su-30mki_motorDiante do elevado numero de falhas de motor em pleno ar ao longo dos últimos dois anos, a Rússia concordou em modificar o motor Saturn AL-31FP para o Su-30MKI.

O caça Sukhoi-30MKI da IAF será modificado sob novas especificações estabelecidas pelo fabricante russo para corrigir problemas do motor em pleno ar.

A modificação vem após a IAF enfrentar um número elevado de falhas de motor em pleno ar ao longo dos últimos dois anos (janeiro de 2102 em diante), solicitando aos russos a correção do problema. O jornal A Tribuna teve acesso ao relatório da IAF de 21 de julho. A força aérea tem uma frota de 200 aeronaves Sukhoi e outros 72 estão encomendados.

O avião é a espinha dorsal das operações aéreas da Índia para dominar os céus contra possíveis ataques contra suas fronteiras, tanto do Ocidente quanto do Oriente. A modificação atingirá 400 motores, além da instalação de algumas peças para emergências. Os russos vão instalar os motores modificados no próximo lote de 72 jatos, dizem as fontes.

As modificações serão realizadas na fábrica de motores da HAL. Os motores modificados serão primeiramente testados, antes de ser equipado para toda a frota. O reequipamento será realizado em lotes durante os próximos 18 a 24 meses. Os russos asseguraram a Índia de que as modificações irão eliminar o problema de falha do motor em pleno ar, dizem fontes.

Alguns dos motores – AL-31FP – produzidos pela NPO Saturn da Rússia tem se comportado de forma inconsistente ao longo dos últimos dois anos. Como os motores ainda estão sendo produzidos é possível a possibilidade de modificações.

A IAF havia comunicado os russos depois de estudar cada falha em detalhes entre 2012 e 2013. Os casos de caças Su-30MKI se tornarem monomotores em pleno ar foram muito altos durante o período. Isto foi diminuindo a capacidade operacional da frota, além de levantar questões sobre a prontidão de guerra. O Su-30MKI é bimotor e pode voar, mesmo que só com um motor, mas isso limita a capacidade do piloto para atacar ou se retirar durante o conflito. Apenas quatro Su-30MKIs caíram até agora desde sua entrada em serviço com a IAF em 1997. Um piloto morreu no primeiro acidente em 2009. Pelo menos um dos acidentes foi atribuído ao “problema no motor”.

O Su-30MKI goza de superioridade aérea por causa de seus motores. Em voo horizontal, ele pode voar a 2.400 km/h ou alcançar uma razão de subida de 230 metros por segundo. O controle de vetorização de empuxo no motor melhora a manobrabilidade da aeronave.

 

FONTE: The Tribune – Tradução e edição: CAVOK

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172 COMENTÁRIOS

  1. Se problema no motor do F-35: fiasco, fracasso, decadência do império…
    Se problema no motor do Su-30: melhoria, avanço, pós-vendas de qualidade…
    Torcedor é assim mesmo.

  2. KKKK!!!! Verdade!!!!

    Estou ansioso para ver os comentários!!!! rsrsrs……

  3. Nessas horas fica bastante evidente a vantagem de se operar caças biturbina.

  4. Qual grande nação tem sua primeira linha de combate/defesa baseada em um aparelho monomotor?
    cri…cri…cri…cri…cri…cri…cri…

  5. E não tem?
    O que ocorre é que os problemas do F-35 não tornam outras aeronaves mais ou menos problemáticas do que já são; cada uma com suas características. Da mesma forma, os problemas encontrados nas outras aeronaves não anulam (ou atenuam) os problemas presentes no F-35.

  6. Mas tem um lado bom em operar um monomotor… É que assim os aviões quando ficam velhos de mais começam a cair e o país tem logo que trocar toda a frota. Já os bimotores dá pra fazer gambiarras eternas para continuarem voando já que dois motores garante que a aeronave terá segurança mesmo com mais de 40 anos de uso.

    Melhor operar monomotores, porém sempre novos e modernos, do que bimotores com quase 50 anos. Ou falei besteira?

  7. Claro que tem! E essa é a questão! Ele ainda está em fase de testes ainda, é mais que normal ter problemas.

    O que não pode é ter um caça que tem 30 anos de projeto e apresentar esse tipo de defeito.

    Aliás, por mim, pode ter, não é meu mesmo….

    Mas e ai… vão achar "soluções mirabolantes" para a decadência do império por causa do motor do Sukhoi? Ou vão concertar ele???

    Ah tah… entendi!

  8. Além da qualidade do motor tem que ver a manutenção deles também. 😛

    Tudo acontece na Índia ou os outros operadores preferem ficar na surdina???

    []'s

  9. Imagina a quantidade de falcatrua que não deve rolar nas forças Indianas…

    Modernização nos M2000 e Jaguar, encomendas de mais Su30, isso significa pra mim que Rafale quem sabe em 2025.
    Pra que novas aquisições se o multirole francês viria substitui-los?

  10. na america do sul, temos o queridinho da direita reaça, o Chile que usa o F-16, bem como a belgica e a Holanda!

    Taiwan usa o F-16 e a copia ching ling do mesmo, israel apesar dos F-15, o cavalo de batalha deles e o F-16,

    há tem tambem paquistão, noruega, portugal etc etc

    e so colocar F-16 no google que vc encontra um monte de paises que tem no monomotor F-16 como seu principal aparelho de combate/defesa!

  11. Eu ia comentar isso Nick. Diversos países operam essa aeronave e se utilizam das turbinas AL-31F, inclusive em outros modelos, como é o caso da China (utilizado inclusive como motor de desenvolvimento das novas aeronaves: J-31, J-20, J-10B, J-11B, J-16 e J-15) e não vemos esse tipo de problema recorrente. O motor pode até ter falhas, mas com certeza a falta de manutenção crônica das forças armadas indianas é um contribuinte forte, senão o causador. De uma ano pra cá eles já tiveram acidentes com submarinos, helicópteros, navios de superfície (vários), aviões (vários).

