Um piloto da Força Aérea Polonesa, a bordo do jato de treinamento M-346 Master. (Foto: Micha? Wajnchold / Filip Modrzejewski)

Os pilotos da Força Aérea Polonesa iniciaram os treinamentos nos novos jatos M-346 “Bielik”. Os primeiros voos estão sendo realizados com a companhia de pilotos italianos na cabine.

O primeiro voo foi realizado na 4ª Ala da 41ª Escola de Aviação, junto a Base Aérea de Deblin, com o Capitão Miroslaw Kope?, da Força Aérea Polonesa acompanhado por um piloto italiano. Durante o voo, procedimentos de emergência foram praticados, entre outros aproximações para pouso com apenas um motor ligado, com flaps acionados ou não.

Os primeiros voos dos M-346 pilotos poloneses serão feitos por instrutores; eles incluirão habilidades novas que os pilotos adquiriram durante o treinamento na Itália, além de treinamento adicional para melhorar e implementar soluções de treinamento aos novos pilotos.A Polônia assim inicia uma nova etapa no treinamento de aviação de acordo com um moderno sistema de treinamento baseado no jato M-346 Master desenvolvido pela Leonardo. A Polônia – no total – encomendou 8 exemplares do avançado jato de treinamento M-346A.

A implementação do sistema de treinamento avançado permitirá reduzir o número de voos em aeronaves F-16, o que, por sua vez, encurtará o tempo de preparação dos pilotos.

O contrato, que também inclui o pacote de logística, peças sobressalentes e suporte técnico e consumíveis, juntamente com uma suíte de suporte de TI e documentação técnica completa, foi assinado em fevereiro de 2014. A Polônia está negociando um lote adicional de 8 aeronaves M-346.

Anúncios

1 COMENTÁRIO

  1. A grande vantagem destes aviões LIFT está expressa no penúltimo paragrafo, diminuir o uso dos caças biplaces.
    O Brasil no futuro com a passagem direta dos A-29 para os Gripen vai gastar mais horas dos Gripen Biplace, mas isso ja está definido.

Comments are closed.