A primeira aeronaves A321 que foi entregue para a Iran Air. (Foto: Airbus)
A fabricante europeia Airbus entregou o primeiro A321 para a companhia iraniana Iran Air. A aeronave A321-211SL, matrícula EP-IFA (cn 7418), ex-D-AVXF, foi recebida pela empresa e agora aparece no registro de aeronaves civis do Irã. Uma cerimônia oficial de entrega está marcada para o dia 11 de janeiro.

Um porta-voz da empresa de aviação europeia disse no dia 8 de janeiro que a “aceitação técnica” foi concluída, marcando um momento-chave na abertura das compras pelo Irã após o levantamento da maioria das sanções internacionais.

A aeronave A321 de 189 lugares será transferida da instalação da Airbus em Hamburgo no final da semana, rumando para Teerã. Autoridades iranianas disseram que haverá outra cerimônia quando o jato chegar ao Irã nos próximos dias.

O contrato de compra entre a Iran Air e a Airbus prevê a entrega de 46 aeronaves da família A320, 38 aviões A330 e 16 aeronaves da família A350.

O primeiro A321 da Iran Air durante testes em Hamburgo, na Alemanha, no dia 21 de dezembro. (Foto: Dieter Müller / Hamburg Finkenwerder News)
O Irã encomendou no total cerca de 200 aviões comerciais do ocidente, incluindo 80 aviões da fabricante norte-americana Boeing, desde que as sanções foram aliviadas em troca de restrições ao polêmico programa nuclear iraniano.

SEM COMENTÁRIOS