  12. O que não pode, são as pessoas ignorarem o fato que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motos são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

    Engine-Related Mishap Statistics http://www.afsec.af.mil/organizations/aviation/en

    Adicionalmente, sugiro a leitura de alguns artigos, só relativos ao F-16.

    F-16 Accidents & Mishaps for the United States Air Force http://www.f-16.net/aircraft-database/F-16/mishap

    Air Force: F-16 Crashes Increasing
    Associated Press | October 23, 2007 http://www.military.com/NewsContent/0,13319,15445

    Engine Failure Led to F-16 Crash
    Associated Press | Sep 07, 2012 http://www.military.com/daily-news/2012/09/07/eng

    F-16 crash – It had to happen. It will happen again.
    Wed Jun 08, 2011 http://www.dailykos.com/story/2011/06/08/983435/-

    Engine-Related Mishap Statistics http://www.afsec.af.mil/organizations/aviation/en

    O fato de eu estar dando apenas exemplos de aeronaves americanas não significa que o mesmo não acontece com vetores russos, chineses, ou de qualquer outra procedência. Isso é um evento generalizado e cada caso deve ser analisado individualmente. Soluções mirabolantes, seguramente, não existem!

  13. O que não pode, são as pessoas ignorarem o fato que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motos são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

    Engine-Related Mishap Statistics http://www.afsec.af.mil/organizations/aviation/en

    Adicionalmente, sugiro a leitura de alguns artigos, só relativos ao F-16.

    F-16 Accidents & Mishaps for the United States Air Force http://www.f-16.net/aircraft-database/F-16/mishap

    Air Force: F-16 Crashes Increasing
    Associated Press | October 23, 2007 http://www.military.com/NewsContent/0,13319,15445

    Engine Failure Led to F-16 Crash
    Associated Press | Sep 07, 2012 http://www.military.com/daily-news/2012/09/07/eng

    F-16 crash – It had to happen. It will happen again.
    Wed Jun 08, 2011 http://www.dailykos.com/story/2011/06/08/983435/-

    Engine-Related Mishap Statistics http://www.afsec.af.mil/organizations/aviation/en

    O fato de eu estar dando apenas exemplos de aeronaves americanas não significa que o mesmo não acontece com vetores russos, chineses, ou de qualquer outra procedência. Isso é um evento generalizado e cada caso deve ser analisado individualmente. Soluções mirabolantes, seguramente, não existem!

  14. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

    Engine-Related Mishap Statistics http://www.afsec.af.mil/organizations/aviation/en

    Adicionalmente, sugiro a leitura de alguns artigos, só relativos ao F-16.

    F-16 Accidents & Mishaps for the United States Air Force http://www.f-16.net/aircraft-database/F-16/mishap

    Air Force: F-16 Crashes Increasing
    Associated Press | October 23, 2007 http://www.military.com/NewsContent/0,13319,15445

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    O fato de eu estar dando apenas exemplos de aeronaves americanas não significa que o mesmo não acontece com vetores russos, chineses, ou de qualquer outra procedência. Isso é um evento generalizado e cada caso deve ser analisado individualmente. Soluções mirabolantes, seguramente, não existem!

  15. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

    Engine-Related Mishap Statistics http://www.afsec.af.mil/organizations/aviation/en

    Adicionalmente, sugiro a leitura de alguns artigos, só relativos ao F-16.

    F-16 Accidents & Mishaps for the United States Air Force http://www.f-16.net/aircraft-database/F-16/mishap

    Air Force: F-16 Crashes Increasing
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    O fato de eu estar dando apenas exemplos de aeronaves americanas não significa que o mesmo não acontece com vetores russos, chineses, ou de qualquer outra procedência. Isso é um evento generalizado e cada caso deve ser analisado individualmente. Soluções mirabolantes, seguramente, não existem!

  16. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

    Engine-Related Mishap Statistics http://www.afsec.af.mil/organizations/aviation/en

    Adicionalmente, sugiro a leitura de alguns artigos, só relativos ao F-16.

    F-16 Accidents & Mishaps for the United States Air Force http://www.f-16.net/aircraft-database/F-16/mishap

    Air Force: F-16 Crashes Increasing
    Associated Press | October 23, 2007 http://www.military.com/NewsContent/0,13319,15445

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  17. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

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  18. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

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  19. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

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  20. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

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  21. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

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  22. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

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  23. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

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  24. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

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    O fato de eu estar dando apenas exemplos de aeronaves americanas não significa que o mesmo não acontece com vetores russos, chineses, ou de qualquer outra procedência. Cada caso deve ser analisado individualmente.
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  25. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

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    Soluções mirabolantes, seguramente, não existem!

  27. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

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    Air Force: F-16 Crashes Increasing
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    Engine Failure Led to F-16 Crash
    Associated Press | Sep 07, 2012 http://www.military.com/daily-news/2012/09/07/eng

    F-16 crash – It had to happen. It will happen again.
    Wed Jun 08, 2011 http://www.dailykos.com/story/2011/06/08/983435/-

    O fato de eu estar dando apenas exemplos de aeronaves americanas não significa que o mesmo não acontece com vetores russos, chineses, ou de qualquer outra procedência. Cada caso deve ser analisado individualmente.
    Soluções mirabolantes, seguramente, não existem!

  28. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

    Engine-Related Mishap Statistics [relativos ao F-15, F-16, F-22 e F-35] http://www.afsec.af.mil/organizations/aviation/en

    Adicionalmente, sugiro a leitura de alguns artigos, só relativos ao F-16.

