Aeronave KC-390 da Embraer, futura aeronave da FAB, fez sua primeira visita na Ala 3 em Canoas. (Foto: 1º Tenente Relações Públicas Daniela Etchart)

A nova aeronave de transporte a jato da FAB, o KC-390, aterrissou pela primeira vez em uma base militar gaúcha na ultima segunda feira, dia 25 de junho, quando o jato chegou na Ala 3 em Canoas (antiga Base Aérea de Canoas).

Foto: Coronel Aviador Antônio Ricieri Biasus

O maior cargueiro nacional, fabricado pela Embraer, veio realizar ensaios na região Sul do País, como parte do processo de certificação da ANAC. Os testes já estão no 3º ano.

Foto: Coronel Aviador Antônio Ricieri Biasus

No comando da aeronave, o segundo protótipo do tipo, estava o Coronel Aviador Marcos Salgado de Oliveira Lima, piloto de ensaio do KC-390 que está no programa desde sua fase inicial, em 2013, e participou do 1º voo da aeronave, em 2014.

Foto: Coronel Aviador Antônio Ricieri Biasus

O Cel Av. O.Lima é Coronel da reserva da FAB e trabalha junto ao setor de Engenharia da Embraer, sendo um dos pilotos responsáveis pelo programa.

Foto: Coronel Aviador Antônio Ricieri Biasus

A aeronave prefixo PT-ZNJ decolou de Gavião Peixoto às 14h20 e aterrissou na Ala 3 às 16h, permanecendo na unidade até as 19h, retornando então a Gavião Peixoto.

Foto: 1º Tenente Relações Públicas Daniela Etchart

No dia 26, a aeronave fez o mesmo percurso, pousando na Ala 4 (antiga Base Aérea de Santa Maria), como parte do processo de testes.

Foto: 1º Tenente Relações Públicas Daniela Etchart

A previsão é obter a certificação da ANAC até o final de 2018. A Força Aérea Brasileira receberá sua primeira aeronave KC-390 este ano.

Bela imagem do Embraer KC-390 durante sua primeira visita na Ala 3, em Canoas, quando se preparava para retornar para Gavião Peixoto. (Foto: 1º Tenente Relações Públicas Daniela Etchart)

Anteriormente, o KC-390 já esteve no Rio Grande do Sul por duas vezes, em março de 2017, quando seguia e retornava de uma temporada de testes em Punta Arenas, extremo sul na Argentina.


Fonte: Comunicação Social da Ala 3 – Edição: Cavok

Nota do Editor: O Cavok agradece ao pessoal da Comunicação Social da Ala 3, em especial a 1º Tenente Relações Públicas Daniela Etchart, pelo envio das informações e das imagens. Outro agradecimento ao Coronel Aviador (Res.) Antônio Ricieri Biasus, pelas imagens cedidas para esta matéria. 

3 COMENTÁRIOS