A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, na manhã deste sábado (07), um avião de pequeno porte em voo irregular sobre o Mato Grosso.

Aeronave A-29 Super Tucano usada na missão.

A ação, planejada previamente com a Polícia Federal, teve início ainda na madrugada e envolveu aeronaves E-99 (Radar) e A-29 Super Tucano da FAB, além de todo o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA).

Aeronave de alerta radar E-99.

O avião foi escoltado até o pouso, a cerca de 180 quilômetros ao Sul de Cuiabá (MT), onde a Polícia Federal assumiu as ações.

A aeronave suspeita foi classificada como tráfego aéreo desconhecido, acompanhada pelo E-99 da FAB e, em seguida, pelo caça A-29, tudo sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).

Para tentar eliminar provas, os suspeitos teriam ateado fogo e fugido. Contudo, será realizada a perícia para confirmar a situação. Os pilotos fugiram, mas diligências estão sendo feitas na tentativa de capturá-los.

“É importante ressaltarmos a prontidão da FAB. Cumprimos todos os procedimentos da Defesa Aérea e tudo transcorreu perfeitamente”, disse o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araujo.

Além da Ciopaer e FAB, a ação de combate ao tráfico internacional de drogas contou com a Polícia Federal e o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) da Polícia Militar.

A ação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam, em conjunto, a FAB e Órgãos de segurança pública.


Fonte: SDAI, por Tenente Emília – Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Elias e Cavok Brasil

Anúncios

16 COMENTÁRIOS

    • Mas está no texto…

      "Para tentar eliminar provas, os suspeitos teriam ateado fogo e fugido. Contudo, será realizada a perícia para confirmar a situação. Os pilotos fugiram, mas diligências estão sendo feitas na tentativa de capturá-los."

    • Os traficantes que estavam no avião assim como diz no texto, na minha opinião deveriam ser derrubados do ar pois já que colocaram fogo no avião não custava nada a FAB dar uma ajuda pra eles destruindo já no ar e retirando assim mais alguns vagabundos que estão a prejudicar as famílias e a nossa sociedade, afinal a FAB esta aí pra isso não é, proteger a nossa sociedade.

  1. Toda vez é a mesma coisa, os monomotores do tráfico pousam em uma clareira no meio do mato, o piloto abandona o avião (com a carga) e ninguém é preso! Sendo que ele (piloto) é uma peça chave no inquérito que a Policia Federal irá instaurar, sem ele descobrir quem era o dono da carga fica bem difícil e desmontar essas organizações se torna ainda mais complicado!
    Infelizmente os bandidos estão na vantagem, seja pelo controle ineficiente que a FAB faz do nosso espaço aéreo (por falta de material) e até mesmo quando são interceptados eles continuam em vantagem podendo pousar a aeronave e fugir impunes.

  2. Já é um começo essas interceptações? Sim. Mas já passou da hora de usarmos helis para essas interceptações, pois assim o pilantra não fugiria, pois uma equipe embarcada faria a prisão. Existe meios como nossos próprios sabres ou mais blackhawk para reslizar essas interceptações.