Dois jatos de treinamento HJT-16 Kiran, da Força Aérea da Índia.

No que está sendo visto como um esforço para conter a crescente influência da China em Mianmar, a Índia decidiu doar seis treinadores a jato HJT-6 Kiran para Mianmar. As principais fontes do governo confirmam que a decisão já foi tomada.

A Índia e Mianmar têm laços militares próximos e houve ocasiões em que o Exército de Mianmar ajudou a Índia com insurgentes em seu território. De acordo com relatos da mídia, uma equipe da Força Aérea Indiana também ficará estacionada em Mianmar por dois anos para atender os aviões e ajudar os pilotos de Mianmar com treinamento.

Anteriormente, a Índia havia presenteado Mianmar com helicópteros Mi-25 usados ??no Afeganistão.

A Índia, no entanto, considera impossível combater a abordagem de poder brando da China no sudeste da Ásia. Até agora, Pequim forneceu subsídios de desenvolvimento a Naypyidaw para educação, economia, tecnologia e infraestrutura de comunicação.

A China está atualmente em conversações com Mianmar para desenvolver um porto estratégico de águas profundas em Kyaukphyu, no oeste do estado de Rakhine.

O HJT-6 Kiran é um jato de treinamento intermediário desenvolvido pela Hindustan Aeronautics Limited e tem sido usado pela Força Aérea Indiana para treinamento de nível intermediário de pilotos.

Mianmar é uma nação proeminentemente na Lei do Leste do Primeiro-Ministro Narendra Modi, e Nova Délhi está empenhada em acelerar os projetos de infra-estrutura em andamento em Mianmar para impulsionar os laços bilaterais entre os dois países. A Índia também está planejando cooperar em áreas como segurança, economia e cultura.

A Índia já iniciou a construção do projeto rodoviário de 109 km como parte do projeto multimodal Kaladan de US$ 484 milhões e deverá estar operacional até 2019-2020.


Fonte: Times Now News

5 COMENTÁRIOS

  1. Myanmar, a velha Burma, tem tudo para ser o campo de batalha entre Índia e China.

    • Jurava que Índia e China eram aliadas dos Bric's. Que o continente asiático estava todo unido para vencer os yankees.

      Pena os chineses ocuparem uma parte da Índia. Um pequeno detalhe.

      Leste/Sudeste, Sul e OM não possuem qualquer laço. Só nas fantasias.

  2. Doar antes que a manutenção indiana (e outros descuidados) derrubem o que restou…

Comments are closed.