O segundo caça stealth chinês J-20 decolou pela primeira vez no dia 16 de maio. (Foto: fyjs.cn)

O segundo protótipo do caça chinês de quinta geração, o J-20 Mighty Dragon, com o número 2002 pintado na fuselagem, realizou seu primeiro voo no dia 16 de maio, a partir da unidade da fabricante Chengdu na China. A aeronave permaneceu em voo por 20 minutos, tendo decolado às 14:48 hora local e pousado às 15:08. hora local.

A segunda aeronave de testes J-20 tem pequenas modificações em relação ao primeiro protótipo.

Na semana psssada, divulgamos uma foto do que seria os primeiros testes de táxi e um vídeo dos testes de motores do caça, indicando que o primeiro voo não estava longe de ocorrer. O voo inaugural do primeiro protótipo, número 2001, ocorreu em dezembro de 2010, e agora 16 meses depois a China coloca duas aeronaves J-20 em voo.Segundo informações, o caça passou cerca de um mês realizando testes no solo antes desse voo.

O segundo caça chinês J-20 libera seu paraquedas após o pouso.

A China pretende colocar o caça J-20 em serviço entre os anos de 2017 e 2019. Essa semana um relatório comentou sobre a real capacidade do J-20 sobre os caças stealth dos EUA.

Anúncios

48 COMENTÁRIOS

  1. Amigos,

    Acredito que deva ser anunciado o vencedor do programa FX-2, após o mês de maio. É provável que seja em junho, mais tardar, em julho.

    Aposto as minhas fichas no Rafale.

    Minha aposta se dá devido ao programa de transferência de tecnologia, aliado à compra de 10 aeronaves KC-390 para a AdlA, como Offset.

    É isso.

    Lembro que não sou “fontado” nem nada, apenas um ser humano normal.

    Anotem: Rafale.

    • Também sou apenas um ser humano normal.

      Anotem: Super Hornet

      Obs: Aposto uma caixa de cerveja.

    • Como press release pró- Dassault está ótimo meu caro! Ademais não creio que a ToT sobreviva aos arroubos socialistas de François Hollande e a compra de 10 unidades do "Chair de main" pelo Adlair não quer dizer muita coisa.

    • Você sabe mais do que todos que o Rafale perdeu a 3 meses atrás. Não sei porque insiste nisso.
      Tá certo que a esperança é a última que morre… kkk

    • "Acredito que deva ser anunciado o vencedor do programa FX-2, após o mês de maio. É provável que seja em junho, mais tardar, em julho."

      De que ano?? ouço isso a quase uma década ahahahah

    • Também acho que vai dar Rafale.

      Felizmente o tijolinho não tem a menor chance, ainda mais com a esquerda no poder da democrática e educada França.

      • Democrática e educada? Democrática tudo bem, mas o educada passa longe. O melhor adjetivo seria arrogante e pretensiosa, caracteristica essa que tende a se acentuar com o socialista fanfarrão Hollande a reforçar aquele sentimento segundo o qual o mundo inteiro está errado e apenas os franceses estão certos.

  2. Até que de perfil ele é um belo avião, mas não me parece um avião muito estável e manobrável.

      • Meu caro Márcio:

        O Xing Ling ainda tem muito o que provar. E não se esqueça que os chineses ainda não conseguiram produzir um turbofan comparável ao ALF-41 e aos F-119/F-135

        • Olá HMS TIRELESS nessa parte vc tem razão de que o J-20 tem muito o que provar ainda pela frente mais o vídeo que postei foi só pra tirar a dúvida do caro Vinicius sobre se o J-20 e ou não manobrável e sei que vão demorar um pouco pra desenvolverem um turbofan equivalente ao ALF-41 e aos F-119/135 abraço.

          • Outra coisa Márcio: Compare o desenho do F-22, do PAK FA e do J-20. O Raptor e o Sukhoi compartilham soluções semelhantes ao passo que o xing-ling se diferencia dos dois. Sinceramente, não creio que americanos e russos estejam errados e o chinas certos.
            Abraços!

