O S-64 “Annie” durante combate a incêndios no Chile em 2019.

Durante as primeiras horas desta terça-feira, um incêndio criminoso deixou um helicóptero S-64 AirCrane utilizado para combate a incêndios com sérios danos em uma propriedade pertencente à empresa Arauco (Chile).

Conforme relatado pela empresa EcoCopter, que administra o helicóptero arrendado pela Arauco, por volta das 02h05 horas houve um ataque a um helicóptero dedicado exclusivamente ao combate a incêndios florestais  no setor de Santa Juana.

“Um grupo de pessoas desconhecidas entrou na base com armas de fogo e elementos incendiários e danificaram a aeronave. Não houve pessoas feridas”, informou a empresa em comunicado.

O helicóptero afetado é um S-64 AirCrane conhecido com “Annie”, um helicóptero que é altamente eficaz no combate a incêndios florestais, pois transporta grandes volumes de água.

“É considerado um dos mais rápidos e eficazes, carregando 10.000 litros de água em 45 segundos, facilitando assim o trabalho das brigadas de incêndio. Este helicóptero tem o potencial de realizar até 10 incursões por hora, o que significa um aumento nas capacidades de extinção de incêndios ”, acrescentou o comunicado.

Ao mesmo tempo, a Wood Corporation lamentou o ataque, ressaltando também que é uma das aeronaves mais eficientes para combater incêndios que já atuou em eventos críticos no país.

“Esse infeliz ataque, especialmente no momento em que vivemos no país, onde é necessário ter a maior quantidade de recursos para enfrentar emergências, como incêndios que podem colocar em risco vizinhos e cidades. O mega helicóptero da AirCrane é um dos mais eficientes do mundo para combater incêndios e, nos últimos dias, tem sido altamente eficaz no combate a incêndios em Valparaíso e arredores de Constitución ”, informaram…

A perícia está realizando rigorosas avaliações no local. Enquanto isso, o governo condenou o fato e anunciou que entrará com as ações legais correspondentes para encontrar os responsáveis.

O S-64 “Annie” na exposição estática da FIDAE 2018. (Foto: Diego Alves / Cavok Brasil)

“Este é um ato criminoso que ocorreu ontem à noite, e certamente o condenamos. É lamentável, porque é um helicóptero que estava prestando serviços para o combate às florestas, e vamos apresentar todas as ações e reclamações legais para encontrar os responsáveis”, disse o ministro do Interior Gonzalo Blumel.

Air Carne “Annie” durante demonstração na FIDAE 2018.


FONTE: Bio Chile

Anúncios

7 COMENTÁRIOS

    • Não acho que seja a oposição chilena, é mais credível que seja uma reivindicação à terra do povo mapuche. O povo mapuche é o único povo que passou 400 anos em guerra com os espanhóis na Colônia que não pôde ser derrotado por eles.