    F-16 Accidents & Mishaps for the United States Air Force http://www.f-16.net/aircraft-database/F-16/mishap

    Air Force: F-16 Crashes Increasing
    Associated Press | October 23, 2007 http://www.military.com/NewsContent/0,13319,15445

    Engine Failure Led to F-16 Crash
    Associated Press | Sep 07, 2012 http://www.military.com/daily-news/2012/09/07/eng

    F-16 crash – It had to happen. It will happen again.
    Wed Jun 08, 2011 http://www.dailykos.com/story/2011/06/08/983435/-

    O fato de eu estar dando apenas exemplos de aeronaves americanas não significa que o mesmo não acontece com vetores russos, chineses, ou de qualquer outra procedência. Cada caso deve ser analisado individualmente.
    Soluções mirabolantes, seguramente, não existem!

  29. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

    Engine-Related Mishap Statistics [relativos ao F-15, F-16, F-22 e F-35] http://www.afsec.af.mil/organizations/aviation/en

    Adicionalmente, sugiro a leitura de alguns artigos, só relativos ao F-16.

    F-16 Accidents & Mishaps for the United States Air Force http://www.f-16.net/aircraft-database/F-16/mishap

    Air Force: F-16 Crashes Increasing
    Associated Press | October 23, 2007 http://www.military.com/NewsContent/0,13319,15445

    Engine Failure Led to F-16 Crash
    Associated Press | Sep 07, 2012 http://www.military.com/daily-news/2012/09/07/eng

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    Wed Jun 08, 2011 http://www.dailykos.com/story/2011/06/08/983435/-

    O fato de eu estar dando apenas exemplos de aeronaves americanas não significa que o mesmo não acontece com vetores russos, chineses, ou de qualquer outra procedência. Cada caso deve ser analisado individualmente.
    Soluções mirabolantes, seguramente, não existem!

  30. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

    Engine-Related Mishap Statistics [relativos ao F-15, F-16, F-22 e F-35] http://www.afsec.af.mil/organizations/aviation/en

    Adicionalmente, sugiro a leitura de alguns artigos, só relativos ao F-16.

    F-16 Accidents & Mishaps for the United States Air Force http://www.f-16.net/aircraft-database/F-16/mishap

    Air Force: F-16 Crashes Increasing
    Associated Press | October 23, 2007 http://www.military.com/NewsContent/0,13319,15445

    Engine Failure Led to F-16 Crash
    Associated Press | Sep 07, 2012 http://www.military.com/daily-news/2012/09/07/eng

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    O fato de eu estar dando apenas exemplos de aeronaves americanas não significa que o mesmo não acontece com vetores russos, chineses, ou de qualquer outra procedência. Cada caso deve ser analisado individualmente.
    Soluções mirabolantes, seguramente, não existem!

  31. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

    Engine-Related Mishap Statistics [relativos ao F-15, F-16, F-22 e F-35] http://www.afsec.af.mil/organizations/aviation/en

    Adicionalmente, sugiro a leitura de alguns artigos, só relativos ao F-16.

    F-16 Accidents & Mishaps for the United States Air Force http://www.f-16.net/aircraft-database/F-16/mishap

    Air Force: F-16 Crashes Increasing
    Associated Press | October 23, 2007 http://www.military.com/NewsContent/0,13319,15445

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    Associated Press | Sep 07, 2012 http://www.military.com/daily-news/2012/09/07/eng

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    O fato de eu estar dando apenas exemplos de aeronaves americanas não significa que o mesmo não acontece com vetores russos, chineses, ou de qualquer outra procedência. Cada caso deve ser analisado individualmente.
    Soluções mirabolantes, seguramente, não existem!

  32. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

    Engine-Related Mishap Statistics [relativos ao F-15, F-16, F-22 e F-35] http://www.afsec.af.mil/organizations/aviation/en

    Adicionalmente, sugiro a leitura de alguns artigos, só relativos ao F-16.

    F-16 Accidents & Mishaps for the United States Air Force http://www.f-16.net/aircraft-database/F-16/mishap

    Air Force: F-16 Crashes Increasing
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  33. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

    Engine-Related Mishap Statistics [relativos ao F-15, F-16, F-22 e F-35] http://www.afsec.af.mil/organizations/aviation/en

    Adicionalmente, sugiro a leitura de alguns artigos, só relativos ao F-16.

    F-16 Accidents & Mishaps for the United States Air Force http://www.f-16.net/aircraft-database/F-16/mishap

    Air Force: F-16 Crashes Increasing
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    O fato de eu estar dando apenas exemplos de aeronaves americanas não significa que o mesmo não acontece com vetores russos, chineses, ou de qualquer outra procedência. Cada caso deve ser analisado individualmente.
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  34. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

    Engine-Related Mishap Statistics [relativos ao F-15, F-16, F-22 e F-35] http://www.afsec.af.mil/organizations/aviation/en

    Adicionalmente, sugiro a leitura de alguns artigos, só relativos ao F-16.

    F-16 Accidents & Mishaps for the United States Air Force http://www.f-16.net/aircraft-database/F-16/mishap

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  35. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

    Engine-Related Mishap Statistics [relativos ao F-15, F-16, F-22 e F-35] http://www.afsec.af.mil/organizations/aviation/en

    Adicionalmente, sugiro a leitura de alguns artigos, só relativos ao F-16.

    F-16 Accidents & Mishaps for the United States Air Force http://www.f-16.net/aircraft-database/F-16/mishap

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    Soluções mirabolantes, seguramente, não existem!

  36. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

    Engine-Related Mishap Statistics [relativos ao F-15, F-16, F-22 e F-35] http://www.afsec.af.mil/organizations/aviation/en

    Adicionalmente, sugiro a leitura de alguns artigos, só relativos ao F-16.

