img_5053
A Esquadrilha da Fumaça retornou com sua demonstração no Rio Grande do Sul depois de quatro anos. A primeira com as novas aeronaves A-29 Super Tucano. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
No último dia 15 de novembro, mais de 55 mil pessoas compareceram na Base Aérea de Canoas (BACO) para conferir de perto o evento chamado de “Feriado Aéreo na Base Aérea de Canoas”. Este ano o evento contou com a presença da Esquadrilha da Fumaça, que não realizava demonstração no Rio Grande do Sul desde a Expoaer em 2012 e pela primeira vez se apresentou no estado do Rio Grande do Sul com as aeronaves A-29 Super Tucano.

img_4265 img_4221

Aeronaves
Aeronave C-97 Brasilia do Esquadrão Pégaso. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)

Aeronaves
Helicóptero AW119Ke da Brigada Militar do RS. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)

Aeronaves de vários esquadrões e unidades policiais compareceram na Base Aérea de Canoas. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
Aeronaves de vários esquadrões e unidades policiais compareceram na Base Aérea de Canoas. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
Na 30ª edição dos portões abertos da BACO, que normalmente é realizado no feriado do dia 12 de outubro, o evento teve ainda a presença de diversas aeronaves militares da FAB e de aviões de instrução de aeroclubes próximos a capital gaúcha. Paraquedistas do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento saltaram de uma aeronave Bandeirante, e caças F-5 da BACO fizeram inúmeras passagens sobre a pista, inclusive voando em formação com 4 aeronaves (3x F-5EM e 1x F-5FM).

img_4297 img_4283 img_4373

Caças F-5 do Esquadrão Pampa fizeram inúmeras passagens na BACO. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
Caças F-5 do Esquadrão Pampa fizeram inúmeras passagens na BACO. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
Helicópteros usados pela Brigada Militar (AW119Ke Koala) e pela Policia Civil (AS-350B3 Esquilo) do Estado do Rio Grande do Sul marcaram presença no evento, incluindo demonstrando operações de rapel e de desembarque tático. A UniAir mandou para o evento um turboélice King Air para atendimento aeromédico.

img_5227 img_4490

Helicópteros policiais e aeronave King Air aeromédica.
Helicópteros policiais e aeronave King Air aeromédica.
Dentre as aeronaves da FAB, estiveram presentes as aeronaves A-1 AMX do Esquadrão Centauro e um H60 Black Hawk do Esquadrão Pantera da Base Aérea de Santa Maria, um P-95BM Bandeirulha do Esquadrão Phoenix da Base Aérea de Florianópolis, um KC-130M Hercules do Esquadrão Gordo, além das aeronaves F-5EM/FM do Esquadrão Pampa e um C-97 Brasília, C-98 Caravan e C-95BM Bandeirante do 5° ETA da Base Aérea de Canoas.

img_8312
Northrop F-5EM Tiger II do Esquadrão Pampa. (Foto: Gabriel Centeno / Cavok)

img_8267
Jato de combate A-1A do Esquadrão Centauro. (Foto: Gabriel Centeno / Cavok)

img_8304
Northrop F-5FM Tiger II do Esquadrão Pampa. (Foto: Gabriel Centeno / Cavok)

img_4612
Helicóptero Sikorsky H-60 Black Hawk do Esquadrão Pantera. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)

img_4333
Lockheed Martin KC-130M Hercules do Esquadrão Gordo. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
Mas sem dúvida a atração principal foi a presença das oito novas aeronaves A-29 Super Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), a popularmente conhecida Esquadrilha da Fumaça, que chegaram na Base Aérea de Canoas na segunda-feira, juntamente com a equipe de “Anjos da Guarda”. Por volta das 16:00hs, as sete aeronaves decolaram na Base Aérea de Canoas para uma demonstração perfeita, com duração de quase 30 minutos. No final o público aplaudiu muito quando os aviões fizeram a manobra do coração no céu gaúcho.

img_4764 img_4786 img_4829 img_4895 img_4899 img_5027

Demonstração da Esquadrilha da Fumaça com as aeronaves Embraer A-29 Super Tucano. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
Demonstração da Esquadrilha da Fumaça com as aeronaves Embraer A-29 Super Tucano. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
Destaque para o Major José de Almeida Pimentel Neto, piloto número seis da Esquadrilha, que pode realizar a demonstração no Rio Grande do Sul, terra da sua filha Laura, de 7 anos, que estava presente no evento e conseguiu ver o pai subir aos céus com o Super Tucano pela primeira vez. “É uma emoção muito grande poder retornar e mostrar nosso trabalho para todas as crianças do Rio Grande do Sul”, destacou o Major.

img_5181

O Major Pimentel, Fumaça #6, realizou sua primeira demonstração em solo gaúcho, onde sua filha Laura de sete anos nasceu. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
O Major Pimentel, Fumaça #6, realizou sua primeira demonstração em solo gaúcho, onde sua filha Laura de sete anos nasceu. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
“Hoje é o dia em que as pessoas podem matar sua curiosidade de conhecer as atividades dentro de nossa Organização Militar”, explicou o Coronel Aviador Rodrigo Alvim de Oliveira, Comandante da Base Aérea de Canoas

img_4521 img_4540 img_5207Para as crianças foram montados na base brinquedos infláveis infantis, e para o público estandes de produtos e serviços além da exposição institucional da Força Aérea. Para alimentação, vários food trucks deram apoio para almoço e lanche de todos visitantes presentes.

Solidariedade

img_4902A entrada do evento era gratuita, mas o público foi convidado a doar alimentos não perecíveis para instituições assistenciais. No total, foram arrecadadas seis toneladas de alimentos que foram doadas para 5 entidades assistenciais de Porto Alegre e Canoas.

Agradecemos o apoio do incansável Coronel Aviador Ref. Antonio Ricieri Biasus, que como sempre deu atenção, coordenou e acompanhou o grupo de fotógrafos presentes na base durante o Feriado Aéreo, para que as belas imagens pudessem ser feitas.

Anúncios

5 COMENTÁRIOS

  1. Valduga obrigado pelas fotos e dedicação. Aviação é uma festa e só nos trás alegrias. Espero ver o Gripen e o KC 390 em outras festas como essas.

Comments are closed.