t-50Caça de quinta geração T-50 pegou fogo ao aterrissar.

O caça de quinta geração T-50 (PAK FA), após a realização de um voo de teste em Moscou, na terça-feira (10), teve um princípio de incêndio em um dos motores durante o pouso.

Sukhoi PAK FA T-50 (incêndio em 10-06-2014) 1

O incidente ocorreu no Instituto de Pesquisa de Voo Gromov, aeroporto de Ramenskoye. De acordo com dados preliminares, houve um pequeno incêndio, porém, ninguém ficou ferido e o fogo logo se extinguiu.

As circunstâncias do incidente estão sendo investigadas.

FONTE: RIA Novosti – Tradução e edição: CAVOK

COLABOROU: LaMarca

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98 COMENTÁRIOS

  1. Será que não houve um novo "compressor stal", como ocorreu em 2011 na MAKS, também com o T-50?
    A diferença é que em 2011 o problema ocorreu momentos antes da decolagem.

    PAK FA T 50 compressor stall on MAKS 2011 http://youtu.be/QMamX3Si6hM http://goo.gl/126DCa

    Ante de começarem a avacalhar dizendo que os motores russos não prestam, sugiro darem uma lida no artigo abaixo:
    Guess what's worse than a flameout on take off? A flameout on catapult launch from an aircraft carrier http://theaviationist.com/2011/08/22/flameout/

    Uma pesquisa através do google sobre o tema 'compressor stall' também ajuda a entender melhor o assunto.

  2. Será que não houve um novo "compressor stal", como ocorreu em 2011 na MAKS, também com o T-50?
    A diferença é que em 2011 o problema ocorreu momentos antes da decolagem.

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  31. Será que não houve um novo "compressor stal", como ocorreu em 2011 na MAKS, também com o T-50?
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  32. Será que não houve um novo "compressor stal", como ocorreu em 2011 na MAKS, também com o T-50?
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    PAK FA T 50 compressor stall on MAKS 2011 http://youtu.be/QMamX3Si6hM http://goo.gl/126DCa

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    Uma pesquisa através do google sobre o tema 'compressor stall' também ajuda a entender melhor o assunto.

  33. Tenho a impressão que essas turbinas improvisadas não estão indo muito bem no T-50 !!!!!

  34. Caro LaMarca

    Stall não é mesma coisa que estol em português?
    Caso seja, será que a tendência de um stall no compressor não seria apagar o motor ao invés de incendia-lo?
    É só uma dúvida…

    Saudações!

  35. Acho que o problema não deve nas turbinas, mas sim no design das entradas de ar.
    só acho, só uma opinião.

  36. Mas pode sim ocorrer um incêndio no casso de um estol de compressor !!!!!!!

    Abraço !

  37. Incidente absolutamente normal paraum aparelho que ainda se encontra em fase de desenvolvimento senhores.

  38. JPC3,

    Pois é, aparentemente existem as duas situações. Da uma olhadinha no google, tem muitos exemplos, inclusive com aeronaves comerciais.

    Abraços!

  39. Esse maçarico será ou não o motor do Su27 "stealth"?
    Calma, to zuando…

    Creio que o PAK, como deveria ser, jamais sairá do papel, e essa coisa aí não passa de um demonstrador que no fim caso for adquirido será em poucas unidades, fruto de política, deixando o Su35 como o "escolhido".
    Dai algum dia, num futuro próximo, parceiros, grana ou a necessidade surgirá e o stealth russo saíra do papel.