            • Bem lembrado, por isso aposto que esse brinquedo é um caça bombardeiro.

      • Eu agora até achei o J-20 manobrável, mas não tanto como o PAK-FA e o F-35 que são muito mais manobráveis…

        • F35 manobrável? acho que estás falando do F22 e não do F35, que como muitos blog já publicaram não é nem de perto tão manobrável quanto os "pesados" F22 e PAK-FA.

          • Fábio:

            O Piloto-Chefe de testes da LM fez o seguintes comentários acerca do desempenho do F-35:

            “A aceleração subsônica é quase tão boa quanto a de um F-16 Block 50 limpo”

            ” O F-35 pode fazer as mesmas manobras em altos ângulos de ataque que o F-22, ainda que não tão rápido como este último em alguns casos tendo em vista ser o Raptor mais potente”

            “Em manobras de alto G e no envelope de alta velocidade o F-35 manobra tão bem quanto um F-16C Block 50 e se aproxima do Raptor.”
            http://www.livescience.com/3032-fighter-jet-contr

            • tudo bem não falei que ele não manobrava, só levantei a questão, pois a maioria dos blog que tratm do assunto já publicaram artigos que tratava da "pouca" manobrabilidde do caça. Mas ai como tu escreve ele esta limitado a certos angulos e potencia do motor, logo não é tão manobrável 🙂

  3. Minha visão física desta aeronave é a seguinte:

    – Proa do Raptor.
    – Meia Nau do Rafale.
    – Popa do Super Hornet.

    Quem discordar que argumente.

    • Caro Adriano,

      Concordo que o F-22 foi fonte de inspiração para a parte frontal(O cockpit é idêntico).

      Mas no restante podemos ver que ele se baseia no MIG 1.44 Flatpack, com as devidas atualizações(Entradas de ar laterais com DSI; derivas verticais inclinadas).

      Mas apesar de se basear nesses projetos, o resultado disso é sim um caça genuíno Chinês 🙂

      []'s

      • Não deixa de ser um MIG 1.44 com medidas furtivas, assim como fizeram com o F-15 Silente Eagle.

        Não digo que é uma cópia, mas pode o MIG ser a impiração.

        Quanto ao desenho, parabens para a China, por inovar, os EUA e a Russia buscaram soluções mais convencionais em seus vetores 5G. Só o tempo vai dizer quem acertou…

  4. Os paquistaneses não foram sequer convidados para comer uns salgadinhos frios na festa do J-20… Falando em clima de mormaço, ainda acho que o excelente F/A-18E/F não vinga aqui no F-Xinfrim2, infelizmente. Está entre o croissant voador e o ultraleve de fiordes, que são boas aeronaves, mas de categorias diferentes (o vento gaulês em vantagem técnica). Era para a FAB ter o (hoje) Su-35S — se a decisão de 2002 não tivesse sido sabotada, o que voltou a ocorrer anos depois, no governo seguinte… Mas a miséria dos russos começou pelas relações públicas, em 1997, quando não deixaram um coronel muito conhecido da FAB, "avaliador oficial" daquele F-X, sentar no assento do Su-30 em Anápolis. Uma vergonha. Quando a ordem chegou, já era…

    • Pra isso os Paquistaneses tem que resolver de que lado ficam, se é do lado do império que cospe na soberania dos "pakis" ou da prosperidade chinesa que daqui a menos de 2 décadas será hegemonica no mundo.

      • Pode substituir a expressão "prosperidade chinesa" por "capitalismo chinês".

        Assim fica mais correto, pq se depender da vontade deles a gente vai extrair ferro e plantar soja para sempre.

        • No conceito do ParTido, prosperidade e espetáculo de crescimento é vender apenas soja e minério de ferro para a China, de quebra enchendo o cofre do Eike Batista para ele comprar Mercedinha para o Thor.

