Embora o governo indonésio tenha decidido renegociar o cronograma de pagamento acordado para o caça de próxima geração que concordou em desenvolver com a Coréia do Sul, autoridades do governo insistem que continuam totalmente comprometidas com o programa.

O chefe do Conselho de Coordenação de Investimentos (BKPM) da Indonésia, Thomas Lembong, destacou que as renegociações para um projeto conjunto de desenvolvimento de caça a jato com a Coreia do Sul visavam aliviar o ônus sobre o orçamento do Estado em meio à incerteza na economia global.

“Queremos renegociar as condições de pagamento”, disse Thomas após uma reunião no Escritório do Ministro Coordenador de Políticas, Segurança e Assuntos Jurídicos, em Jacarta, na sexta-feira.

O ministro da Indonésia Wiranto disse que decidiu na reunião que seriam iniciadas renegociações com a Coreia do Sul no desenvolvimento do caça KFX/IFX (Korean Fighter Xperimenalt /Indonesia Fighter Xperimental), cujas fontes de financiamento seriam os orçamentos estaduais dos dois países.

Thomas disse que a Indonésia estava buscando renegociações porque, segundo o acordo atual, a Indonésia gastaria centenas de milhões de dólares no projeto.

De acordo com Thomas, a Coreia do Sul concordou em renegociar durante a visita do Presidente Joko “Jokowi” Widodo ao país. No entanto, a Coreia do Sul exigiu que a Indonésia concluísse as renegociações dentro de um ano.

Thomas disse que enquanto as renegociações estavam em curso, a Indonésia desembolsaria fundos para o projeto para assegurar que a Indonésia estivesse comprometida em prosseguir.

A Câmara dos Representantes da Indonésia aprovou o projeto, pelo qual o país concordou em contribuir com 20% de seu investimento total necessário. A Indonésia gastou US$ 10 milhões no estágio de pesquisa do projeto desde 2016.


Fonte: The Jakarta Post

Anúncios

7 COMENTÁRIOS

  1. Por essa arte, parece que os canards desse "F-22" tunado, são retrateis, o da direita está estendido e o da esquerda parcialmente recolhido. ahaha
    Caça de 5°G é um brinquedo caro.. Se a Indonésia não sabe brincar, melhor nem descer para o play..

  2. Todo mundo economizando dinheiro com armas. Só Trump que está aumentando. E a dívida dos EUA aumentando junto.

    • Indonesia projetanfo caça 5g virou economia. No meu tempo, o nome disso era gasto.

  3. Arrancaram os estabilizadores verticais do F22 e colocaram Canards KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Comments are closed.