão sendo colocados no Serasa por calote do governo federal.

    E aí, esses cordeirinhos vão ficar de braços cruzados com o nome sujo sem fazer nada?

  9. Isso é para os estrategistas russos e chineses queimarem um pouco de fosfato…..kkkkk

  10. Por que o F-117 havia sido retirado de serviço?
    Uma vez eu li que pilotar ele era complicado, que "estolava" com facilidade por causa das formas, uma versão onde o piloto fica de boa no chão, talvez com ajuda de programas para executar manobras mais complexas seja uma boa solução.

    F-117 Drone me faz lembrar daquele ótimo (só que não) filme "Stealth"

Comments are closed.