Um caça F/A-18 Hornet da U.S. Navy reabastece em voo um caça Dassault Rafale da Marinha Francesa durante a operação Agapanthe 2010. (Foto: Ministério de Defesa da França)

A Força Tarefa 473 da Marinha Francesa, com a presença do porta-aviões francês Charles de Gaulle, está participando desde o dia 25 de novembro de uma missão de treinamento com uma ala aérea do porta-aviões USS Abraham Lincoln, junto ao Carrier Strike Group 9, em águas internacionais no Mar da Arábia, próximo ao Afeganistão, durante a operação militar conjunta Agapanthe 2010.

Um caça F/A-18 Hornet faz um toque no convés de voo do porta-aviões francês Charles de Gaulle. (Foto: Ministério de Defesa da França)
Arremetida de um caça Hornet no porta-aviões francês Charles de Gaulle. (Foto: Ministério de Defesa da França)

O programa de cooperação bilateral tem realizado diversos tipos de missões, incluindo reabastecimento aéreo de caças Rafale a partir de caças F/A-18 Hornet da U.S. Navy. Além disso, aeronaves Hornet da U.S. Navy tem participado de pousos e decolagens no porta-aviões francês Charles de Gaulle.

Um caça Hornet da U.S. Navy parte do Charles de Gaulle durante a operação Agapanthe 2010. (Foto: Ministério de Defesa da França)

Tais procedimentos entre as duas forças tem a finalidade de aprimorar a interoperabilidade dos esquadrões, e devem continuar até o final do ano.

Parte da Força Tarefa 473 da Marinha da França, capitaneada pelo porta-aviões Charles de Gaulle. (Foto: Ministério de Defesa da França)

A fragata francesa Forbin está também operando com a Marinha dos EUA na missão de controle do espaço aéreo, alternando a função com a fragata norte americana USS Halsey.

Fonte: EMA / Ministério da Defesa da França – Tradução e Adaptação do Texto: Cavok

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29 COMENTÁRIOS

  1. Super Hornet só é bom pra carregar armamentos em missões
    terrestres. Pra combate aéreo aproximado, perde feio pois é uma
    verdadeira jamanta aérea!!! Seus sistemas tem fama de apresentar
    alguns bugs em vôo. Aerodinâmica muito irregular que o prejudica em
    manobras bruscas. Não é a toa que o chamam de Super Bug.

  2. Valeu Bommer!

    Está tão bem feito que eu achei que a FAB e a EMBRAER teriam testado os tanques conformais no F-5M.

    Um abraço.

  3. Ainda bem que a USA Navy estava lá, caso não, outro Rafale iria cair sem combustível.

    O tijolão pode ser feio mas o medidor de combustível funciona. K, k,k, k, k, k, k.

  4. Vários Tijolões já cairam tbm, vai ver não se sustentam muito tempo no ar….hahahahaaaaaa….

  5. o caça francês pesa 9 toneladas enquanto o americano 13
    toneladas…ambos atingem 2000 km/h….raio/alcance do francês é
    1850/3335 km e do outro 1400/1800 km…… razão subida do francês
    18000 m/min e do outro 13680 m/min…..taxa giro e rolamento
    francês 30 e 270 graus/seg e do outro 22 e 240 graus/seg… Rafale
    com canards é bem mais ágil !!!

  6. Os dois caças são muito diferentes. O F-18 Super Hornet é decorrente de um projeto de sucesso (Hornet), que foi exportado para vários países. O SH já foi exportado para a Austrália. Japão, Canadá, Inglaterra e outros países estudam comprar o SH como um substituto de médio prazo para o F-35. O Rafale é um caça novo, em muitos aspectos baseado no novo padrão de caças de 4.5 geração que foi iniciado com o Gripen em 1980. Nunca foi exportado e parece ser o último avião puramente francês (se não entrarmos na discussão sobre o que é francês ou não no caça). O Rafale é um caça de desenho aerodinâmico avançado e bastante agil no combate aproximado, mas sua aviônica, de acordo inclusive com militares franceses, está bem abaixo em desempenho da norte americana, especialmente a de radar, jamming e data link. O SH perde em desempenho de dogfight, mas ganha de longe em BVR (seus radares, aviônica e mecânica são superiores a do Rafale) e robustez (precisa ir a revisão muito menos vezes que o Rafale a cada 1.000 horas de voo).

  7. Na vera, o Rafale não aguenta 60 segundos com o F-18. O Rafale não faz nem manobra cobra, o que ele faz bem é tirar fotos.

  8. O SH é a melhor máquina do FX-2. Poderoso, rápido, eficiente. Maravilha!!!

    A taxa de atrito do SH é de 1/70. A taxa de atrito do Rafale é 1/20. Caem quatro vezes mais Rafales do que S.H.

    Se a FAB não quiser ver sua força caindo de maduro vai dar SH.

    O Gripen não é ruim, mas o SH é melhor.

  9. Rafale já massacrou vários caças, F18SH já virou alvo dele
    várias vezes. A melhor máquina do fx é o caça francês. F18 é
    pesado, obeso, desempenho horrível em manobras, e conhecido como
    Super Lento… somente a Austrália o comprou pra servir de tampão
    até o F35 estiver pronto.

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