No dia 8 de junho de 1966, durante um voo de formação, um Lockheed F-104N Starfighter derrubou o segundo Valkyrie.

O voo era para uma foto-publicidade da General Eletric, pois todos os motores ali presentes eram da Companhia. O Lockheed F-104N Starfighter, registro N813NA, pilotado por Joseph A. Walker, piloto de testes de pesquisas da NASA, foi pego pelos vórtices gerados pela ponta da asa do North American Aviation XB-70A-2 Valkyrie, registro 62-0207, o segundo protótipo do bombardeiro estratégico Mach 3+. O Starfighter subitamente rolou em direção ao bombardeiro, atingindo-o na deriva esquerda.

Apesar do abarroamento, o Valkyrie continuou voando em linha reta e nivelado por 16 segundos antes de começar um rolamento invertido. O piloto do B-70, Alvin S. White, conseguiu se ejetar, apesar de estar gravemente ferido. Joe Walker e o co-piloto do B-70, Major Carl S. Cross, da Força Aérea dos Estados Unidos, morreram.

Fotografias e filmes cinematográficos da formação estavam sendo tirados a partir de um Gates Lear Jet. As fotos eram para uma campanha publicitária da General Electric, mostrando aviões militares dos EUA que eram propulsados por motores da GE. Os procedimentos da USAF para solicitação e aprovação de voos publicitários não foram devidamente seguidos. É provável que este voo jamais tivesse sido aprovado, se os requisitos de segurança tivessem sidos seguidos a risca.

Segundo relatos, pouco antes da colisão, Walker transmitiu por rádio: “Estou me opondo a essa missão. É muito turbulento e não tem valor científico”.


Com informações de Bryan R. Swopes.

Anúncios

7 COMENTÁRIOS

  1. Lamentável, mas já aconteceu em outros casos similares, inclusive recentemente com o F-18E/F Super Hornet.

    • Meteor para os Gripens (?) e agora a versão ar-terra AV-MTC.. Excelente!
      .
      Agora falta retornar o projeto do MAR-1
      .
      De toda forma boas notícias.
      Tomara que tudo se realize e não fique apenas nas especulações.

    • Esperamos que a arma seja mais eficiente que a segurança. Três vazamentos de informação em uma matéria só.

Comments are closed.