maxresdefault 10 - Índia ordena que a IndiGo substitua todos os motores Pratt & Whitney nos seus aviões Airbus A320neo
Airbus A320neo da IndoGo.

A IndiGo deve substituir todos os motores Pratt & Whitney (P&W) em sua frota de quase 100 aeronaves da família Airbus A320neo por novas unidades de energia da P&W, informou o órgão de vigilância de segurança aérea da Índia, após recentes desligamentos de motores em voo.

Os incidentes causaram “sérias preocupações” e a decisão de pedir a substituição dos motores foi tomada após “considerações ponderadas”, afirmou a Direção Geral de Aviação Civil (DGCA) em comunicado.

“Avaliamos que quatro eventos sucessivos nunca aconteceram antes e, portanto, pedimos uma ação urgente e eficaz. Lamentamos o inconveniente, mas precisamos de medidas desesperadas para colocar as coisas em ordem”, afirmou a DGCA.

“Esta situação não pode continuar indefinidamente”, afirmou, acrescentando que os motores precisariam ser substituídos até 31 de janeiro de 2020.

A IndiGo é a maior cliente da Airbus para aviões A320neo.

Embora os motores Pratt & Whitney da United Technologies sejam eficientes em termos de combustível, houveram problemas desde que entraram em serviço em 2016, forçando a companhia aérea a aterrar seus aviões várias vezes.

Os aterramentos custaram a IndiGo, que no mês passado registrou sua maior perda trimestral de todos os tempos, depois de ser forçada a alugar aeronaves para substituir aviões aterrados por problemas de motores.

A IndiGo disse que atualmente opera uma frota de 98 aviões da família A320neo, dos  quais cerca de 45% de seus motores foram modificados.

28915135713 d94fcebd86 k 700x467 - Índia ordena que a IndiGo substitua todos os motores Pratt & Whitney nos seus aviões Airbus A320neo“Estamos trabalhando com a P&W e a Airbus na mitigação, para que tenhamos motores de reposição modificados suficientes até 31 de janeiro de 2020. Enquanto isso, nosso cronograma permanece intacto”, afirmou em comunicado às bolsas de valores. Na segunda-feira, a DGCA ordenou que a IndiGo e a rival doméstica GoAir modificassem 29 aeronaves Airbus A320neo equipadas com motores Pratt & Whitney dentro de 15 dias para evitar que fossem aterradas.

A DGCA disse que os aviões equipados com os motores da série Pratt & Whitney 1100 com mais de 2.900 horas de duração devem ter pelo menos um motor modificado, impactando 16 dos aviões da IndiGo.

Em seu comunicado divulgado na sexta-feira, a DGCA disse que mais sete aviões da IndiGo apresentaram o mesmo problema, levando o total para 23. Ela pediu à companhia aérea que substituísse pelo menos um motor nesses 23 aviões até 19 de novembro e a IndiGo necessitaria depois substituir os dois motores em toda a frota do A320neo.

O chefe da DGCA, Arun Kumar, que foi recentemente nomeado para o cargo, está tomando as decisões corretas em relação à segurança, disse Kapil Kaul, CEO da consultoria CAPA na Índia.

“Isso dá tempo para que essas trocas de motores sejam concluídas e ainda permaneçam firmes na segurança”, disse Kaul, acrescentando que a Pratt & Whitney precisaria garantir que todos os motores fossem substituídos dentro do prazo.


Fonte: Reuters

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