Projeto de helicóptero de alta velocidade está em desenvolvimento na Rússia, com o apoio do TsAGI. Instituto Aero-Hidrodinâmico de Zhukovsky.

Um laboratório voador sob o projeto de um helicóptero avançado de alta velocidade do Kamov Design Bureau será criado com base no helicóptero Ka-52 em breve, disse o diretor-geral do Instituto Aero-Hidrodinâmico de Zhukovsky (TsAGI), Kirill Sypalo.

“Sergei Mikheyev [designer-chefe do Departamento de Design da Kamov] planeja começar a trabalhar no futuro iminente para criar um laboratório voador de um helicóptero avançado de alta velocidade com base no helicóptero Ka-52”, disse ele.

De acordo com o chefe do TsAGI, o trabalho no helicóptero avançado de alta velocidade está ocorrendo em duas direções. Na primeira área de trabalho, alguns desenvolvimentos, como os novos layouts de pás e rotores, serão instalados nos helicópteros Mi existentes. Na segunda área, especialistas estão desenvolvendo basicamente um helicóptero com design novo, cujo projeto foi apresentado pelo Departamento de Design de Kamov.

Em outubro, a mídia social russa “acidental” vazou as imagens de um avançado helicóptero de alta velocidade cujo projeto foi apresentado pelo Kamov Design Bureau.

O conceito apresenta um sistema de rotor coaxial de asa fixa “delta”, um cockpit lado a lado e motores impulsores na traseira semelhante ao que é utilizado no Sikorsky S-97 Raider. O sistema de rotor coaxial será acionado por dois motores. O helicóptero também terá trem de pouso retrátil.

Como foi relatado anteriormente, o Ministério da Defesa da Rússia obterá três projetos de um avançado helicóptero de combate de alta velocidade com um projeto diferente e um esquema aerodinâmico para testes. De acordo com as exigências do Ministério da Defesa, o avançado helicóptero de combate de alta velocidade deve desenvolver uma velocidade máxima de mais de 400 km/h e velocidade de cruzeiro de mais de 360 ??km/h.

A primeira versão é o helicóptero clássico com um rotor principal e um rotor de cauda. A segunda variante é um helicóptero com um motor combinado, que compreende o rotor principal e hélices laterais adicionais impulsionado o helicóptero para frente. O terceiro esquema é um helicóptero de rotor coaxial com rotores rígidos e uma hélice impulsora adicional chamada hélice de propulsão.

De acordo com o vídeo promocional divulgado pelo estúdio de TV Roscosmos, para celebrar os 100 anos do TsAGI, os cientistas detalham os trabalhos para melhorar o desempenho do helicóptero avançado de alta velocidade. 


Fonte: TASS – Edição: Cavok

Anúncios

10 COMENTÁRIOS

  1. Em matéria de helicópteros os russos são muito bons, não ficaria surpreso se apresentassem ao mundo uma máquina robusta e eficiente.

    • E para piorar os russos vão ter de correr, e muito, atrás dos EUA, que estão bem mais adiantados nas pesquisas sobre helicópteros de alta velocidade

  2. ahahah o Egito acaba de desistir do KA-52 que comprou por mais apaches. ahahaha. tecnologia russa não vale nada.

    • Os Apaches são comprados com o dinheiro da ajuda militar americana.
      Só faltava o Egito usá-la para comprar armamento russo.
      Seria um escárnio.

      • O escárnio são os helicópteros russos, que não funcionam! Aliás foi por esse motivo que a Índia, que não recebe ajuda dos EUA, mandou uma banana para o Mi-28 e comprou o Apache…

        Aceite Xings!

  3. Os russo precisam apresentar modelos novos primeiro, e não releituras de modelos soviéticos, para depois apresentar tecnologias inovadoras.

  4. Horrível, mas com personalidade — não é uma cópia barata do Sikorsky.

    Aguardemos o plágio chinês, com propulsão russa.

Comments are closed.