O terceiro protótipo do Pilatus PC-24 durante seu primeiro voo no dia 06 de março. (Foto: Pilatus-Aircraft)

O terceiro e último protótipo do PC-24, “P03”, que também representa o padrão das aeronaves de série, decolou do aeródromo de Buochs no dia 6 de março, às 9h45 para completar seu voo inaugural. O versátil jato PC-24 numa atraente cor azul (prefixo HB-VSA) voou sobre a Suíça Central por 2 horas e 5 minutos.

Este voo foi um marco importante no programa de desenvolvimento do Pilatus PC-24. Na sequência dos primeiros voos dos primeiros protótipos PC-24 (P01 em maio de 2015 e P02 em novembro de 2015) este é outro grande sucesso para a Pilatus. O P03 completa a frota de aeronaves de teste do PC-24. Os primeiros dois protótipos voaram um total de 1.350 horas até à data, incluindo numerosos voos de teste significativos. Os voos de certificação serão pilotados com o P03 em conformidade com as aeronaves de produção em série.

A certificação do PC-24 está prevista para o 4º trimestre de 2017. As entregas iniciais dos 84 aviões pré-encomendados irão em frente imediatamente após a obtenção da certificação.

Oscar J. Schwenk, Presidente do Conselho de Administração, comentou o seguinte sobre o andamento do programa PC-24: “Estou muito contente por ter visto o P03 no ar hoje!” O programa de voo de teste do PC-24 continua como planejado e os resultados são muito encorajadores. Os dados que temos até agora indicam que nosso jato executivo suíço excede os números de desempenho publicados. Estou confiante de que a certificação será alcançada no quarto trimestre, e estou naturalmente olhando para a futuro com imensa antecipação para o momento em que os nossos primeiros clientes recebam seus PC-24!”

O P03 será apresentado ao público em geral pela primeira vez na Convenção e Exposição Europeia da Aviação Executiva (EBACE), em Genebra, de 22 a 24 de Maio de 2017.

O terceiro jato PC-24 “P03” ostenta um esquema de pintura azul com pigmentos especiais projetados para produzir um efeito brilhante. Ele será equipado com um interior executivo “Zermatt” após o primeiro voo de hoje.

O PC-24 é o primeiro jato executivo do mundo a ser equipado com uma porta de carga como padrão, e é capaz de decolar e pousar em pistas muito curtas. O jato também possui uma cabine extremamente espaçosa projetada para fácil adaptação às necessidades pessoais. Seis temas de cores elegantes foram criados em parceria com a Designworks, uma empresa do Grupo BMW, e receberam nomes de conhecidos resorts de esqui como “St. Moritz”, “Zermatt” e “Aspen”.

2 COMENTÁRIOS

  1. Vejo no Pilatus um competidor muito forte contra os nossos Embraer.

Comments are closed.