    F-16 Accidents & Mishaps for the United States Air Force http://www.f-16.net/aircraft-database/F-16/mishap

    Air Force: F-16 Crashes Increasing
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  37. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

    Engine-Related Mishap Statistics [relativos ao F-15, F-16, F-22 e F-35] http://www.afsec.af.mil/organizations/aviation/en

    Adicionalmente, sugiro a leitura de alguns artigos, só relativos ao F-16.

    F-16 Accidents & Mishaps for the United States Air Force http://www.f-16.net/aircraft-database/F-16/mishap

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  38. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

    Engine-Related Mishap Statistics [relativos ao F-15, F-16, F-22 e F-35] http://www.afsec.af.mil/organizations/aviation/en

    Adicionalmente, sugiro a leitura de alguns artigos, só relativos ao F-16.

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    Soluções mirabolantes, seguramente, não existem!

  39. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

    Engine-Related Mishap Statistics [relativos ao F-15, F-16, F-22 e F-35] http://www.afsec.af.mil/organizations/aviation/en

    Adicionalmente, sugiro a leitura de alguns artigos, só relativos ao F-16.

    F-16 Accidents & Mishaps for the United States Air Force http://www.f-16.net/aircraft-database/F-16/mishap

    Air Force: F-16 Crashes Increasing
    Associated Press | October 23, 2007 http://www.military.com/NewsContent/0,13319,15445

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  40. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

    Engine-Related Mishap Statistics [relativos ao F-15, F-16, F-22 e F-35] http://www.afsec.af.mil/organizations/aviation/en

    Adicionalmente, sugiro a leitura de alguns artigos, só relativos ao F-16.

    F-16 Accidents & Mishaps for the United States Air Force http://www.f-16.net/aircraft-database/F-16/mishap

    Air Force: F-16 Crashes Increasing
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  41. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

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  42. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

    Engine-Related Mishap Statistics [relativos ao F-15, F-16, F-22 e F-35] http://www.afsec.af.mil/organizations/aviation/en

    Adicionalmente, sugiro a leitura de alguns artigos, só relativos ao F-16.

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  43. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

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  45. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

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  46. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

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  47. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

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    Associated Press | October 23, 2007 http://www.military.com/NewsContent/0,13319,15445

    Engine Failure Led to F-16 Crash
    Associated Press | Sep 07, 2012 http://www.military.com/daily-news/2012/09/07/eng

    F-16 crash – It had to happen. It will happen again.
    Wed Jun 08, 2011 http://www.dailykos.com/story/2011/06/08/983435/-

    O fato de eu estar dando apenas exemplos de aeronaves americanas não significa que o mesmo não aconteça com vetores de outra procedência; muito pelo contrário. Cada caso deve ser analisado individualmente.
    Soluções mirabolantes, seguramente, não existem. Independente do país de origem!

  48. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

    Engine-Related Mishap Statistics [relativos ao F-15, F-16, F-22 e F-35] http://www.afsec.af.mil/organizations/aviation/en

    Adicionalmente, sugiro a leitura de alguns artigos, só relativos ao F-16.

    F-16 Accidents & Mishaps for the United States Air Force http://www.f-16.net/aircraft-database/F-16/mishap

    Air Force: F-16 Crashes Increasing
    Associated Press | October 23, 2007 http://www.military.com/NewsContent/0,13319,15445

    Engine Failure Led to F-16 Crash
    Associated Press | Sep 07, 2012 http://www.military.com/daily-news/2012/09/07/eng

    F-16 crash – It had to happen. It will happen again.
    Wed Jun 08, 2011 http://www.dailykos.com/story/2011/06/08/983435/-

    O fato de eu estar dando apenas exemplos de aeronaves americanas não significa que o mesmo não aconteça com vetores de outra procedência; muito pelo contrário. Cada caso deve ser analisado individualmente.
    Soluções mirabolantes, seguramente, não existem. Independente do país de origem!

  49. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

    Engine-Related Mishap Statistics [relativos ao F-15, F-16, F-22 e F-35] http://www.afsec.af.mil/organizations/aviation/en

    Adicionalmente, sugiro a leitura de alguns artigos, só relativos ao F-16.

    F-16 Accidents & Mishaps for the United States Air Force http://www.f-16.net/aircraft-database/F-16/mishap

    Air Force: F-16 Crashes Increasing
    Associated Press | October 23, 2007 http://www.military.com/NewsContent/0,13319,15445

    Engine Failure Led to F-16 Crash
    Associated Press | Sep 07, 2012 http://www.military.com/daily-news/2012/09/07/eng

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    O fato de eu estar dando apenas exemplos de aeronaves americanas não significa que o mesmo não aconteça com vetores de outra procedência; muito pelo contrário. Cada caso deve ser analisado individualmente.
    Soluções mirabolantes, seguramente, não existem. Independente do país de origem!

  50. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

    Engine-Related Mishap Statistics [relativos ao F-15, F-16, F-22 e F-35] http://www.afsec.af.mil/organizations/aviation/en

    Adicionalmente, sugiro a leitura de alguns artigos, só relativos ao F-16.

    F-16 Accidents & Mishaps for the United States Air Force http://www.f-16.net/aircraft-database/F-16/mishap

    Air Force: F-16 Crashes Increasing
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    Engine Failure Led to F-16 Crash
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    Wed Jun 08, 2011 http://www.dailykos.com/story/2011/06/08/983435/-

    O fato de eu estar dando apenas exemplos de aeronaves americanas não significa que o mesmo não aconteça com vetores de outra procedência; muito pelo contrário. Cada caso deve ser analisado individualmente.
    Soluções mirabolantes, seguramente, não existem. Independente do país de origem!

