O Ministério da Defesa da Indonésia confirmou que vai manter o processo de compra de onze jatos Su-35 da Rússia, apesar do risco de ser punido com sanções pelos EUA.

Em agosto de 2017, o presidente Donald Trump impôs sanções à Rússia. Alguns dos ativos financeiros russos foram congelados pelos EUA, o acesso a empréstimos foi limitado e as exportações e importações do país com os EUA foram limitadas. As sanções podem se estender a qualquer país que adquira produtos russos.

A Indonésia quer adquirir 11 caças Su-35 por US$ 1,14 bilhão para substituir sua frota envelhecida de F-5E Tiger II. Foi acordado no ano passado que a Rússia aceitaria produtos de exportação indonésios como café, óleo de palma e chá em pagamento.

Em fevereiro, os dois países assinaram um contrato para a aquisição, que incluía especificações completas de combate da aeronave.

Se o contrato entrar em vigor em agosto, duas unidades chegarão em 2019“, disse o chefe de comunicações públicas do ministério, Totok Sugiharto, em Jacarta, quinta-feira (09/08).

Nós não temos nenhum inimigo. Estamos em boas relações com os Estados Unidos, já que também estamos comprando seus aviões Hércules. Nós simplesmente estamos em bons termos com a Rússia e outros países também. Então, nós não está fazendo nenhum inimigo“, disse ele.

A Indonésia também planeja comprar cinco novos aviões Hercules para fortalecer os sistemas de armas militares e substituir os antigos modelos à sua disposição.

Se não encontrarmos obstáculos, esses aviões provavelmente chegarão dentro de dois anos. Acabamos de encomendá-los dos EUA“, acrescentou Totok.

Na semana passada, no entanto, o Ministro de Assuntos Políticos, Jurídicos e de Segurança da Coordenação, Wiranto, anunciou que os planos para comprar o Su-35 não poderia ser realizado em um futuro próximo, devido às possíveis sanções dos EUA.

O que você fará se formos atingidos por essas sanções? Tente pensar nas conseqüências“, disse ele, acrescentando que a compra de armas não é tão simples quanto a dos produtos comuns. Vários fatores devem ser levados em conta.

Tudo tem que estar em sincronia, entendeu?” disse Wiranto.

Vários países asiáticos, incluindo a Indonésia, a Índia e o Vietnã, estão sob ameaça de sanções americanas para a importação de sistemas de armas produzidos na Rússia.

As sanções visam punir o presidente russo, Vladimir Putin, pela anexação da península da Criméia, em 2014, da Ucrânia, o envolvimento na guerra na Síria e a interferência na eleição presidencial dos Estados Unidos em 2016. Eles se estendem a todos os aliados dos EUA que compram armas e equipamentos russos.

A Indonésia está negociando com os EUA para que as sanções sejam suspensas.


FONTE: Jakarta Globe

Anúncios

38 COMENTÁRIOS

  1. Essa ameaça de sanções me parece muito abstrata, mais para um temor que tem tudo para não se realizar.

    • Retórica chinfrim de torcedor, que não explica como ele tem se mostrado incapaz de detectar a aproximação dos F-22 na Síria

      Tente outra vez meu caro Xings!

      • 1. Indiscutivelmente

        Que não se discute, não se compara.
        https://www.dicionarioinformal.com.br/indiscutive

        Como se vê amigo Thiago, toda a eloquência demonstrada pelo corpo estranho entre os comentaristas do CAVOK não corresponde aos fatos visto que o caça da Sukhoi pode sim ser comparado a outros vetores de 4.5 G (Rafale, Typhoon, as versões mais recentes do F-15 e por aí vai) e 5G (F-22 e F-35). E como estamos assistindo na Síria a comparação com o Raptor tem se mostrado desfavorável ao caça russo.

        • Está bem. O F-15 é melhor que o Su-35. O F-35 é incomparável porque ninguém o vê. Nem mesmo os americanos. E agora, as tropas estelares de Trump vão conquistar a galáxia.
          Melhorou, né?
          Posso participar agora?
          Cada coisa……

          • Xings meu caro "corpo estranho", cada postagem sua é uma vergonha que você passa! E agora você se superou ao demonstrar uma incrível deficiência no quesito compreensão e interpretação de texto. Tudo bem que eu não deveria me surpreender com isso afinal você é mais um filhote (malparido por sinal) da "pátria-educadora", aquela que onde falta compreensão e interpretação de texto mas sobra doutrinação política e vitimismo, mas você se superou.

            Vamos aos fatos: Eu não afirmei que o F-15 é superior ao Su-35 e tampouco que o F-35 mas sim refutei o seu chilique histérico segundo o qual o caça russo seria "melhor e incomparável" citando outros caças quer de 4.5 Geração como de 5 Geração que podem sim ser comparados ao aparelho da Sukhoi e relatando um fato real ou seja, nos céus da Síria o Su-35 mostrou-se incapaz de detectar a aproximação do F-22

            Esses são os fatos, agora se por culpa da "pátria educadora" você não consegue compreender e interpretar texto meu caro corpo estranho, fica complicado…rs!

