A Força Aérea Indiana deve adquirir dois novos AWACS Phalcon de Israel. Três já operam no país.

A Índia está de olho na compra de dois sistemas de alerta e controle aerotransportados A-50EI EL/W-2090 Phalcon (AWACS) em um acordo avaliado em US$ 800 milhões com Israel.

O AWACS será montado em uma aeronave russa de transporte pesado Ilyushin Il-76. O acordo foi liberado pelo Ministério da Defesa e o Ministério das Finanças está considerando isso, informou o Times of India na quinta-feira.

“O Comitê de Segurança do Gabinete terá que dar o último aval”, revelou uma fonte.

A Força Aérea Indiana havia introduzido os três primeiros AWACS Phalcon entre 2009-2011, sob um acordo de US$ 1,1 bilhão assinado pela Índia, Israel e Rússia em 2004.

Plataforma AWACS A-50EI EL/W-2090 Phalcon da Força Aérea Indiana, sendo flanqueada por dois Su-30MKI.

“O ministério das finanças anteriormente havia vetado o acordo pelos altos custos envolvidos no para mais dois AWACS. Mas a posição mudou agora que os custos foram derrubados por meio de negociações extensas”, disseram fontes, segundo o relatório.

Considerados potentes “olhos no céu”, os AWACS podem detectar e rastrear caças, mísseis de cruzeiro e drones, muito antes dos radares terrestres, bem como caças amigáveis direcionados durante um combate aéreo com jatos inimigos.

A Índia tem três AWACS da Phalcon e dois mini-AWACS “Netra” (EMB-145) em seu inventário, em comparação com a vizinha China, que possui cerca de 30 desses sistemas; incluindo as aeronaves Kong Jing-2000 “Mainring”, KJ-200 “Moth” e KJ-500. O Paquistão tem oito AWACS Karakoram Eagle ZDK-03 de fabricação chinesa e os suecos Saab-2000 AEW&C, e está em vias de obter mais da China.

Anúncios

2 COMENTÁRIOS

  1. Será que este valor estaria incluído o valor da aeronave ou seria somente o sistema de radares (AWACS) que seriam montados na aeronave ….
    U$ 800 milhões é muita grana …

  2. Nos dias de hoje, talvez seja interessante investir em plataformas menores, como o 737 e 767, apesar da plataforma do IL-76 permitir uso em ambientes pouco preparados e hostis, isso pode danificar sistemas eletrônicos e sensores.

Comments are closed.