O Irã pretendia adquirir um número não determinado de aeronaves Sukhoi Superjet 100 para suas companhias aéreas. (Foto: Sukhoi)

No dia 2 de janeiro, autoridades iranianas anunciaram que o país perdeu interesse em adquirir aviões Suhkoi Superjet 100 da Rússia devido a problemas com a empenagem da aeronave, conforme relatado pela agência de notícias iraniana Mehr.

Além do anúncio, Maghsoud Asadi-Samani, secretário da associação das companhias aéreas iranianas, observou que as três companhias privadas têm discutido a possibilidade de arrendar os aviões.

O vice-diretor da Organização de Aviação Civil do Irã enfatizou que, embora o Irã tivesse demonstrado interesse em comprar entre 24 e 100 aeronaves russas Superjet 100, existe agora uma maior preferência por aviões mais espaçosos e tecnicamente avançados de fabricação estrangeira, em particular da Boeing e Airbus.

Anteriormente, foi relatado que a República Islâmica do Irã e a fabricante de aviões ATR estão prestes a assinar um acordo de compra de 20 aviões de passageiros de curta distância, de acordo com um oficial iraniano citado pela Reuters. O acordo continuaria a cadeia de contratos assinados com a Boeing e a Airbus no início de dezembro.

Problemas detectados na empenagem do SSJ100 podem ter contribuído para desistência do Irã.

No dia 22 de Dezembro de 2016, a Iran Air e a Airbus assinaram um contrato firme para 100 aeronaves, com base num compromisso inicial assinado em Janeiro de 2016 em Paris. O acordo firmado por Farhad Parvaresh, Presidente e CEO da Iran Air e Fabrice Bregier, Presidente e CEO da Airbus, abrange 46 aeronaves A320 Família, 38 A330 e 16 aeronaves A350 XWB. As entregas começarão no início de 2017.

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