          • Não, ninguém aqui fala esse tipo de coisa. Só vc.

            Qual foi o território anexado pelos americanos nos últimos 100 anos?

    • O logo o cara que não entende nada e nunca fez um comentários sobre aviação vem dizer "indiscutivelmente"?

      Acho que ele precisa de um dicionários para entender o significado da palavra indiscutivelmente.

      • Filhote da "pátria-educadora" é isso aí amigo! não sabe compreender e interpretar texto mas sabe destilar ideologia política ruim e apelar para o vitimismo.

    • Na Venezuela, se arruma um su-30 por um caminhão de papel higiênico.

    • Infelizmente, por ora, é o que a Indonésia tem para oferecer. Quando o país é muito pobre pode acontecer isso. Mas, dentro em breve, com novos investimentos industriais, principalmente chineses, poderão oferecer outros produtos mais nobres. Ou, talvez, dinheiro.

      • De novo com esse proselitismo barato Xings!

        Não estamos interessados meu caro corpo estranho! tente outra vez….

        • Não fique com inveja. Israel está abrindo três novos escritórios na China para facilitar o intercâmbio de pessoas, acompanhando o aumento de negócios entre os países.
          Só tome cuidado. Quem tem olho grande não entra na China.

          • Mais um festival de asneiras não é Xings!

            Até mesmo seus amados chineses ignoram suas bravatas e fazem negócios com os israelenses que você odeia com tanto afinco….

          • Existe a China Real e a China da mente dos malucos.

            Uma não tem relação com a outra.

          • A única diferença é que de cada 1 que a China investe em Israel, ela investe 50 no Irã.. Mas, já é um começo para os israelenses.

      • Errado de novo.

        Não existe produto nobre ou plebeu. Comércio internacional se faz com financiamento.

        Escambo é coisa de pré história. Se atualize.

  2. No fantástico mundo de Trump, a perda de mercado e de influência se combate com sanções.
    Só que ninguém mais se importa com isso.
    É tarde Trump.

    • Xings, meu caro corpo estranho, não estamos interessados em suas divagações palanqueiras e patéticas! Tente de novo ou vá cantar em outra freguesia!

    • Recorde histórico de emprego e de crescimento econômico.

      Estão na pior mesmo.

  3. No ramo da indústria de defesa/militar, fica claro que os compradores e os vendedores são assegurados por questões políticas. É desnecessário falar de qualidade, embora em tempos de rede sociais, fanboys de lado a lado se encarreguem pateticamente de demonizar ou santificar os respectivos lados, o que já se viu que é pura perda de tempo!
    Fica claro nesse e em outros casos ao longo da História, que a compra de armamento bélico por parte de um país é determinado pelas suas relações exteriores e não por que o produto é bom ou ruim.

  4. Se os Russos estão aceitando café, óleo de palma e chá, poderíamos comprar algum equipamento russo, com Café torrado com milho e soja, óleo de dende e erva mate de chimarrão e tereré.

    • Você ainda tem de pagar os produtores , no final da na mesma se for dinheiro ou escambo.

    • É por aí. Como vc acha que a Colômbia compra seus armamentos? Kkkkkk

      • O governo envolvido com o narcotráfico na região, cujas forças armadas aliás são um cartel de drogas, é o da Venezuela, amigo do crápula do Kremlin e da ditadura totalitária chinesa meu caro Xings…

        Como de costume você perdeu uma excelente oportunidade de ficar calado e de não passar vergonha meu caro corpo estranho…rs!

  5. A futura dessa atitude chegará, mas para os EUA, que não aprendem que atitudes estúpidas, e não à Indonésia.

    • Está falando de algo que possivelmente nem venha a acontecer Wellington!

  6. Já faz umas três semanas que o congresso americano influenciado por Mattis , aprovou uma lei que o CAATSA não seria aplicado na Índia ,indonésia e Vietnam , caso estes paises comprassem armamento Russo , desde que eles mostrassem um relatório , que estavam diminuindo a quantidade de equipamentos Russos em suas forcas…

  7. F-15 é melhor obviamente, os números estão aí para contar. Mas mesmo sendo piloto de um Eagle, eu não ficaria muito confortável sabendo que um Flanker-E está vindo em minha direção. Lembrando que uma vitória aérea bem sucedido envolve muitos fatores.

  8. Indonésia está mostrando uma maturidade e estratégia que muitas vezes falta aos nossos governantes, principalmente aos daqui da América do sul.
    Um exemplo, é a forma como o SU-30 foi descartado do programa FX-2 mostra como não conseguimos sair da redoma de poder norte americana, e ao mesmo tempo não conseguimos caminhar em direção a nossa independência militar e economica
    .

Comments are closed.