A aeronave Rafael DQ (QA202) entregue no segundo lote. (Foto: Dassault Aviation)

A Força Aérea do Emirado do Catar recebeu o segundo lote de cinco caças Dassault Rafale que foi encomendado da fabricante francesa de aviões Dassault Aviation.

Os Rafales partiram do aeroporto de Bordeaux / Mérignac, na França, para a Base Aérea de Tamim, no Catar, no dia 3 de julho, e foram acompanhados por uma aeronave de transporte aéreo C-17A Globemaster III da Força Aérea do Emirado do Catar.

Das cinco aeronaves entregues, três eram do tipo Rafale EQ (QA217, QA219 e QA221) e duas versões designadas Rafale DQ (QA202 e QA203).

O Catar assinou inicialmente um contrato com a Dassault Aviation para 24 Rafales em maio de 2015 e outros 12 Rafales foram encomendados em dezembro de 2017. Se o país prosseguir com a opção adicional de 36, o número total de jatos Rafale chegará a 72, tornando-se o maior operador de caças Rafale do mundo depois da França.

O primeiro jato Rafale foi entregue formalmente à Força Aérea do Emirado do Catar durante uma cerimônia nas instalações de Merignac da Dassault Aviation em 6 de fevereiro deste ano, e o primeiro lote de cinco caças Rafale chegou ao Catar em 5 de junho.

O Catar assinou separadamente acordos com a empresa britânica BAE Systems para adquirir 24 jatos Eurofighter Typhoon por £ 5 bilhões, e com a americana Boeing para jatos de caça F-15QA (Qatar Advanced) por um custo de US$ 12 bilhões.


Créditos das fotos: Maciejka Swiderek, via Scramble Magazine, exceto quando citado.

Anúncios

13 COMENTÁRIOS

  1. Qatar não é aquele lugar que foi acusado pelos vizinhos de financiar grupos terroristas?
    Não sei o que é pior, se é que o Qatar financia mesmo, os franceses "paladinos" da moral venderem armas e etc ou os Sauditas que não valem nada, criticar o Qatar por algo que eles fazem a muitooo tempo.

    • Tô cagando prá quem o Qatar financia ou não! O que importa é que eles pediram caças novos e em quatro anos anos já receberam dez caças dos 24 primeiros que compraram! Enquanto isso o Gripen NG, o avião que foi vendido sem existir – o maior conto do vigário da história da aviação!. Nem sombra de chegar no Brasil! Depois da revitalização do F-5 e da lucrativa venda dos Mirages brasileiros, que com certeza engordou o bolso de alguém, a FAB não tem mais nenhum interceptador já que os A-4 são da Marinha e pelo jeito também mal se aguentam em voo. Visto que até uma aeronave revitalizada já caiu! Acredito que a defesa aérea brasileira será feito por simuladores de voo! Faremos de conta que temos caças interceptadores de alta performance! Aquilo que o ST A-29 não der conta de derrubar vai passar e fazer miséria em caso de ataque!

      • Você está sendo insensível, o Gripen NG é um caça novo, tanto que depois de entregue passará por certificação, mais anos até a fab aprender a soltar "bomba guiada"…. aahaha

    • Qatar é aquele país que a algum tempo não tinha grana e estava tentando conseguir um "financiamento" para prosseguir com a aquisição dos Typhoon…. Interessante que meses atrás emprestaram U$ 3 bi para o Paquistão, um empréstimo tipo "doação"….

  2. Comprou, pagou, usou.
    E rápido, sem frescura e sem mimimi..
    Quem quiser tecnologia própria e independência, que sue a camisa como gente grande.
    O resto é faz de conta.
    Parabéns ao Catar, belíssima aeronave e essa pintura é a mais bonita que eu já vi em um Rafale.

    • Oi Fernando. Até um tempo atrás dava para clicar nas imagens e elas abriam numa resolução maior. Vou ver o que houve de mudança no wordpress, pois sempre carrego as imagens numa resolução maior.

      Obrigado pelo aviso.

        • Tenta novamente. Acho que descobri o motivo e corrigi neste post. Nas próximas postagens todas fotos estarão novamente nos tamanhos originais.

          • nao vai brother …. tentei nesta msateria e nas mais recentes

            • Fiz mais uma alteração (coloquei o link para a foto original) no post dos Rafales. Testei (clicando nas fotos) e está ok.

              Uma coisa simples que eu não notei que não estava funcionando…

              Todos novos posts a partir de então estarão com as fotos na resolução máxima que eu publicar.

              Abraço.

  3. 72 Rafales ( se concretizar) 24 Typhon e mais F15… Além de C17 Globemaster … Que inveja……

Comments are closed.