Dassault Rafale do Escadron de chasse 3/30 “Lorraine”, da Força Aérea Francesa, com a pintura batizada “Dark Tiger”, escolhida melhor pintura da edição deste ano.

No final de maio, ocorreu na França o tradicional Tiger Meet da OTAN, onde esquadrões internacionais que possuem o tigre no seu logotipo se reúnem para exercícios aéreos. Estivemos presente no evento e apresentamos uma seleção de imagens com as aeronaves participantes e suas pinturas especiais.

O exercício ocorreu entre os dias 13 e 24 de maio de 2019, na Base Aérea Francesa de Mont-de-Marsan. Mais de 1.500 militares, 60 caças e 13 helicópteros praticaram suas habilidades de voo no Tiger Meet da OTAN 2019.

Cerca de 900 surtidas foram realizadas e discutidas no Tiger Meet da OTAN de 2019 de acordo com um comunicado de imprensa da OTAN.

As unidades internacionais de voo militar com um tigre em seu logotipo se reuniram na base sul de Bordeaux para realizar exercícios aéreos táticos. Em 2019 participaram unidades de combate e helicópteros da Aliança da OTAN da Bélgica, França, Alemanha, Itália, Polônia, Portugal, Espanha, Reino Unido, Áustria e um avião do Componente Aéreo da OTAN, voando em grandes formações de aeronaves mistas também conhecidas como operações aéreas compostas (COMAOs).

Durante dez dias, duas ondas de aeronaves diárias são realizadas. Durante a manhã, ondas de quarenta aviões COMAO decolam para simular manobras aéreas contra outras vinte; isso demorava mais de duas horas de preparações completas e sessões de debriefing para os pilotos e planejadores.

À tarde, a chamada onda de sombra proporcionava oportunidades de treinamento para pilotos iniciantes com cenários limitados e áreas de treinamento menores. Todos os voos foram conduzidos em espaço aéreo separado sobre o oceano, sobre a área de Mont-de-Marsan ou em partes centrais da França.

Os diferentes esquadrões Tiger coordenam e voam juntos para que seja mais fácil cooperar em cenários do mundo real quando e onde for necessário.

Membros da Associação Tiger da OTAN – Participantes dos Voos
Unidade Aeronaves
EC 3/30 (FAF) Rafale C/B (4x)
ECE 1/30 (FAF) Rafale C/B (4x)
ECE 1/30 (FAF) Mirage 2000D (3x)
1 AEW&CS (NATO) E-3A Sentry (1x)
31 smd (BAF) F-16A/B MLU Fighting Falcon (6x)
21° Gruppo (ItAF) HH.212 (2x)
XII Gruppo (ItAF) EF2000 Typhoon (4x)
Ala 15 (SpAF) EF-18+ Hormet (7x)
TaktLwG 51 ‘I’ (GAF) Tornado ECR & IDS (4x)
230 Sqn (RAF) Puma HC.2 (2x)
1 JTS (AAF) Saab 105Öe (3x)
Esq 301 (PoAF) F-16A/B MLU Fighting Falcon (5x)
EHRA 3 (ALAT) SA 342 M Gazelle (3x)
814 NAS (RN) Merlin HM. MK2 (1x)
Membros Observadores
Unidade Aeronaves
192 Filo (TurAF) Apenas observação
393 BS (USAF) Apenas observação
313 sqn (RNlAF) Apenas observação
335 Mira (HAF) Apenas observação
Membros – Visitantes
Unidade Aeronaves
TaktLwG 74 (GAF) EF2000 Typhoon (2x)
313 sqn (RNlAF) F-16A/B MLU Fighting Falcon (2x)
Participantes Externos
Unidade Aeronaves
GFD (CIVIL) Learjet
EE 3/8 (FAF) Alpha Jet E (4x)
EDCA 36 (FAF) E-3F (1x)
5 RHC (ALAT) EC665 Tigre HAP (1x)
Fonte: NATO Tiger Meet

 

O Tiger Meet da OTAN é um evento de voo de nível tático que existe desde 1961.

Para fortalecer ainda mais este espírito corporativo muito forte entre as diferentes unidades “Tiger”, vários prêmios são concedidos a cada ano para os presentes: do “Para melhor Pintura Tigre” para as combinações mais “felinas” em voo, para a mais bela exposição em voo, e o mais cobiçado dos troféus, o “Silver Tiger Trophy”, que premia o grupo de voo que mais se destaca por todas as atividades realizadas durante as duas semanas de treinamento.

  • Troféu Tigre de Prata: Esquadra 301 (Força Aérea Portuguesa com F-16)
  • Melhor Unidade de Voo: Escadron de Chasse 3/30 “Lorraine” (Força Aérea Francesa com Rafale)
  • Melhor Pintura Tigre: Escadron de Chasse 3/30 “Lorraine” (Rafale – Força Aérea Francesa)
  • A melhor pintura em equipe: 1 Esquadrão de Jatos de Treinamento (Saab 105Ö da Força Aérea Austríaca)
  • Vencedores dos Jogos Tigre: Escadron de Chasse et d’Experimentation 01/30 “Côte d’Argent” (vários aviões da Força Aérea Francesa)
  • Melhor paródia: Escadrille d’Hélicopertes de Reconnaissance et d’Attaque n°3 (SA 342M Gazelle ALAT Aviação do exército francês)

 

Anúncios

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.