          • Cite um partido que governou o Brasil que tentou mudar nosso status de país de commodities…
            Vocês criticam o PT, mas alguém por favor me mostre qual a diferença, neste aspecto, do governo FHC por exemplo.
            Privatizações não vale hehehehe
            Brincadeiras a parte nenhum governo democrático no Brasil tentou mudar nosso status, a pouca industrialização que obtivemos durante a ditadura, gradativamente está desaparecendo.
            OBS.: Não apoio a ditadura, muito pelo contrário, mas isto é apenas um fato.

            • Fabio:
              Mas para um partido que anunciou que era iniciada a "era da mudança" você há de convir que o atual ciclo governista está faltando com as próprias promessas

              • Todos falaram em mudança, de Sarney a Dilma. TODOS!
                Nosso país é um contradição ambulante, se chama de potencia e NUNCA investiu em educação (potencia sem cérebro, deveria se chamar Hulk).
                Se diz potencia e não investe em industrialização e nem mesmo em facilitadores de industrialização, como por exemplo a cabotagem e as famosas ferrovias… Nenhum governo investiu decentemente no que hoje é a base de qualquer potencia, a educação que traz o desenvolvimento de novas tecnologias e a industrias que as fabricam.
                O governo do PSDB por exemplo foi o que mais destruiu a indústria nacional quando fez a coação do dollar passar a 1a1 com o real, ou seja, acabou com as importações. Balança comercial Brasileira no periodo FHC era deficitária e muito.
                Esquerda ou Direita, vocês ainda conseguem notar diferença? infelizmente eu não possuo mais essa virtude, a única coisa que enxergo são governos (PT ou PSDB) que usaram o País para enriquecimento ilícito e favores pessoais.
                vivemos no país que mais gasta com políticos no mundo (10 milhões por senador/dep federal em média) e isso é uma vergonha!

                • onde eu falei em importação quis dizer exportação, na verdade a cotação 1 por 1 fez a balança comercial extremamente deficitária, pois era muito mais barato comprar de fora que produzir aqui.

  5. O J-20 mesmo não parecendo até que manobra bem em baixas velocidades. 🙂

    De qualquer forma suas linhas lembram mesmo um caça-bombardeiro. Apesar que com misseis WVR de 5ªgeração e BVRs com AESA, manobrabilidade passou a ser overrated 🙂

    De fato parece que existe um zumzumzum de que o FX-2 JÀ FOI ESCOLHIDO PELA PRESIDENTE. Ou SEJA, o MARTELO JÁ FOI BATIDO.

    Como não sou insider ou fontado, apenos torço para que essa novela termine até 30 de Junho de 2012. Caso contrário, voltaremos a falar disso somente em 2013.

    A maioria sabe que minha preferência é pelo Caça de Papel, Panela Voadora, Photoshop, Caça Lift, etc, mas tecnicamente denominado GRIPEN E/F(NG)C1. Mas se vier o SuperBug, ou a Jaca francesa, que venham. 🙂

    []'s

    • Gripen NG para um país do nosso tamanho é um tanto foram do bom senso. Respeito sua opinião, mas acho que a escolha foi certa. Acima de tudo, estamos livres do Rafale, que é isso que importa para a FAB.

      • Saci

        Então porque a fab usa Forevis-5??

        Tipo não tem burro na fab, eles sabem o alcance do NG que diga-se de passagem é bom, e no entanto eles o classificaram…

  6. E como estão andando rápido com o desenvolvimento desse caça, já devem estar montando o terceiro protótipo, existe na net também a imagem de uma maquete de um outro possível 5G Chines com linhas muito próximas a do F-22 e T-50, será que 2 tipo de 5G realmente existe?
    http://wuxinghongqi.blogspot.com.br/2012/01/sheny

    Os chineses não estão para brincadeira, enquanto isso no Brasil…

  7. Seria o J20 um caça bombardeiro? se tiver o alcance a lá Su34 e bons presentinhos dentro da baia irá dar trabalho pra frota americana no mar da china.

    • Igual a tampa do porta mala do J3 da Jac Motors, depois que abriu só fecha na concessionária… Como não dava pra comprar um Cruze comprei um J3 ao invés do Corsa, vale o mesmo pro avião: Como não dá pra comprar o F22, compra um J20 ao invés do F18…

  8. A verdade é que os americanofilos fanáticos não esperava uma rapidez de desenvolvimento tão grande por parte dos chineses.

