Um caça F/A-18 Hornet da U.S. Navy reabastece em voo um caça Dassault Rafale da Marinha Francesa durante a operação Agapanthe 2010. (Foto: Ministério de Defesa da França)

A Força Tarefa 473 da Marinha Francesa, com a presença do porta-aviões francês Charles de Gaulle, está participando desde o dia 25 de novembro de uma missão de treinamento com uma ala aérea do porta-aviões USS Abraham Lincoln, junto ao Carrier Strike Group 9, em águas internacionais no Mar da Arábia, próximo ao Afeganistão, durante a operação militar conjunta Agapanthe 2010.

Um caça F/A-18 Hornet faz um toque no convés de voo do porta-aviões francês Charles de Gaulle. (Foto: Ministério de Defesa da França)
Arremetida de um caça Hornet no porta-aviões francês Charles de Gaulle. (Foto: Ministério de Defesa da França)

O programa de cooperação bilateral tem realizado diversos tipos de missões, incluindo reabastecimento aéreo de caças Rafale a partir de caças F/A-18 Hornet da U.S. Navy. Além disso, aeronaves Hornet da U.S. Navy tem participado de pousos e decolagens no porta-aviões francês Charles de Gaulle.

Um caça Hornet da U.S. Navy parte do Charles de Gaulle durante a operação Agapanthe 2010. (Foto: Ministério de Defesa da França)

Tais procedimentos entre as duas forças tem a finalidade de aprimorar a interoperabilidade dos esquadrões, e devem continuar até o final do ano.

Parte da Força Tarefa 473 da Marinha da França, capitaneada pelo porta-aviões Charles de Gaulle. (Foto: Ministério de Defesa da França)

A fragata francesa Forbin está também operando com a Marinha dos EUA na missão de controle do espaço aéreo, alternando a função com a fragata norte americana USS Halsey.

Fonte: EMA / Ministério da Defesa da França – Tradução e Adaptação do Texto: Cavok

Anúncios

29 COMENTÁRIOS

  1. Nos encontros entre Rafale e SH (F-18E), o caça gaulês mostrou-se superior em manobra e em sistemas, ao caça yankee.

    Fotografias do caça da US NAVY no HUD dos Rafales é o que não falta, nos fóruns e blogs.

  2. Hey Buddy, fill up my tanks … ou seria Hey Big Bug, fill up the tanks…

    Esta duplinha é de primeira linha. Agora têm uns que preferem jogar na segunda divisão… A FAB quer um destes dois nos próximos anos. Tenha certeza disso.

    [ ]s

  3. Aeronaves de primeira linha operando juntas. O que o Brasil precisa para decidir por este FX2? Alguém imagina um Grifo nesta foto? Impossível, como imaginei.

  4. Essa superioriedadede manobra do Rafale é devido as asas em formato delta, e os canards, todo mundo fala do rafale dando pau no f-18, mas devemos saber que o avião não voa sozinho, tem um piloto la dentro, o q falta é saber se esse piloto desse rafale é melhor ou mais esperiente do que o piloto do suposto f-18 que tenha apanhado para o Rafale.Tem que levar em conta isso, a habilidade do piloto,pois o f-18 tbm é um ótimo fighter.

  5. Pois é…

    Se que há um piloto francês, mulher, que no Chile deu uma canseira nos valorosos pilotos da USAF em seus F-15.

    Exercício Salitre.

    Ela não foi "abatida", mas eles…

    Deve ser muito chato apanhar de mulher… Os caras vão ser zoados pelo resto da vida.

    Detalhe: ela comandava um M-2000-5, e não um Rafale.

  6. Não é a toa que tem fama de Super Bug Tijolão….rsssss

    Pilotar um SH o piloto tem que bombar o braço…rsss

  7. Rafale mais caça que o F-18SH? Kkkkkk, piada né?

    Aquele caça cujo o próprio General Francês disse que estava 10 anos atrás do F-16 dos EAU? Cujos os próprios só aceitam comprar se tiver a potencia do motor e a do radar aumentados para não regredirem em relação ao desempenho de seus F-16?

  8. Só de olhar o interior do Rafale, já bota o F16 atrasado 10 anos……kkkkkkkk

    Nenhum problema qto ao motor….já tem o novo M88-3…e o futuro M88-4 ambos muito mais potentes…

    Radar Aesa já foi entregue pro F3 e estará totalmente operacional em 2012…sendo mais avançado que o do Typhoon e Gripinico…

    Esse ae é outra cria do Mr. M Troll Negro que agora vive escondido em apelidos….rssssss 🙂

  9. RodrigoBR, É Photoshop estes tanques conformais no Mike,
    que por sinal foi muito bem feito! O cara é bom nessa arte, e se
    revelou num Forum, não lembro se era o Base Militar ou Defesa
    Brasil.

