O único Yak-110 será apresentado e demonstrado em voo no EAA AirVenture 2018. (Foto: Jim Raeder / EAA)

O Yak-110, um avião acrobático inovador criado ao juntar dois Yak-55 pelas asas e que terá adicionado um motor a jato General Electric CJ610-6, além dos dois motores radiais, está programado para aparecer e atuar no EAA AirVenture Oshkosh 2018 pela primeira vez.

O principal construtor do Yak-110, Dell Coller, membro da EAA, disse acreditar que Oshkosh é o lugar perfeito para trazer seu novo avião experimental.

“Não consigo pensar em um lugar melhor para trazer esse avião no primeiro ano”, disse Dell. “Eu acho que todos os que participam do show estão realmente em aviões experimentais, obviamente por ser a Associação de Aeronaves Experimentais. Eu acho que eles realmente gostariam de ver este avião”.

Jeff Boerboon, também membro da EAA e piloto do Yak-110, disse que está animado para pilotar o avião no AirVenture porque ele sabe que o público estará preparado para apreciar a natureza única da aeronave.

“Essa é a ótima coisa sobre Oshkosh, há muitas pessoas experientes lá que sabem sobre essas coisas”, disse Jeff.

Embora ele tenha admitido que foi um pouco mais avançado do que suas primeiras incursões em construção de casas, Dell disse que as habilidades básicas ensinadas pela EAA constituíram a base do conhecimento que lhe permitiu lidar com a construção do Yak-110.

“Tudo começou com as habilidades básicas que você aprende nas oficinas da EAA, através da revista e de todos os outros recursos”, afirmou. “Todas as coisas que me permitiram fazer este projeto começaram com as habilidades básicas de construção de casas”.

4 COMENTÁRIOS

  1. Inovador por ser civil acrobático ainda vá lá, porque essa história de juntar aviões é bem velha, basta citar 2 exemplos : o North American P/F-82 Twin Mustang e o Heinkel He 111Z Zwilling.

    • Eu havia pensado justamente no F-82 Twin Mustang. Mas a adição de um turbojato CJ-610 (versão civil do J-85 empregada pelos primeiros Learjets) torna tudo bem interessante.

  2. O doido! E ainda vão botar um "turbojatozinho" ali entre as duas fuselagens… Não sei porque, imaginei a cena do Coyote montado num foguete (e outras traquitanas com foguetes) e acendendo o pavio, saindo disparado kkk

  3. Inovador não sei se é, mas que é uma ideia fora da cazinha, disso não tenho dúvidas …

Comments are closed.