Navy T 6 Texan II - Incidente com T-6 da Marinha dos EUAA tripulação de um T-6 da Marinha dos EUA esqueceu de baixar o trem de pouso durante um treino de toque-e-arremetida no Aeroporto do Condado de Aransas no dia 16 de julho.

Um T-6 Texan II da Marinha dos EUA aterrissou na pista 18 do Aeroporto do Condado de Aransas às 10h55 (horário local) de segunda-feira, 16 de julho. Acontece que a tripulação esqueceu-se de abaixar o trem de pouso da aeronave.

Mike Geer, gerente do aeroporto, que não testemunhou o acidente em primeira mão, disse que o trem de pouso foi recolhido após o primeiro toque e arremetida (touch-and-go – T&G) e tanto o aluno quanto o instrutor não se lembraram de baixá-lo para o T&G seguinte.

Navy T 6 Texan II crash - Incidente com T-6 da Marinha dos EUANormalmente eles deixam o trem de pouso baixado enquanto se aproximam, no entanto, o estudante retraiu o trem após o primeiro T&G nesta ocasião“.

O T-6 Texan II não tem alarme sonoro para indicar a condição do trem de pouso. Os pilotos devem confiar em indicadores visuais.

Navy T 6 Texan II trem de pouso - Incidente com T-6 da Marinha dos EUANo passado a Marinha utilizava um oficial de serviço de pista (Runway Duty Officer – RDO) para verificar visualmente a condição do trem de pouso enquanto os treinadores faziam a aproximação final. No entanto, desde que o T-6 entrou em serviço, o RDO foi eliminado.


FONTE: Rock Port Pilot

Anúncios

3 COMENTÁRIOS

  1. Interessante não ter aviso sonoro, a maioria dos aviões tem, só que em treinamentos militares é desligado, porque dispara toda vez que se reduz a manete sem o trem baixado.
    Um colega nos anos 90 arranhou a fuselagem de um Learjet 35 do 1°/6° GAv pois foi fazer treinamento e desligou o alarme, na volta esqueceu de baixar o trem e sem o aviso sentiu o avião baixar demais perto do chão e deu motor, conseguindo arremeter com poucos danos, no mesmo ano em Recife um AT-26 fez a mesma coisa.

    • discordamos numas coisas ,mas acho que suas contribuições e experiencia enriquecem o forum,esse incidente do learjet,imagina baixar demais e ai 'opa!',é pra suar….

Comments are closed.