Eurofighters da RAF interceptaram duas aeronaves de transporte russas próximo da Estônia. (Foto: UK MoD / RAF)

Os jatos britânicos Typhoon, deslocados na Base Aérea de Ämari, na Estônia, foram acionados na segunda-feira (10/06) para interceptar duas aeronaves de transporte russas que estavam voando perto do espaço aéreo da Estônia.

Esta é a sexta surtida dos jatos em Alerta de Reação Rápida (QRA) para interceptações desde que a RAF assumiu a missão da OTAN de Policiamento Aéreo do Báltico da Força Aérea Alemã em 3 de maio de 2019.

O piloto líder do Esquadrão XI (Caça) disse em um comunicado de imprensa: “Nós fomos acionados para interceptar um avião de transporte militar russo Antonov AN-24 ‘Coke’ que estava voando no espaço aéreo internacional perto da Estônia, vindo do sul. Aproximadamente dez minutos depois, fomos re-encarregados de interceptar uma aeronave de transporte adicional Antonov AN-26 ‘Curl’ que seguia o mesmo roteiro que a primeira.

“Ambas as interceptações foram rotineiras e realizadas de maneira segura e profissional”, adicionou o piloto da RAF.

A Real Força Aérea Britânica está implantada na Operação AZOTIZE na Estônia em apoio ao Policiamento Aéreo Báltico.

Aeronave An-26 da Força Aérea da Rússia.

O Ministério da Defesa do Reino Unido disse que opera em apoio à OTAN para tranquilizar os aliados e que esta é mais uma demonstração do compromisso do Reino Unido com a segurança da região.

2 COMENTÁRIOS