Helicóptero Mi-171A2 recebeu melhorias e entre elas um novo motor.

A Direção Geral de Aviação Civil da Índia certificou um novo motor para o helicóptero Mi-171A2 sendo fabricado pela empresa russa UEC-Klimov.

O novo motor turbocompressor VK-2500PS-03 é a modificação mais recente do motor VK-2500 com um desempenho aprimorado. O motor foi certificado com base nos resultados de uma validação bem-sucedida, disse a Rostec em comunicado no final de setembro.

O motor VK-2500PS-03 é declaradamente uma versão civil do sistema de propulsão instalado nos helicópteros de combate Mi-28.

A principal diferença de projeto entre os dois motores é a presença de um sistema de controle digital FADEC no novo. A revisão e o recurso designado desse mecanismo são duas vezes maiores que os de seus antecessores. O VK-2500PS-03 oferece aos helicópteros fundamentalmente novas oportunidades de operação em regiões de alta altitude e áreas com clima quente. Sua instalação em um helicóptero civil Mi-171A2 é considerada uma aplicação básica do motor.

“As soluções de projeto implementadas no motor VK-2500PS-03, o aumento dos modos PD e a implementação de um moderno sistema de controle e monitoramento automático permitem que o motor e o helicóptero não apenas tenham mais vantagens em comparação com a geração anterior de equipamentos, mas também também aumenta significativamente a confiabilidade e a segurança da operação. Planejamos validar o certificado de tipo de motor VK-2500PS-03 na China, Coréia do Sul, Brasil, Colômbia, México, Peru e expandir a rede de centros de serviço”, disse Evgeny Prodanov, diretor do programa VK-2500, TV3-117 e designer-chefe da UEC-Klimov.

Os testes de certificação do motor VK-2500PS-03 na Rússia foram concluídos com sucesso em 2016.

O helicóptero Mi-171A2 foi apresentado na Índia em setembro.

A Rostec apresentou o helicóptero civil Mi-171A2 à Índia no Fórum Econômico do Leste, realizado em setembro, junto com os helicópteros Ka-226T. O Grupo Vectra da Índia fez um pedido para um número não especificado de aeronaves Mi-171A2 no Dubai Airshow 2017. A entrega da aeronave começará no final deste ano e continuará até o início de 2020.

O helicóptero multifunção biturbina Mi-171A2 é o resultado da modernização da série de helicópteros Mi-8/M-17. Existem cerca de 80 modificações no design do Mi-171A2 em comparação com o modelo de linha de base. O helicóptero possui um sistema de controle digital. Devido ao sistema de navegação digital com indicação de dados nos displays, o helicóptero pode ser operado por uma tripulação composta por apenas dois homens.

A introdução de equipamentos para diagnóstico e monitoramento do status de sistemas essenciais como parte da aviônica aérea aumentou a confiabilidade do helicóptero e possibilitou a redução do tempo de manutenção. O Mi-171A2 possui um rotor anti-torque do tipo X e um novo rotor principal com pás totalmente compostas com a configuração aprimorada da estrutura da aeronave.

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