O Phenom 100EV (U-100) no padrão de cor cinza da FAB.

Surgiram nas redes sociais a primeiras imagens do jato executivo Phenom 100EV no padrão de cor cinza da Força Aérea Brasileira (FAB).

As imagens são na linha de montagem da Embraer Executive Jets em Melbourne, Flórida, onde atualmente os jatos da linha Phenom 100 e Phenom 300 são montados.

O jato da fotos é o Phenom 100EV que tem matrícula FAB-3701 e receberá a designação U-100. A aeronave será incorporada no 6º ETA “Esquadrão Guará”, unidade com sede na ALA 1 em Brasília (DF).

A FAB teria encomendado quatro jatos U-100, com duas aeronaves opcionais adicionais.

O Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA) é responsável por realizar missões na região centro-oeste no transporte de cargas, autoridades, militares, apoio logístico, lançamento de paraquedistas, transporte de órgãos vivos, entre outras missões. 

A frota atual do Esquadrão Guará está composta por aeronaves C-95 Bandeirante, C-97 Brasília, C-98A Grand Caravan e U-35 e U-55 Learjet. 

Anúncios

5 COMENTÁRIOS

  1. Legal, bem que podia ir tudo pra lá, vai que ela pede "concordata" e deixa de pagar os Bi que deve de empréstimo público como está fazendo a Odebrecht.

  2. Na verdade apesar da utilização bonita anunciada pelo 6 ETA, ester U-100 substituirão os VU-35 Lear Jet com mais de 30 anos que fazem o serviço de GTE interno da FAB.
    Sua sigla deveria ser VU-100, mas preferiram tirar o "V" de Vip para não chamar a atenção. O LearJet 35 eta VU-35A no GTE e quando passaram ao 6 ETA mudaram para U-35.
    .
    VU-35A GTE: http://1.bp.blogspot.com/-9zLZzriw1Oc/TYpx4961RJI
    .
    U-35A 6 ETA: https://4.bp.blogspot.com/-HU1MYgY_8fE/WnYSNvOlO_

  3. Uma pena saber que grande parte das missões dessa aeronave será transportar corruptos engravatados que vivem uma vida de marajá as custas do dinheiro público. Isso é uma vergonha.

  4. Na lógica estatal se justifica transporte Vip nos novos P-100 por serem mais econômicos que os LJ-35 e EMB-145 Vips… segue o baile! No GTE contingenciamento só quando o país quebrar de vez…enquanto rodar no cheque especial de 250bi as otoridades continuarão a voar nas asas da FAB!

  5. Sabemos a que fim se destina, levar 'buona gente' para cima e para baixo. Só não pode levar pó.

Comments are closed.