As quatro primeiras aeronaves A-29 Super Tucanos da TNI-AU, a Força Aérea da Indonésia, chegaram no dia 1° de setembro em Jacarta, na Indonésia. (Foto: VIVAnews / Muhamad Solihin)

Os quatro primeiros aviões de ataque A-29 Super Tucano da Indonésia chegaram no sábado na Base Aérea de Halim Perdanakusuma, a leste de Jacarta. Estes fazem parte do primeiro lote de novos aviões turboélices de “contra-insurgência” adquiridos como parte do esforço militar indonésio (TNI) para modernizar sua frota.

As quatro aeronaves chegaram na Indonésia depois de quase 1 mês de viagem. (Foto: VIVAnews / Muhamad Solihin)
Ao chegar na base aérea próximo a Jacarta os aviões foram saudados com jatos de água dos caminhões dos bombeiros.

O Super Tucano, um avião de ataque de confiança conhecido por suas habilidades de contra-insurgência e com baixo preço, vai substituir a frota de antigos aviões OV-10 Broncos da Força Aérea indonésia. O governo da Indonésia comprou dois pacotes de oito aviões cada da fabricante brasileira de aviões Embraer por US$ 143 milhões cada pacote, disse o chefe adjunto de gabinete da Força Aérea, Air Marshall Dede Rusamsi.

Os aviões fazem parte do primeiro lote de oito aviões adquiridos da Embraer. (Foto: VIVAnews / Muhamad Solihin)

A segunda entrega de quatro aviões Super Tucanos são esperados para chegar no próximo ano. Um segundo grupo de oito aviões chegará mais tarde, depois de janeiro de 2013, ele disse.

Os tripulantes e oficias da Força Aérea da Indonésia posam para foto com os novos aviões Super Tucano. (Foto: VIVAnews / Muhamad Solihin)

O avião “anti-guerrilha” Super Tucano pode ser usado para uma ampla gama de missões, incluindo vigilância, combate ar-ar e ações contra-insurgência, disse Dede. A Força Aérea pretende usar os aviões para treinamento de pilotos, acrescentou.

Os quatro aviões Super Tucano fazem parte do processo de substituição dos antigos aviões OV-10 Bronco. (Foto: VIVAnews / Muhamad Solihin)

Os quatro aviões saíram da fábrica da Embraer no Brasil no dia 6 de agosto, e foram co-pilotado por oito pilotos brasileiros. Os pilotos passaram pela Espanha, Marrocos, Itália, Grécia, Egito, Qatar, Omã, Índia e Tailândia, antes de entrarem na Indonésia e pousarem em Medan. A viagem durou 54 horas e 35 minutos, distribuídos por 14 dias, disse Dede.

“Antes de serem levados para a Indonésia, os quatro aviões psssaram por controles de segurança, incluindo liberação de documentos, verificação de componentes do avião e interiores, bem como realização de voos de teste envolvendo pessoal especializado e pilotos de teste da Força Aérea da Indonésia,” disse Dede.

Os próximos Super Tucanos serão entregues em 2013.

Autoridades militares saudaram os aviões numa cerimônia no leste de Jacarta, no sábado. Eles, então, serão levados para Base Aérea de Abdulrachman Saleh, em Malang, onde ficarão baseados.

Cada Super Tucano pesa 5,4 toneladas e pode transportar até 1.550 kg de armamentos.

A Embraer é a terceira maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo, atrás da Boeing e da Airbus. Em 2010, vendeu 101 aviões comerciais e 145 jatos executivos.

Fonte: Jakarta News – Tradução: Cavok

Dica do amigo Diogo Franca. Obrigado 😉

Nota do Editor: O amigo Diogo Franca passou alguns detalhes da viagem. Parece ter alguma informação faltando sobre a rota dos Super Tucanos, Eles foram fotografados em Recife no dia 21 de agosto e na ilha espanhola Gran Canaria no dia 23 de agosto. Como a distância entre os dois aeroportos é de 4.445Km e o alcance da aeronave é de apenas 2.855Km, faz-se necessário uma perna entre os dois aeroportos, o que provavelmente aconteceu em Cabo Verde à 2.800Km de Recife. Outras opções poderiam ser os aeroportos de Fortaleza e Fernando de Noronha. A distancia entre Fortaleza-Cabo Verde é de 2.710Km e de Noronha-Cabo Verde 2.240Km. Vale lembrar que a aeronave não fez o translado com as metralhadoras e munição, o que pode ter aumentando seu alcance máximo, mas de qualquer forma é uma perna muito grande, quase no limite do alcance da aeronave.

Em 24 de Agosto a aeronave esteve em Marrocos, no dia 25 na Itália, no dia 26 na Grécia, no dia 27 no Egito, no dia 28 no Catar, no dia 29 na Omã, no dia 30 na Índia, no dia 31 nas Filipinas chegando a Indonésia no dia 1° de Setembro.

Enhanced by Zemanta
Anúncios

3 COMENTÁRIOS

  1. Uh, agora os bozoplanos de COIN poderão ajudar a varrer mais alguns terroristas da face da terra (mas sem invadir o espaço aéreo de nenhum vizinho)…

  2. As aeronaves estavam com tanques especiais de translado, por isso a grande autonomia.

    Relação dos pilotos brasileiros que levaram os aviões e foto deles:

    Carlos Alberto (líder da equipe) e Almir Suman de Azevedo
    Carlos Moreira e Marco Antonio
    Airon e Eduardo Torres
    William Souza e Carlos Eduardo.
    http://1.bp.blogspot.com/-ZAp6KigDiBA/UEHaxQlgQWI

  3. Foram bem na manha, pra não se cansar. Mais um produto made in Brazil entregue.

Comments are closed.