Concepção artística do novo Airbus A320neo nas cores da companhia aérea indiana IndiGo. (Foto: Airbus)

A companhia aérea indiana IndiGo será a cliente lançadora do Airbus remotorizado A320neo, lançado em dezembro de 2010, através de uma potencial encomenda recorde de 180 aeronaves, a qual a fabricante disse que poderá ser a maios encomenda única da história da aviação comercial.

A IndiGo assinou um Memorando de Entendimento com a Airbus para 180 aeronaves A320, das quais 150 serão do modelo A320neo e as 30 remanescentes do atual modelo A320. O A320neo (New Engine Option) estará disponível a partir de 2016, que é uma versão melhorada do A320 original, apresentando os novos motores mais eficientes CFM Leap X ou Pratt & Whitney PW1100G e também os novos winglets sharklet.

A IndiGo disse num comunicado que a seleção dos motores para seus A320neos será anunciado numa data futura.

“Essa encomenda de aeronaves líderes de eficiência no consumo de combustível permitirá que a IndiGo continue a oferecer tarifas baratas,” disse os dois fundadores da IndiGo, Rakesh Gangwal e Rahul Bhatia, num comunicado. “Encomendar mais A320s foi a escolha natural para atender a necessidade crescente de voos na Índia. A oportunidade de redução de custos e um adicional desempenho mais ecol[ogico através do A320neo foi a chave para a tomada da decisão.”

Anúncios

3 COMENTÁRIOS

  1. O A320 tornou-se referência em tecnologia, com avanços inéditos: é o primeiro avião comercial subsônico totalmente comandado pelo sistema FBW (Fly-by-wire) do mundo,além de der uma aeronave ótima para companhias de vôo que estão começando agora,que na maioria das vezes fazem apenas rotas de média e pequena distancia .

  2. O ponto fraco do A-320 é que o computador do avião "assume o comando" da aeronave caso algun parâmetro de controle for desrespeitado,isso já provocou 3 acidentes fatais,os pilotos lutaram com os controles da aeronave até o ultimo minuto,mas não conseguiram evitar a tragédia .

Comments are closed.