    Crentes que são cidadaos norte-americanos, esquecendo-se de que tudo o que tem são F5EM, ficam criticano os chineses, que tem o merito de ser a terceira nação do mundo a desenvolver um stealth.

    Poxa, os caras estão de parabéns, estão se esforçando, e nããão, o americanofilo aparece aqui no blog e fica xingando. Como se trabalhasse na Casa Branca…

    Quem critica o J 20 sem conhece-lo que o compare com F5EM, e não com F22.

    F22 é lááá dos USA , e não dos latinos.

    Mesmno que o J 20 seja inferior ao T 50 e ao Yf22, ainda assim os chineses estão de parabéns.

  9. Caro Relojoeiro: Acalme-se… O J-20 é uma realidade. Quem não aceita está liberado para comprar uma corda de nylon… Mas a "prosperidade" chinesa é — e continuará sendo, por bastante tempo –, interna e localizada. E para poucos… As áreas rurais, bem próximas da incrivelmente moderna e gigantesca Shangai, por exemplo, são miseráveis, imundas e esquecidas. Se estivéssemos lá, nem em blogs poderíamos especular se a tinta do J-20 é mais clara ou escura do que a do F-22: estaríamos constantemente sendo observados por um bedel — isso se um análogo do Cavok Brasil tivesse as 258 licenças políticas para funcionar. Hegemonia política e até comportamental, como querem até os islâmicos fanáticos, serão combatidas pelo resto do mundo (dito) livre. E derrotadas.

  10. BLACK WINDOW

    ONDE VC ESTÁ ?

    TROUXE UM PRESENTE PARA VC :

    A USAF não vai querer comprar o F-35B: http://www.cavok.com.br/blog/?p=50413

    QUANTAS VEZES eu nao disse que o confiavel A 10 jamais deveria ser substituido pelo F35 ??

    viu viu viu ? eu disse, eu disse… agora A PROPRIA USAF CONCORDA COMIGO.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKK !!!!!!!

    • leia meu comentario respondendo ao seu nessa noticia, desde de que eu comecei a me interessar por aviaçao e comecei a pesquisar sobre o F35 achei que nao seria uma boa ideia substituir ele por uma aeronave de ataque aproximado dedicada, feita para voar baixo e com blindagem extremamente resistente carregando um monte de mavericks nas asas para detonar as velharias blindadas russas, eu já sabia que nao tem como substituir o F35 pelo A10, só em algumas raras situações, quando ma area estiver cheia se SAMs por exemplo, passe bem

      KKKKKKKKKKKKKKKKKK !!!!!!!

  11. Bom camaradas…

    Voou o segundo protótipo… Ou seja, ao que tudo indica, não é conversa fiada e a coisa está longe de ser somente um demonstrador de conceitos… Estão mesmo fazendo um caça de quinta geração e cujo desenho nada parece dever aos equivalentes russo e ocidentais…

    Pelas imagens disponíveis, percebe-se que poderá ser uma aeronave de grande alcance e capaz de levar cargas relativamente pesadas.

    É claro que um desenho "quadrado" não quer dizer muita coisa em si. O que conta é o que está "por baixo da pele". Mas convenhamos que os chineses tem sim a capacidade eletrônica para desenvolver componentes eletrônicos embarcados de ponta, mesmo que não tenham em primeira instância um desempenho similar aos ocidentais. E quanto ao material absorvente de ondas de radar, não é dificil crer que estão muito próximos de um resultado satisfatório…

    E quanto ao FX2… Se eu fosse apostar, apostaria nos "Desert Falcons"…

    • RR,

      Quanto ao FX2 ad eternum, apostaria no gripen e não é NG.

      Mas confesso que sempre perco apostas ahahahah

      • Talvez, meu caro Galileu… Nada impede que alguns Gripens venham substituir os M2000. Mas há outras opções, tais como F-16MLU…

Comments are closed.