O DART-550 durante seu voo inaugural. (Foto: Diamond Aircraft)

A Diamond Aircraft Industries anunciou que sua nova variante DART-550, da série Diamond Aircraft DART, decolou para seu primeiro voo e completou com sucesso um programa básico de voo incluindo algumas aproximações baixas, verificações de sistema e operação de trem de pouso em diferentes velocidades bem como demonstração de curta decolagem.

O DART-550 é equipado com um motor turbo-hélice GE H75-100 da General Electric, com 550hp e sistema de controle eletrônico de motor e hélice (EEPC), hélice MT de cinco pás, assentos ejetáveis Martin Baker MK16 e sistemas de aviônicos integrados Garmin G3000.

A velocidade máxima esperada é de 247 KTAS com um Peso Máximo de Decolagem de 2.400 kg (5.291 lbs) e um peso vazio (totalmente equipado) de 1.600 kg (3.527 lbs). A resistência máxima na velocidade de voo do DART-550 será de 8 horas, mais reserva no Peso Máximo de Decolagem.

O treinador acrobático estará disponível em diferentes variantes, diferindo nas classificações de potência do motor, configuração do assento e/ou opções de aviônica para as diversas necessidades dos clientes.

Markus Fischer, diretor de vendas da série DART, disse: “Desde o início, a Diamond Aircraft sabia que a série DART seria algo inigualável no mercado e eliminaria os antigos treinadores de geração do mercado por um longo período de tempo. O DART-550 é o próximo grande impulso para ser o único avião de treinamento a oferecer uma gama completa de treinamento básico de voo, alcançando sua capacidade com um simulador totalmente certificado pela EASA. Ter a oportunidade de incluir tecnologia no conceito glass de última geração, assento ejetável da marca número um do mundo, usando o know-how do motor turboélice da General Electric – incorporado em uma estrutura de fibra de carbono completa -que dificultará muito a concorrência quando o desempenho e os argumentos comerciais se tornarem um fator decisivo”.

Cockpit com aviônicos integrados Garmin G3000.

O DART-550 será apresentado no Farnborough Airshow no Reino Unido de 16 de julho a 22 de julho de 2018, na exposição estática.

Anúncios

2 COMENTÁRIOS

  1. A Diamond Aircraft agora é chinesa e bem ao estilo chinês oferece os Dart com recheio ocidental como o 550 e com recheio livre de embargo como o 450.
    Este motor GE é o antigo Walter do Let410 e PZL Orlik que a GE comprou dos tchecos, era conhecido como o P&W PT6 comunista.

  2. Outra cópia da pilatus! Ainda bem que ninguém conseguiu copiar o tucano. Espera há é, a Novaer fez o Bader B-250. Quase uma cópia do tucaninhos porém mais potente e recheado.

Comments are closed.