A Índia transmitiu à Rússia sua relutância em avançar com o desenvolvimento conjunto do caça de quinta geração (Fifth-Generation Fighter Aircraft – FGFA), principalmente devido ao alto custo envolvido no projeto.
No entanto, as negociações entre os dois países sobre o ambicioso projeto ainda não foram oficialmente encerradas, já que a Índia estava pronta para reavaliar o co-desenvolvimento do jato se uma fórmula adequada de compartilhamento de custos entre os dois países for apresentada.
A Índia e a Rússia assinaram um acordo intergovernamental para o megaprojeto em 2007. No entanto, o projeto ficou parado nos últimos 11 anos, pois houve sérias diferenças entre os dois lados quanto a partilha dos custos de desenvolvimento do jato, às tecnologias a serem usadas e ao número de aeronaves a serem produzidas.
Especialistas militares indianos acreditam que que o custo do projeto foi estimado em cerca de US$ 30 bilhões.
“Nossa posição em vários aspectos do projeto, incluindo o componente de custo, foi transmitida para o lado russo e não houve resolução para os problemas ainda“, disse um alto funcionário envolvido nas negociações com a Rússia sobre o projeto.

Em dezembro de 2010, a Índia concordou em pagar US$ 295 milhões para o projeto preliminar do jato de combate. Posteriormente, ambos os lados expressaram a intenção de contribuir com US$ 6 bilhões para o projeto final e a produção da aeronave na primeira fase. No entanto, não houve um acordo final.
“Não fechamos a porta do projeto“, disseram as fontes.
A Índia estava insistindo em direitos iguais sobre a tecnologia a ser usada na aeronave, mas a Rússia não quer compartilhar todas as tecnologias críticas do avião.
Nas negociações para o projeto, a Índia insistiu que deve obter todos os códigos necessários e acesso à tecnologia crítica para que possa atualizar a aeronave conforme suas exigências, disseram as fontes.
Em fevereiro de 2016, ambos os países retomaram as conversações sobre o projeto após a liberação do então ministro da Defesa, Manohar Parrikar.
Fontes disseram que ambos os lados estão tentando resolver os problemas, mas acrescentou que a Índia não está otimista de que o projeto irá adiante devido ao custo envolvido no projeto.

Curiosamente, a estatal Hindustan Aeronautics Ltd está apostando fortemente no projeto. A HAL acredita que o projeto multibilionário proporcionará à Índia uma oportunidade significativa para incentivar seu setor aeroespacial, já que nenhum país jamais ofereceu tais tecnologias essenciais à Índia.
A Força Aérea Indiana (Indian Air Force – IAF) já manifestou seu desinteresse em prosseguir com o projeto em vista do alto custo.
FONTE: Business Standard
É bem possível que os indianos voltem.
Mas, eles são muito chatos e indecisos..
Ninguém compartilha tecnologia. A Saab não compartilha no Gripen e a Dassault não compartilha no Rafale.
É conto da carochinha.
Engraçado que os coleguinhas afirmavam que na fantasia dos BRICs, os russos iam generosamente ceder toda a tecnologia militar deles. Piada.
Linhas com milhares de T-qualquer coisa e Su- sei lá o que prontas para enfrentar os Yankees malvadoes.
Talvez os russos dessem as máquinas e a tecnologia e deixassem o Brasil construir as asas do avião..
Algo como os EUA fizeram com Israel.
Estou pra ver o dia que os russos vão dar algo a alguém. Eles vendem, muito bem pago e, em regra, a vista.
É hábito dos americanos cederem equipamento militar a aliados desde a 1 guerra mundial.
Inclusive os soviéticos receberam vários carregamentos.
Eu achava que o aporte financeiro que a India trazia para o PAK FA era algo considerável… se for mesmo o numerário apresentado pelas reportagens anteriores, não tem motivo algum pros russos compartilharem uma tecnologia tão sensível por um preço tão baixo
não faz sentido!
