Primeiro P-8 Poseidon entregue para RAF.

A Real Força Aérea Britânica (RAF – Royal Air Force) recebeu sua primeira aeronave Boeing P-8 MRA Mk.1 Poseidon.

A aeronave “ZP801” foi entregue ao Esquadrão 54 da RAF.

Falando antes do evento, um porta-voz da Royal Air Force disse: “A equipe do Esquadrão 54 recebeu o ZP801, que voará amanhã para a Estação Aérea Naval de Jacksonville para ser formalmente entregue à Força Aérea Real”.

Será então mantido por engenheiros do Esquadrão de Linha Poseidon, permitindo que nossos pilotos e operadores de sistemas de armas no Esquadrão CXX continuem seu treinamento antes da longa viagem pelo Oceano Atlântico ao Reino Unido, marcado para fevereiro!”

O Poseidon é baseado nas aeronaves Boeing 737-800NG, cuja cadeia de suprimentos já é suportada pela indústria do Reino Unido, fornecendo várias centenas de empregos diretos no Reino Unido.

Os fabricantes britânicos também fornecem subsistemas especializados para o P-8A, por exemplo, a Marshalls (tanques de combustível auxiliares), a Martin Baker (assentos da tripulação), a GE (cabides de armas) e a GKN Aerospace (pára-brisas).

O Reino Unido está comprando 9 aeronaves no total, no entanto, as evidências apresentadas ao Comitê de Seleção da Defesa (SDSR) argumentam que sete aeronaves P-8 Poseidon adicionais devem ser adquiridas, elevando a frota total para 16 aeronaves.

A primeira aeronave P-8 MRA Mk.1 da RAF vista junto ao Museum of Flight.

“O SDSR 15 propôs a aquisição de nove P-8 Poseidon MPA. Na época, o P-8 era a única aeronave de patrulha marítima (MPA) no mercado capaz de atender às necessidades do Reino Unido em um prazo razoável. Dada a urgência de preencher essa lacuna reconhecida no Programa de Defesa, o governo foi indubitavelmente justificado em selecionar essa aeronave sem sair para a competição. No entanto, por mais capaz que seja o P-8, o número de aeronaves planejadas é indubitavelmente inadequado para cumprir até as tarefas de maior prioridade que provavelmente serão atribuídas à força em tensão e hostilidades. ”

A Royal Air Force afirma que a aeronave de patrulha marítima P-8A será conhecida como Poseidon MRA Mk.1 em serviço no Reino Unido.

Anúncios