Míssil Astra sendo disparado por um Su-30MKI da Força Aérea Indiana.

A Índia concluiu o desenvolvimento do “Astra”, o primeiro míssil ar-ar (AAM) além do alcance visual (BVR) do país, segundo algumas reportagens da imprensa indiana.

A organização de pesquisa e desenvolvimento de defesa (DRDO) da Índia foi responsável pelo desenvolvimento do míssil. Os testes no solo do Astra começaram em dezembro de 2012 e o míssil foi liberado para testes de voo na plataforma de combate Su-30MKI em abril de 2013. O primeiro míssil Astra foi lançado do Su-30MKI em maio de 2014 e até agora, 27 mísseis foram testados para verificar e validar seu desempenho.

O Astra é projetado para transportar 15 kg na ogiva pré-fragmentada de alta explosão, que é ativada por um Fusível de Proximidade por Rádio. O míssil possui uma boa contramedida eletrônica (ECCM – Electronic Counter-Countermeasure) para permitir a operação irrestrita em um ambiente de contramedidas eletrônicas (ECM).

O Astra Mark 1, que completou com sucesso os testes recentemente, tem um alcance de lançamento máximo de 100 km, uma velocidade de Mach 4,5 e é liberado para lançamento até uma altitude de 20 km (66.000 pés).

Anúncios

1 COMENTÁRIO