  51. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

    Engine-Related Mishap Statistics [relativos ao F-15, F-16, F-22 e F-35] http://www.afsec.af.mil/organizations/aviation/en

    Adicionalmente, sugiro a leitura de alguns artigos, só relativos ao F-16.

    F-16 Accidents & Mishaps for the United States Air Force http://www.f-16.net/aircraft-database/F-16/mishap

    Air Force: F-16 Crashes Increasing
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    Engine Failure Led to F-16 Crash
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    O fato de eu estar dando apenas exemplos de aeronaves americanas não significa que o mesmo não aconteça com vetores de outra procedência; muito pelo contrário. Cada caso deve ser analisado individualmente.
    Soluções mirabolantes, seguramente, não existem. Independente do país de origem!

  52. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

    Engine-Related Mishap Statistics [relativos ao F-15, F-16, F-22 e F-35] http://www.afsec.af.mil/organizations/aviation/en

    Adicionalmente, sugiro a leitura de alguns artigos, só relativos ao F-16.

    F-16 Accidents & Mishaps for the United States Air Force http://www.f-16.net/aircraft-database/F-16/mishap

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    Engine Failure Led to F-16 Crash
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    O fato de eu estar dando apenas exemplos de aeronaves americanas não significa que o mesmo não aconteça com vetores de outra procedência; muito pelo contrário. Cada caso deve ser analisado individualmente.
    Soluções mirabolantes, seguramente, não existem. Independente do país de origem!

  53. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

    Engine-Related Mishap Statistics [relativos ao F-15, F-16, F-22 e F-35] http://www.afsec.af.mil/organizations/aviation/en

    Adicionalmente, sugiro a leitura de alguns artigos, só relativos ao F-16.

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    O fato de eu estar dando apenas exemplos de aeronaves americanas não significa que o mesmo não aconteça com vetores de outra procedência; muito pelo contrário. Cada caso deve ser analisado individualmente.
    Soluções mirabolantes, seguramente, não existem. Independente do país de origem!

  54. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

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    Adicionalmente, sugiro a leitura de alguns artigos, só relativos ao F-16.

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    O fato de eu estar dando apenas exemplos de aeronaves americanas não significa que o mesmo não aconteça com vetores de outra procedência; muito pelo contrário. Cada caso deve ser analisado individualmente.
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  55. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

    Engine-Related Mishap Statistics [relativos ao F-15, F-16, F-22 e F-35] http://www.afsec.af.mil/organizations/aviation/en

    Adicionalmente, sugiro a leitura de alguns artigos, só relativos ao F-16.

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    O fato de eu estar dando apenas exemplos de aeronaves americanas não significa que o mesmo não aconteça com vetores de outra procedência; muito pelo contrário. Cada caso deve ser analisado individualmente.
    Soluções mirabolantes, seguramente, não existem. Independente do país de origem!

  56. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

    Engine-Related Mishap Statistics [relativos ao F-15, F-16, F-22 e F-35] http://www.afsec.af.mil/organizations/aviation/en

    Adicionalmente, sugiro a leitura de alguns artigos, só relativos ao F-16.

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  57. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

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  58. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

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    O fato de eu estar dando apenas exemplos de aeronaves americanas não significa que o mesmo não aconteça com vetores de outra procedência; muito pelo contrário. Cada caso deve ser analisado individualmente.
    Soluções mirabolantes, seguramente, não existem. Independente do país de origem!

  59. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

    Engine-Related Mishap Statistics [relativos ao F-15, F-16, F-22 e F-35] http://www.afsec.af.mil/organizations/aviation/en

    Adicionalmente, sugiro a leitura de alguns artigos, só relativos ao F-16.

    F-16 Accidents & Mishaps for the United States Air Force http://www.f-16.net/aircraft-database/F-16/mishap

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    O fato de eu estar dando apenas exemplos de aeronaves americanas não significa que o mesmo não aconteça com vetores de outra procedência; muito pelo contrário. Cada caso deve ser analisado individualmente.
    Soluções mirabolantes, seguramente, não existem. Independente do país de origem!

  60. O que não deveria poder são as pessoas ignorarem o fato de que mesmo em projetos consagrados, as falhas de motores são eventos mais corriqueiros do que aparentam ser:

    Engine-Related Mishap Statistics [relativos ao F-15, F-16, F-22 e F-35] http://www.afsec.af.mil/organizations/aviation/en

    Adicionalmente, sugiro a leitura de alguns artigos, só relativos ao F-16.

    F-16 Accidents & Mishaps for the United States Air Force http://www.f-16.net/aircraft-database/F-16/mishap

    Air Force: F-16 Crashes Increasing
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    F-16 crash – It had to happen. It will happen again.
    Wed Jun 08, 2011 http://www.dailykos.com/story/2011/06/08/983435/-

    O fato de eu estar dando apenas exemplos de aeronaves americanas não significa que o mesmo não aconteça com vetores de outra procedência; muito pelo contrário. Cada caso deve ser analisado individualmente.
    Soluções mirabolantes, seguramente, não existem. Independente do país de origem!

  61. Vai ver que os outros operadores não querem se expor mostrando vulnerabilidade, a Índia tem vários modelos de caça, talvez não se importem muito com isso.

  62. Exatamente…
    E da Americana, Russa, Israelense, Chinesa, Inglesa, Alemã, Japonesa, Saudita, … pra ficar só nas mais relevantes…

  63. Realmente, quando os motores falham muito tem que ser bi-turbina mesmo. Este não é o caso de F-16, Mirage, Gripen, entre outros… Já o F-35, Su-27, Mig-29, precisa ser bi mesmo. kkkkkkkkk

  64. Antes do Rafale o MIII e depois M2000 que eram a primeira linha na França ou não?!

  65. Mas a dez anos atras ,ou seja no inicio do seculo, o caça de primeira linha frances era o Mirage 2000 !

  66. Seria interessante observar o numero de horas voadas destes caças em todas as FAs , a India possui a maior carga ,alem de exigirem mais de seus pilotos ,prova disso foram as vitorias em treinos contra outras FAs ,quanto mais duro o trabalho , mais fadiga !