  40. Foto da aeronave: https://www.dropbox.com/s/5dzxde2m0u2juue/Sukhoi%

    Relato da Sukhoi: Moscou, 10 de junho. Hoje, no aeroporto do Instituto de Pesquisa de Voo Gromov, em Zhukovsky, perto de Moscou, após a aterrissagem de uma aeronave de teste T-50, foi observada fumaça acima da entrada de ar da parte direita do caça, seguida de um incêndio que foi rapidamente extinto. A aeronave ficou seriamente danificada não será recuperada. Não houve feridos. Uma comissão da Sukhoi vai investigar as causas do acidente. O cronograma do programa de teste T-50 não será afetado. http://www.sukhoi.org/news/company/?id=5449

  41. Foto da aeronave: https://www.dropbox.com/s/5dzxde2m0u2juue/Sukhoi%

    Relato da Sukhoi: Moscou, 10 de junho. Hoje, no aeroporto do Instituto de Pesquisa de Voo Gromov, em Zhukovsky, perto de Moscou, após a aterrissagem de uma aeronave de teste T-50, foi observada fumaça acima da entrada de ar da parte direita do caça, seguida de um incêndio que foi rapidamente extinto. A aeronave ficou seriamente danificada não será recuperada. Não houve feridos. Uma comissão da Sukhoi vai investigar as causas do acidente. O cronograma do programa de teste T-50 não será afetado. http://www.sukhoi.org/news/company/?id=5449

  42. Foto da aeronave: https://www.dropbox.com/s/5dzxde2m0u2juue/Sukhoi%

    Relato da Sukhoi: Moscou, 10 de junho. Hoje, no aeroporto do Instituto de Pesquisa de Voo Gromov, em Zhukovsky, perto de Moscou, após a aterrissagem de uma aeronave de teste T-50, foi observada fumaça acima da entrada de ar da parte direita do caça, seguida de um incêndio que foi rapidamente extinto. A aeronave ficou seriamente danificada não será recuperada. Não houve feridos. Uma comissão da Sukhoi vai investigar as causas do acidente. O cronograma do programa de teste T-50 não será afetado. http://www.sukhoi.org/news/company/?id=5449

  43. Foto da aeronave: https://www.dropbox.com/s/5dzxde2m0u2juue/Sukhoi%

    Relato da Sukhoi: Moscou, 10 de junho. Hoje, no aeroporto do Instituto de Pesquisa de Voo Gromov, em Zhukovsky, perto de Moscou, após a aterrissagem de uma aeronave de teste T-50, foi observada fumaça acima da entrada de ar da parte direita do caça, seguida de um incêndio que foi rapidamente extinto. A aeronave ficou seriamente danificada não será recuperada. Não houve feridos. Uma comissão da Sukhoi vai investigar as causas do acidente. O cronograma do programa de teste T-50 não será afetado. http://www.sukhoi.org/news/company/?id=5449

  44. Foto da aeronave: https://www.dropbox.com/s/5dzxde2m0u2juue/Sukhoi%

    Relato da Sukhoi: Moscou, 10 de junho. Hoje, no aeroporto do Instituto de Pesquisa de Voo Gromov, em Zhukovsky, perto de Moscou, após a aterrissagem de uma aeronave de teste T-50, foi observada fumaça acima da entrada de ar da parte direita do caça, seguida de um incêndio que foi rapidamente extinto. A aeronave ficou seriamente danificada não será recuperada. Não houve feridos. Uma comissão da Sukhoi vai investigar as causas do acidente. O cronograma do programa de teste T-50 não será afetado. http://www.sukhoi.org/news/company/?id=5449

  45. Foto da aeronave: https://www.dropbox.com/s/5dzxde2m0u2juue/Sukhoi%

    Relato da Sukhoi: Moscou, 10 de junho. Hoje, no aeroporto do Instituto de Pesquisa de Voo Gromov, em Zhukovsky, perto de Moscou, após a aterrissagem de uma aeronave de teste T-50, foi observada fumaça acima da entrada de ar da parte direita do caça, seguida de um incêndio que foi rapidamente extinto. A aeronave ficou seriamente danificada não será recuperada. Não houve feridos. Uma comissão da Sukhoi vai investigar as causas do acidente. O cronograma do programa de teste T-50 não será afetado. http://www.sukhoi.org/news/company/?id=5449