  10. O Super Hornet levou uma surra do Rafale no treinamento
    Iron Eagle. Foi 7 a 1 para o rafale e os pilotos do Super Hornet
    reclamaram que seus radares não viam o Rafale antes dele lançar
    suas armas… ou seja… quando o Super Hornet percebia o rafale,
    simplesmente ele já estava na defensiva. E tomou uma surra tbm no
    Jtfex 2008…

  11. Ilya Ehrenburg é isso ai, as mulheres são perigosas num
    dogfight.

  12. Brincadeira,rafale e um caça que nao esta em sua perfeita
    arte,e o super hornet ja e um caça testado em combate,e seu sistema
    esta totalmente operacional.

  13. RodrigoBR parece um f-5 EM bloco 60. nunca vi nessa
    configuração, estou até pesquisando no google, para saber sobre
    isso.

  14. Super Hornet só é bom pra carregar armamentos em missões
    terrestres. Pra combate aéreo aproximado, perde feio pois é uma
    verdadeira jamanta aérea!!! Seus sistemas tem fama de apresentar
    alguns bugs em vôo. Aerodinâmica muito irregular que o prejudica em
    manobras bruscas. Não é a toa que o chamam de Super Bug.

  15. Valeu Bommer!

    Está tão bem feito que eu achei que a FAB e a EMBRAER teriam testado os tanques conformais no F-5M.

    Um abraço.

  16. Ainda bem que a USA Navy estava lá, caso não, outro Rafale iria cair sem combustível.

    O tijolão pode ser feio mas o medidor de combustível funciona. K, k,k, k, k, k, k.

  17. Vários Tijolões já cairam tbm, vai ver não se sustentam muito tempo no ar….hahahahaaaaaa….

  18. o caça francês pesa 9 toneladas enquanto o americano 13
    toneladas…ambos atingem 2000 km/h….raio/alcance do francês é
    1850/3335 km e do outro 1400/1800 km…… razão subida do francês
    18000 m/min e do outro 13680 m/min…..taxa giro e rolamento
    francês 30 e 270 graus/seg e do outro 22 e 240 graus/seg… Rafale
    com canards é bem mais ágil !!!

  19. Os dois caças são muito diferentes. O F-18 Super Hornet é decorrente de um projeto de sucesso (Hornet), que foi exportado para vários países. O SH já foi exportado para a Austrália. Japão, Canadá, Inglaterra e outros países estudam comprar o SH como um substituto de médio prazo para o F-35. O Rafale é um caça novo, em muitos aspectos baseado no novo padrão de caças de 4.5 geração que foi iniciado com o Gripen em 1980. Nunca foi exportado e parece ser o último avião puramente francês (se não entrarmos na discussão sobre o que é francês ou não no caça). O Rafale é um caça de desenho aerodinâmico avançado e bastante agil no combate aproximado, mas sua aviônica, de acordo inclusive com militares franceses, está bem abaixo em desempenho da norte americana, especialmente a de radar, jamming e data link. O SH perde em desempenho de dogfight, mas ganha de longe em BVR (seus radares, aviônica e mecânica são superiores a do Rafale) e robustez (precisa ir a revisão muito menos vezes que o Rafale a cada 1.000 horas de voo).

  20. Na vera, o Rafale não aguenta 60 segundos com o F-18. O Rafale não faz nem manobra cobra, o que ele faz bem é tirar fotos.

  21. O SH é a melhor máquina do FX-2. Poderoso, rápido, eficiente. Maravilha!!!

    A taxa de atrito do SH é de 1/70. A taxa de atrito do Rafale é 1/20. Caem quatro vezes mais Rafales do que S.H.

    Se a FAB não quiser ver sua força caindo de maduro vai dar SH.

    O Gripen não é ruim, mas o SH é melhor.

  22. Rafale já massacrou vários caças, F18SH já virou alvo dele
    várias vezes. A melhor máquina do fx é o caça francês. F18 é
    pesado, obeso, desempenho horrível em manobras, e conhecido como
    Super Lento… somente a Austrália o comprou pra servir de tampão
    até o F35 estiver pronto.

Comments are closed.