  67. Sei não. Por este parâmetro a IDF já deveria estar no chão por falta de caças. A IDF voa muito, mas muito mesmo e o treino deles é considerado o mais puxado do mundo, eliminando muita gente.
    O caso da IAF é emblemático.

  68. No caso do Brasil penso que o maior problema é a grande extensão territorial e a amazônia azul. Já a Suécia, por exemplo, não acho que tenha problema eles basearem a força aérea no Gripen. Para o Brasil, acho que devemos pensar em um bimotor pesado, eu ficaria satisfeito com o SU-34 para cobrir o Atlântico.

    Quer gostemos ou não, pela exigência de ToT e pela política, o Gripen foi o único que sobrou para a FAB. Era ele ou nada.

  69. Eu nunca tinha visto muito sentido no MMRCA, mas já começo a desconfiar. Porém, acho que o problema é mais a manutenção do que o motor, a HAL me parece muito sobrecarregada.

  70. o problema deles deve ser de manutenção, e olha que com a população que eles tem uma visita a oficina deveria ser um verdadeiro pitstop de formula 1 com mecanico descendo ate de rapel

  71. a maioria dos paises que não adotam a guerra como uma pratica rotineira em suas politicas não usam caças bi-motores! mas o que importa e que muitos paises usam monomotores!

  72. afinal de contas, a França implantou um birreator não sem motivo…

  73. Blaya, mas apesar de serem o cavalo de batalha… não são a primeira linha… pelo menos nas potências.. acho que foi isso que o Gio tentou dizer…

  74. e em pensar que o brasil poderia fazer parte disso, isso sim seira ToT, e sem a dependencia do aval do tio san pra compra de peças

  75. E ainda querem comparar a sofisticação do Rafale com este bom avião… não dá, por mais que se venha gostar dos Flankers… a fila andou! o Rafale, se efetivado for na IAF, fará com que os Indianos deem um passo brutal em qualidade efetiva! e será a aeronave mais capaz em qualquer cenário que se desenhe por aquelas bandas… minha opinião é que em "solo", até mesmo os F-15 da ROKAF ficarão para traz, e, até a entrada em serviço dos F-35, por lá, será o avião mais moderno e de melhor custo benefício… quem sabe o SU-50 possa superá-lo também… quem sabe… vai depender do recheio e da Russia "sadia"… 🙂

  76. E ainda querem comparar a sofisticação do Rafale com este bom avião… não dá, por mais que se venha gostar dos Flankers… a fila andou! o Rafale, se efetivado for na IAF, fará com que os Indianos deem um passo brutal em qualidade efetiva! e será a aeronave mais capaz em qualquer cenário que se desenhe por aquelas bandas… minha opinião é que em "mano-a-mano", até mesmo os F-15 da ROKAF ficarão para traz, e, até a entrada em serviço dos F-35, por lá, será o avião mais moderno e de melhor custo benefício… quem sabe o SU-50 possa superá-lo também… quem sabe… vai depender do recheio e da Russia "sadia"… 🙂

  77. Problemas num motor é uma coisa, e sao problemas nao muito significativos, agora torrar 400 Bi num troço que os proprios norte americanos consideram um fracasso, nem tem comparação.

  78. Brilhante encerramento de discussão, parabéns La Marca.

    falha motor de aviao russo a galera corre para puxar o saco do F 35, uma coisa nao tem nada a ver com outra…

  79. Francisco

    O Rafale apenas e tao somente é um BAE EAP, modificado. Um projeto do começo da década de 80. Logo, esse seu conceito de a fila andou, nao faz sentido, pois o Rafale, projeto basico de 82, ja tem MAIS DE 30 ANOS !!

    Claro o Francês botou nele umas entradas de ar modificadas, mas na pratica é o EAP. Botaram dai um so leme, e pronto. Delta canard bi-motor. Em essência o Rafale é isso.

    É igual quando vcs rafalistas xingam o EFA, estão xingando a si mesmos, O EFA é a mesma coisa que o Rafale !! Ambos tiveram origem no EAP.

    O Sukhoi nao tem razao técnica alguma para ficar atrás do Rafale. Ambos sao excelentes vetores.

  80. É isso aí, Francisco… As pessoas sabem, mas optam por ignorar os fatos.

  81. basta notar que o motor Saturn AL-31FP e usado em milhares de aparelhos e construido sob licença na China e usado em varios caças lá também, se realmente essa tendencia foi real e rotineira como a materia tenta nos dar a impressão, ele certamente não seria usado ou ja teriam uma solução para o problema, o que nos sabemos e que a India não é um primor na manutenção dos aparelhos.

  82. o que vc entende por primeira linha? eu entendo que primeira linha e todo aparelho usado diretamente em combate, não importa que Israel deixe a superioridade aerea para o F-15, o F-16 e parte importante da organização israelense, possivelmente deve individualmente voar mais que o F-15, ou seja e mais solicitado, e sendo assim israel tem confiança o monomotor!

  83. volto ao que disse anteriormente, todos os paises que fazem da guerra um opção rotineira de suas politicas adotam bi-motores, pois precisam de aparelhos com mais capacidade de carga e equipamentos para operarem em locais fora de suas fronteiras.
    paises que tem suas forças armadas primordialmente para defesa, podem até usar bi-motores, mas a maioria usa monomotores! Por isso que chile, Brasil, holanda, noruega, dinamarca etc etc usam monomotores em sua defesa aerea!