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    Relato da Sukhoi: Moscou, 10 de junho. Hoje, no aeroporto do Instituto de Pesquisa de Voo Gromov, em Zhukovsky, perto de Moscou, após a aterrissagem de uma aeronave de teste T-50, foi observada fumaça acima da entrada de ar da parte direita do caça, seguida de um incêndio que foi rapidamente extinto. A aeronave ficou seriamente danificada não será recuperada. Não houve feridos. Uma comissão da Sukhoi vai investigar as causas do acidente. O cronograma do programa de teste T-50 não será afetado. http://www.sukhoi.org/news/company/?id=5449

  62. Foto da aeronave: https://www.dropbox.com/s/5dzxde2m0u2juue/Sukhoi%

    Relato da Sukhoi: Moscou, 10 de junho. Hoje, no aeroporto do Instituto de Pesquisa de Voo Gromov, em Zhukovsky, perto de Moscou, após a aterrissagem de uma aeronave de teste T-50, foi observada fumaça acima da entrada de ar da parte direita do caça, seguida de um incêndio que foi rapidamente extinto. A aeronave ficou seriamente danificada não será recuperada. Não houve feridos. Uma comissão da Sukhoi vai investigar as causas do acidente. O cronograma do programa de teste T-50 não será afetado. http://www.sukhoi.org/news/company/?id=5449

  63. Foto da aeronave: https://www.dropbox.com/s/5dzxde2m0u2juue/Sukhoi%

    Relato da Sukhoi: Moscou, 10 de junho. Hoje, no aeroporto do Instituto de Pesquisa de Voo Gromov, em Zhukovsky, perto de Moscou, após a aterrissagem de uma aeronave de teste T-50, foi observada fumaça acima da entrada de ar da parte direita do caça, seguida de um incêndio que foi rapidamente extinto. A aeronave ficou seriamente danificada não será recuperada. Não houve feridos. Uma comissão da Sukhoi vai investigar as causas do acidente. O cronograma do programa de teste T-50 não será afetado. http://www.sukhoi.org/news/company/?id=5449

  64. Como disse nosso amigo HMS_TIRELESS, normal por estar em fase de desenvolvimento.
    Dinheiro para o projeto dificilmente irá faltar. Seja lá qual for o problema, será resolvido. Com um único projeto furtivo, o rambo russo (Putin) não permitirá atrasos.

  65. Não sei pq o espanto de alguns, em muitos lugares se queima o Lixo.

    O fim desse ai é ser queimado msm, não é o primeiro nem será o último.

    NOTA DO MODERADOR, prezado Symon, evite comentários provocativos que não somem nada ao debate, coloque a sua “criatividade” para ajudar a nós, moderadores e editores, a ter uma tarefa menos massante!

  66. Não sei pq o espanto de alguns, em muitos lugares se queima o Lixo.

    O fim desse ai é ser queimado msm, não é o primeiro nem será o último.

  67. Nem sei porque se permite que XXXXX postem neste blog tão rico…

    Seus aviões também pegam fogo, só que…

    “http://www.newsherald.com/news/government/air-force-electrical-wire-caused-f-22-crash-at-tyndall-1.184812

    COMENTÁRIO EDITADO, por favor, vamos manter a calma e o bom senso.

  68. Pela 1ª foto, se não houvesse legenda, eu imaginaria se tratar de um pouso normal, sem nenhum incidente — de um protótipo equipado com os fumacentos e ultrapassados RD-33, aqueles dos novíssimos MiG-29A, do final dos 1970… 😀

  69. Ué??
    O avião que não dá problema igual ao "Super problemático JSF, lixo do império, que só tem notícias ruins" dando problema????

    Culpa do império por mandar esse revestimento RAM feito de papelão que pega fogo! eaohiaeoiheoa

    ————————–

    Como dizem por ai…. o tempo é o Sr. da verdade. TODOS projetos aeronáuticos dão problemas no começo.

  70. Rafael, relaxa, ele está zuando com vcs! … por mais que ele diga que é "serio"… vai por mim! rsrsrs

  71. No projeto esse avião era o supra-sumo, agora não sei não, se tiver um RCS do F-18 já vai estar no lucro!

  72. Pôxa! Bem que poderiam arrumar esse queimadinho aí pra espetar na entrada da minha cidade!

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