Doze aeronaves C-130J, tr?s C-12J e dois helicópteros UH-1N. (Foto: U.S. Air Force / Yasuo Osakabe)

No dia 4 de maio de 2018, um evento especial ocorreu na Base Aérea de Yokota, no Japão. No total, quinze aeronaves de asa fixa e dois helicópteros realizaram o chamado Elephant Walk, quando várias aeronaves taxiam ao mesmo tempo. Veja um vídeo a seguir.

Embora esse fenômeno tenha ocorrido várias vezes com esquadrões da USAF, em diversos locais em todo o mundo, desta vez foi algo único. A 374ª Ala de Transporte Aéreo, consistindo do 36º Esquadrão de Transporte Aéreo e do 459º Esquadrão de Transporte Aéreo, conseguiu obter uma formação combinada em voo de doze aviões de transporte C-130Js (de quatorze no total), três C-12J Huron (toda frota) e dois UH-1N Iroquois (de quatro), com um terceiro UH-1N atuando como plataforma para equipe fotográfica.

Múltiplos C-130J Super Hercules se preparam para decolar na Base Aérea de Yokota, no Japão. (Foto: U.S. Air Force / Airman 1st Class Juan Torres)

“Usamos o Elephant Walk, um exercício de geração em larga escala, como forma de testar nossas capacidades para garantir que estamos prontos para fornecer qualquer tipo de assistência a qualquer local em nossa área de responsabilidade, se necessário”, disse o major Johnathan Slottje, piloto do 36º Esquadrão de Transporte Aéreo. “Foi um evento incrível, especialmente depois que os mantenedores garantiram que nossos dois Super Hercules estavam prontos para voar apenas uma semana após a chegada na base.”

Durante o voo de formação, as tripulações aéreas voaram sobre o oceano, atravessaram montanhas e jogaram sacos de areia no campo de pouso de Yokota para testar e melhorar suas capacidades enquanto voavam juntas.

“Embora tivéssemos dois de nossos aviões realizando outra missão, este exercício testou nossas capacidades caso precisássemos concluir uma tarefa como essa a qualquer momento”, disse Slottje. “As capacidades do novo modelo J [C-130] ajudaram a expandir nossas habilidades de como usamos a aeronave para completar nossa missão.”

O Elephant Walk exerce a geração máxima de todas as aeronaves em Yokota, enquanto o voo de formação permite que as aeronaves obtenham treinamento necessário para cenários futuros. O voo de formação ocorreu em todas as planícies de Kanto e ao redor do monte Fuji.

Embora o pessoal dos esquadrões de aeronaves tenha completado as missões, eles não conseguiram realizá-las sozinhos. Múltiplas agências, incluindo operações de campo de pouso, controle de tráfego aéreo e manutenção de aeronaves, se uniram para garantir que o exercício fosse bem-sucedido.

Esta foi a primeira vez que a base completou um Elephant Walk e um voo de formação com os novos modelos C-130J. Com a Yokota tendo uma frota completa de aeronaves Super Hercules, a base é capaz de fornecer mobilidade rápida a partir da principal plataforma de projeção de potência do Pacífico.

Anúncios

3 COMENTÁRIOS

  1. Que loucura, a frota inteira de C-130 da FAB e sediado em outro país ainda … A capacidade de projetar QUALQUER COISA dos EUA é impressionante.

Comments are closed.