O primeiro PC-24 de série, já com as asas integradas a fuselagem e repousado no próprio trem de pouso. (Foto: Pilatus)

O trabalho de montagem final da primeira aeronave executiva PC-24 de série (sn 101) está em um ritmo rápido: a fuselagem e as asas foram unidas na unidade da sede da Pilatus no dia 12 de julho de 2017. A produção em série está sendo acelerada continuamente para assegurar que as entregas rápidas das primeiras aeronaves aos clientes possam prosseguir imediatamente após a certificação.

Esta operação, denominada “casamento”, requer o maior grau de concentração das equipes de montagem da Pilatus. O processo de fixação das asas à fuselagem exige precisão para baixo de um centésimo de milímetro. Sem mencionar que a conexão deve ser sólida o suficiente para durar uma “vida útil do jato executivo”.

Esta etapa extremamente importante permite que os técnicos se juntem à fuselagem de 16,8 metros para as asas, que se estende por 17 metros. O “casamento” é seguido pela instalação da cabine e comissionamento e teste dos sistemas da aeronave.

George Antoniadis, presidente e CEO da PlaneSense, viajou dos EUA especialmente para o “casamento”. Ele expressou seu prazer nesta ocasião, comentando da seguinte maneira: “Estamos entusiasmados por testemunhar o acoplamento da fuselagem do primeiro PC-24 de produção. Estamos orgulhosos de ver o PC-24 com as cores da PlaneSense®, sendo o culminar de anos de preparação. Sua grande cabine e seu desempenho excepcionalmente versátil são características muito antecipadas pelos nossos proprietários fracionários. Além disso, o seu projeto revolucionário de design e fabricação irá diferenciar as operações do dia a dia, permitindo que a PlaneSense® continue além do nosso compromisso com excelência operacional e serviço superior”.

André Zimmermann, vice-presidente do programa PC-24 da Pilatus, acrescentou: “Estou extremamente satisfeito pelo fato de que, hoje, concluímos com sucesso a união da fuselagem para o primeiro PC-24 que será entregue ao cliente. Este é outro marco muito importante e significativo no Programa de Desenvolvimento do PC-24. Estamos ansiosos com a grande antecipação e enorme orgulho para a primeira entrega ao cliente no final deste ano, quando a PlaneSense® receberá o PC-24 e testemunharemos a entrada em serviço do nosso Super Versátil Jato”.

O primeiro PC-24 irá para a empresa de propriedade fracionada de aeronaves executiva imediatamente após a certificação, agendada durante o 4º trimestre de 2017.

A PlaneSense® atualmente opera 34 aviões turboélices PC-12s nos EUA. Ela implementará seis PC-24 no futuro, usando o jato executivo da Pilatus para expandir a oferta e fortalecer ainda mais a presença da fabricante no mercado.

1 COMENTÁRIO

  1. Parece uma copia do Phenom 300. Nenhum demerito, uma vez que o P300 eh o jato executivo mais produzido e entregue nos ultimos anos. Como disse o presidente da Ford, na epoca do lancamento do1o Ecosport e seu sucesso, os concorrentes demoram pouco para aparecer.