O segundo e terceiro protótipo do Gripen E durante um voo em formação. (Foto: Saab)

A Saab avança com os testes do Gripen E, e divulgou hoje as imagens de um voo de teste com as duas mais recentes aeronaves Gripen E, designadas 39-9 e -10 voando em formação.

O voo realizado recentemente serviu para testes de sensores e sistemas táticos. O terceiro protótipo realizou seu primeiro voo em junho deste ano. O primeiro voou em junho de 2017 e o segundo em novembro do mesmo ano.

A Saab produziu até agora três aeronaves de teste do Gripen E, usadas para testar toda capacidade do caça antes da entrega dos modelos finais de produção.

O protótipo 39-10 é o primeiro com a estrutura-padrão de produção em série. O protótipo 39-9 está sendo usado para testes de sistemas táticos. O primeiro protótipo (39-8) está sendo usado principalmente para testes de fuselagem e controle geral de voo.

Após os testes concluídos, a Saab vai começar a entrega para os clientes: as forças aérea da Suécia e do Brasil. A produção em série já começou em fevereiro deste ano.

A Suécia deve receber o primeiro de 60 Gripen Es em 2019, com entregas até 2026. O único cliente internacional até o momento, o Brasil, encomendou um lote inicial de 28 Gripen Es e oito Gripen Fs de dois lugares a serem entregues entre 2019 e 2024.

Anúncios