  84. Apenas observar que a China usa as versões AL-31F, AL-31FL, AL-31FN e AL-31FN Series 3, sem empuxo vetorado.

    As turbinas Saturn AL-31FP são de uso exclusivo dos Su-30MKI – Índia e Su-30MKM – Malásia.

    Apesar de pertencerem à mesma família, cada motor tem suas características individuais.

  85. Apenas observar que a China usa as versões AL-31F, AL-31FL, AL-31FN e AL-31FN Series 3, sem empuxo vetorado.

    As turbinas Saturn AL-31FP são de uso exclusivo dos Su-30MKI – Índia e Su-30MKM – Malásia.

    Apesar de pertencerem à mesma família, cada motor tem suas características individuais.

  86. Apenas observar que a China usa as versões AL-31F, AL-31FL, AL-31FN e AL-31FN Series 3, sem empuxo vetorado.

    Até então, as turbinas Saturn AL-31FP são de uso exclusivo dos Su-30MKI – Índia e Su-30MKM – Malásia.

    Apesar de pertencerem à mesma família, cada motor tem suas características individuais.

  87. Wagner FSB,

    O Flanker foi pensado no final dos anos 60, com os conceitos vigentes aquela época e que se projetavam para os anos 80. Em suma, se pensava em velocidade, manobrabilidade, alcance e carga. E é uma excelente máquina dentro desse perfil.

    Contudo, já a partir dos anos 80, havia ficado claro que a baixa detectabilidade seria vital para garantir a sobrevivência frente aos novos sistemas de defesa aérea que estavam entrando em operação e amadurecendo por aquele período. E o Rafale nasceu dentro desse conceito em particular. Foi pensado para as ameaças que se projetariam para além dos anos 2000, sendo dotado de reduzida detectabilidade, arsenal inteligente, e para ser integrado eletronicamente a uma rede de defesa, além de uma manutenção muito mais racional. Em resumo, é um conceito muito mais evoluído, se compararmos com o Flanker ( que teria sido originalmente pensado para ter uso até os anos 90, tendo nascido para cobrir esse período em específico ).

    A aeronave russa, tal como a série teen, já se encontra próximo da obsolescência. Por mais que se incremente a eletrônica, essas aeronaves, pelos seus desenhos que empregam conceitos que já podem ser considerados obsoletos, não poderão fazer uso pleno das técnicas de redução de RCS, e muito menos das facilidades em técnicas de manutenção racional que já são empregadas em vetores de geração 4.5. Enfim, são características inerentes aos projetos dessas aeronaves que fazem toda a diferença, e que não podem ser totalmente superadas pelo Flanker…

    Isso tanto é verdade, a obsolescência do Flanker, que os próprios russos projetam o PAK FA como ponta de lança de sua arma de caça, e não outra versão do Flanker… As únicas razões para o Flanker continuar a ser o principal vetor da Russia se resumem ao colapso da URSS e ausência da Guerra Fria, o que alterou as necessidades bélicas por todo o mundo. Não fosse isso, já seriam centenas de Berkut ou PAK FA… Enfim…

  88. então e mais facil ainda identificar e resolver o problema! mas acho que a materia do Tribune pode conter algum exagero!

  89. Caro Nick

    Não sei o quanto a manutenção indiana prejudica os motores, mas uma coisa é certa outros operadores como Rússia e china ficam mesmo na surdina. Temos que lembrar que dos grandes operadores de flankers apenas a Índia é uma democracia livre pois na Rússia e na China a imprensa e meios de comunicação são controlados pelo governo e quase toda a informação pública e manipulada.

    Uma coisa é certa os indianos não estão satisfeitos com a durabilidade dos motores russos. Algumas fontes afirmam que esses motores precisam ser revitalizados a cada 700 horas e muitas aeronaves estão ficando no chão.

  90. Concordo Francisco, sabemos que a qualidade dos produtos de alta tecnologia russos melhorou bastante na última década, porém tudo indica que eles ainda não atingiram o mesmo nível de qualidade dos ocidentais.
    Segundo alguns outros blogs, os ALF-31 precisam ser restaurados a cada 700 horas de voo ao invés das 1000 horas garantidas pelo fabricante e existem muitas queixas sobre falhas em pleno ar. Em uma ocasião um dos comandantes da força aérea indiana teve que voar os Su-30MKI apenas para provar aos pilotos que a aeronave era segura.

    Uma diferença entre Índia e Rússia e China é que os indianos são mais democráticos e abertos por isso temos mais informações sobre caças indianos do que russos ou chineses.

    Uma coisa é certa os russos pedem aos indianos que não divulguem os diversos problemas e defeitos que seu equipamento e se esforçam para manter tudo sob o máximo de sigilo possível. Por isso os diversos problemas de desenvolvimento de produtos russos e chineses não ao público.

  91. Wagner, excetuando-se F-22 e F-35 (este último ainda não operacional), todos os outros vetores em serviço são de nascente dos anos 60, logo, estar 20 anos a frente, considerando nesta nascente (anos 80) à grande maioria dos aviões de combate hoje em serviço, superando até o inovador F-16, não é nada mal não? amigo, o Flanker não serve mais como ponta na guerra moderna, onde o multipropósito é prioritário! veja seu RCS, por exemplo!! idem para o F-15… sobre o Typhoon (aliás, este negócio de "xingar" é bobagem Wagner, por alguém criticar um vetor…) este tinha já suas mazelas e, na visão da Dassault e dos Franceses, não serveria para um vetor multipropósito, o Rafale é uma evolução do Typhoon, simples assim… hoje vemos os problemas enfrentados pelo "modelo" eurofighter… o atraso é enorme!… a origem é a mesma, moderna por sinal… e se formaos falar de grepens… um F-20 atualizado, nada mais…

