Aeronave A-29 sobrevoando Natal. Foto meramente ilustrativa. (Foto: Sgt. Paulo / Agência Força Aérea)

Na tarde desta terça-feira (03/03), um tripulante a bordo de uma aeronave A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) ejetou-se na costa do Rio Grande do Norte. Fotos e vídeos foram divulgados nas redes sociais.

De acordo com as primeiras informações que conseguimos levantar, dois tripulantes estavam na aeronave durante um voo de treinamento, mas apenas um ejetou. O segundo militar a bordo conseguiu pousar o A-29 com segurança na Ala 10 em Natal.

Vários vídeos e imagens surgiram nas redes sociais, mostrando o momento que o paraquedas descia com o militar que caiu no mar e foi resgatado por um equipe de guarda-vidas que estava na Redinha, zona Norte de Natal.

O Serviço de Busca e Salvamento (SAR) da FAB foi acionado e chegaram no local, na região da Praia de Santa Rita, município de Extremoz, na Grande Natal, com um helicóptero H-36 Caracal.

Em nota, o Comando da Aeronáutica informou que a ejeção do assento traseiro da aeronave A-29 aconteceu durante uma missão de treinamento. “O militar envolvido na ejeção foi resgatado, passa bem e está sendo submetido à avaliação médica”, informou em nota.

Segundo a Aeronáutica, o procedimento aconteceu nos padrões de segurança e “o piloto da aeronave, que ocupava o assento dianteiro, retornou à Ala 10 – Base Aérea de Natal, realizando o pouso normalmente”.

Assento de ejeção do A-29.

A FAB informou também que iniciou as investigações para apurar o que levou o piloto a ejetar.

Anúncios

6 COMENTÁRIOS