O Corpo de Guardas da Revolução Islâmica do Irã (Islamic Revolution Guards Corps – IRGC) revelou um novo míssil antitanque chamado Azarakhsh.

O IRGC revelou no dia 1º de março um novo míssil anti-tanque fabricado pela industria iraniana. O novo equipamento militar, denominado “Azarakhsh (relâmpago)”, foi revelado durante uma cerimônia em Teerã. Embora o Corpo de Guardas da Revolução Islâmica do Irã não admita o míssil tem no AIM-9 Sidewinder a sua origem.

O míssil pesa cerca de 70 kg e pode ser instalado em helicópteros. O alcance foi dito ser de 10 km e o mesmo ser ‘dispare-e-esqueça’.

O míssil ar-superfície e superfície-superfície também está equipado com buscadores de calor e teria uma velocidade máxima de 1.980 km/h.

Especialistas e técnicos militares iranianos fizeram, nos últimos anos, grandes avanços na fabricação de uma ampla gama de equipamentos nacionais, tornando as forças armadas auto-suficientes. Teerã sempre assegurou a outras nações que seus militares não representam qualquer ameaça para os países regionais, dizendo que a doutrina de defesa da República Islâmica baseia-se inteiramente na dissuasão.


FONTE: Tasnim News Agency

Anúncios

21 COMENTÁRIOS

  1. Imediatamente se tornou o míssil mais mortal do universo obviamente depois dos russos e chineses..

    Pilotos israelenses, americanos e europeus estão tendo pesadelos com estes mísseis..

  2. Não é uma ideia nova, diga-se.
    Os iranianos levaram adiante uma perspectiva de uso que os norte-americanos já haviam aventado. Não foi adiante devido aos custos…
    A migração de finalidade não é algo novo… Os iranianos convertem os velhos S-75 Dvina em mísseis balísticos táticos e os russos já testaram o vetor 57E6 como arma anti-carro…
    Neste caso, a conversão de um míssil da família AIM-9 em um vetor anti-carro, certamente houve uma abordagem quando a cabeça direcional e a cabeça de guerra, alteradas obviamente.

    • Quando você fala " Não é uma idéia nova" se refere em transformar o AIM-9 em anti tank? Porque se for isso acho que o Javelin é muito melhor que essa "gambiarra" iraniana, aliás com Javelin + A-10 não tem tank que aguente.

  3. mais uma enganação xiita. o sistema de busca sidewinder por calor não serve para alvos em terra. muito menos anticarro. Nenhum país usa isso por que sabe que fonte de calor num campo de batalha iria confundir o míssil. propaganda Xiita falsa

    • Não precisa nem ser em batalha, guias de calor se enzebram só de estar próximo ao solo.

Comments are closed.