  92. Wagner, excetuando-se F-22 e F-35 (este último ainda não operacional), praticamente todos os outros vetores em serviço são de nascente dos anos 60 (sua arquitetura), logo, estar 20 anos a frente, considerando nesta nascente (anos 80) à grande maioria dos aviões de combate hoje em serviço, superando até o inovador F-16, não é nada mal não? amigo, o Flanker não serve mais como ponta na guerra moderna, onde o multipropósito é prioritário! veja seu RCS, por exemplo!! idem para o F-15… sobre o Typhoon (aliás, este negócio de "xingar" é bobagem Wagner, por alguém criticar um vetor…) este tinha já suas mazelas e, na visão da Dassault e dos Franceses, não serveria para um vetor multipropósito, o Rafale é uma evolução do Typhoon, simples assim… hoje vemos os problemas enfrentados pelo "modelo" eurofighter… o atraso é enorme!… a origem é a mesma, moderna por sinal… e se formaos falar de grepens… um F-20 atualizado, nada mais…

  93. 2 coisas Pedro:
    1 – Os Indianos não tem o SU-35
    2 – O Rafale ainda é mais moderno que um SU-35, e, na minha opinião, mais capaz em qualquer teatro que se apresente.

  94. Off…..Por falar em motor!!!

    NASA diz que motor espacial quântico funciona de verdade

    Motor sem combustível

    Um motor espacial capaz de impulsionar uma nave sem consumir combustível, tirando sua energia diretamente do vácuo quântico.

    Parece bom demais? Ou esquisito demais?

    A comunidade acadêmica vinha marcando a segunda opção, achando esquisito o suficiente para nem olhar para os protótipos, classificados como "invenções malucas".

    Mas a coisa repentinamente começou a ganhar ares de seriedade. Um dos inventores do "motor espacial quântico" conseguiu convencer uma equipe da NASA a pelo menos testar seu invento.

    Eles testaram e, para surpresa geral, a coisa funcionou.
    http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/no

  95. Off…..Por falar em motor!!!

    NASA diz que motor espacial quântico funciona de verdade

    Motor sem combustível

    Um motor espacial capaz de impulsionar uma nave sem consumir combustível, tirando sua energia diretamente do vácuo quântico.

    Parece bom demais? Ou esquisito demais?

    A comunidade acadêmica vinha marcando a segunda opção, achando esquisito o suficiente para nem olhar para os protótipos, classificados como "invenções malucas".

    Mas a coisa repentinamente começou a ganhar ares de seriedade. Um dos inventores do "motor espacial quântico" conseguiu convencer uma equipe da NASA a pelo menos testar seu invento.

    Eles testaram e, para surpresa geral, a coisa funcionou.
    http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/no

  96. Off…..Por falar em motor!!!

    NASA diz que motor espacial quântico funciona de verdade

    Motor sem combustível

    Um motor espacial capaz de impulsionar uma nave sem consumir combustível, tirando sua energia diretamente do vácuo quântico.

    Parece bom demais? Ou esquisito demais?

    A comunidade acadêmica vinha marcando a segunda opção, achando esquisito o suficiente para nem olhar para os protótipos, classificados como "invenções malucas".

    Mas a coisa repentinamente começou a ganhar ares de seriedade. Um dos inventores do "motor espacial quântico" conseguiu convencer uma equipe da NASA a pelo menos testar seu invento.

    Eles testaram e, para surpresa geral, a coisa funcionou.
    http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/no

  97. Off…..Por falar em motor!!!

    NASA diz que motor espacial quântico funciona de verdade

    Motor sem combustível

    Um motor espacial capaz de impulsionar uma nave sem consumir combustível, tirando sua energia diretamente do vácuo quântico.

    Parece bom demais? Ou esquisito demais?

    A comunidade acadêmica vinha marcando a segunda opção, achando esquisito o suficiente para nem olhar para os protótipos, classificados como "invenções malucas".

    Mas a coisa repentinamente começou a ganhar ares de seriedade. Um dos inventores do "motor espacial quântico" conseguiu convencer uma equipe da NASA a pelo menos testar seu invento.

    Eles testaram e, para surpresa geral, a coisa funcionou.
    http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/no

  98. Off…..Por falar em motor!!!

    NASA diz que motor espacial quântico funciona de verdade

    Motor sem combustível

    Um motor espacial capaz de impulsionar uma nave sem consumir combustível, tirando sua energia diretamente do vácuo quântico.

    Parece bom demais? Ou esquisito demais?

    A comunidade acadêmica vinha marcando a segunda opção, achando esquisito o suficiente para nem olhar para os protótipos, classificados como "invenções malucas".

    Mas a coisa repentinamente começou a ganhar ares de seriedade. Um dos inventores do "motor espacial quântico" conseguiu convencer uma equipe da NASA a pelo menos testar seu invento.

    Eles testaram e, para surpresa geral, a coisa funcionou.
    http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/no

  99. Off…..Por falar em motor!!!

    NASA diz que motor espacial quântico funciona de verdade

    Motor sem combustível

    Um motor espacial capaz de impulsionar uma nave sem consumir combustível, tirando sua energia diretamente do vácuo quântico.

    Parece bom demais? Ou esquisito demais?

    A comunidade acadêmica vinha marcando a segunda opção, achando esquisito o suficiente para nem olhar para os protótipos, classificados como "invenções malucas".

    Mas a coisa repentinamente começou a ganhar ares de seriedade. Um dos inventores do "motor espacial quântico" conseguiu convencer uma equipe da NASA a pelo menos testar seu invento.

    Eles testaram e, para surpresa geral, a coisa funcionou.
    http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/no

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