Se a Russia chegou até aqui, pode continuar sozinha a desenvolver seu caça…. na medida das suas disponibilidades e com calma… pra que pressa? nenhuma super potencia vai guerrear contra si! Então não precisa de alvoroço….
Eles visam o mercado de exportação, nesse caso o timing do produto é tudo.
Querem terminar o caça antes dos chineses.
Negativo, eles não visam exportar os Su57, S500, T14 etc segundo o próprio Putin numa entrevista a algum tempo atrás ,estes equipamentos não seriam exportados a não ser que outro melhor estivesse em desenvolvimento, prova disso são as exportações do S400 , só foram adiante nisso por que os S500 devem entrar em operação nos próximos meses…
Este FGVA pelo que eu tem lido na mídia Russa nos últimos 6 anos , está bem abaixo do Su57 ,seria um clone barato..
Enquanto o flanker estiver vendendo, na hora que parar de vender, passa para o su-57. Se os chineses oferecerem caças 5g para exportação, os russos vão ter que fazer o mesmo.
Tudo o que chefe de estado diz é alegórico, necessita interpretação.
E outra os Chineses já terminaram su caça ,segundo eles ,pois já saiu anúncio deles próprios que o caça estava entrando em operação em sua força aérea…
Já o caça Russo não está em operação ainda ,mas em fase de testes..e o motor principal o "Ydelize" 30 ,só vai está confeccionado no caça depois de 2021…
Discordo Amigo! O caça chinês ta longe de ser estar terminado! Vamos lembrar que os Chineses compraram dos Su-35 Russos e motores excedentes justamente para melhorar a motorização do caça chinês que é do Mig-29, o motor Chinês ainda não consegue nem ser tao bom e confiável como o motor do Mig-29! Ao meu ver os Chineses estão dois passos atras dos Russos no quesito motor! Então afirmar que o J-20 está finalizado estaria bemmm equivocado!
Com todo o controle sobre a mídia, volta e meia aparece um problema do J20.
http://www.cavok.com.br/blog/por-que-o-j-20-tem-s…
Não se pode chamar isso de pronto.
Não sou eu que diz que terminaram ,mas eles próprios ,aqui no Brasil mesmo em alguns blogs logo no início do ano se noticiou isso, que o J20 entrava em operação na Força aérea chinesa…
Foram fabricados segundo os Chineses 28 unidades ,sendo 8 protótipos e 20 pré Série que está em serviço ativo na Força aérea Chinesa, já o Russo se não me engano foram construídas 11 unidades ,sendo protótipos todas elas, os dois caça funcionam com motores de primeira fase ,devendo se substituído em breve ;O Chinês pelo WS15 e o Russo pelo Ysdelize 30…
Atualmente o Motor chinês é o Shenyang WS10G 87kn( 19,500ibf) seco
E 140KN (32.000ibf) pós combustão..
Já o motor do Mig RD 33 50kn (11.240ibf)seco
E 81kn (18,277ibf) com pós combustão ..
Como pode ver o motor do J20 não tem nada haver com motor do Mig 29…
Mig-29? Desde quando os chineses usam o motor da Klimov para caças de uso próprio? O único projeto deles que usa o RD é o JF-17 e quem usa esse caça primariamente é Paquistão. Se o motor do Su-30 e o WS-10G tem dificuldade para gerar empuxo, o RD não daria nem pro cheiro.
Estao longe de estar terminados. Puro marketing chinês, acredita quem quiser.
Os indianos comprarão F-35 de prateleira, e ponto.
Não tem outra opção, mesmo porque nada impediria Moscou de fornecer o T-50 para o Paquistão, ou mesmo China.
Gente, mas não tem nem uma semana que o debate inflamado aqui mesmo era sobre o fim do programa, sobre a decadência da Russia, sobre o fracasso em desenvolver o avião…. Agora já é sobre a parceria com a índia?
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