Dentro do pacote estav incluído os helicópteros de ataque Mi-28N.

O governo do Iraque informou neste sábado que cancelou um acordo de 4,2 bilhões de dólares para comprar aviões militares, helicópteros e mísseis da Rússia, citando uma possível corrupção no contrato.

Em uma troca confusa, o anúncio feito pelo gabinete do primeiro-ministro, Nuri al-Maliki, foi imediatamente desmentido pelo ministro da Defesa, que negou as acusações de corrupção, alegando que os negócios ainda eram válidos.

Equipamentos militares dos Estados Unidos continuam sendo fundamentais para as forças armadas do Iraque, mas analistas de segurança disseram que o acordo russo havia aparecido para abrir um caminho para Maliki para resistir à pressão dos EUA para diversificar seus fornecedores de armas.

O acordo russo foi fechado assim que Washington advertiu o líder xiita iraquiano para frear vôos transportando armas iranianas através do espaço aéreo iraquiano para ajudar o presidente sírio, Bashar al-Assad, em sua luta contra uma revolta lá.

O conselheiro de mídia de Maliki, Ali al-Moussawi, disse que a decisão de renegociar os acordos foi tomada depois de o primeiro-ministro ser informado sobre irregularidades no contrato.

“Nossa necessidade de armas ainda está de pé e vamos renegociar novos contratos”, disse Moussawi. “Esta é uma medida de precaução por causa de suspeitas de corrupção.”

Mas o ministro da Defesa, Sadoon al-Dulaimi, que negociou com os russos, rejeitou as acusações de corrupção. “Nenhum contrato foi assinado. Estas foram apenas ofertas técnicas e financeiras”, disse ele a repórteres em Bagdá.

Fonte: Reuters, via Estadão

Dica do amigo Symon. Obrigado 😉

Solicito um minuto da atenção de você leitor do Cavok. Estamos tendo despesas elevadas com servidores devido ao alto tráfego gerado mensalmente, e precisamos da ajuda de todos para continuar mantendo o site estável e permanentemente no ar. Sem a ajuda de vocês, fica inviável manter o Cavok, já que infelizmente as empresas aeronáuticas brasileiras até o momento não anunciaram no nosso site, mesmo sendo o Cavok uma das maiores referências sobre notícias de aviação do país, reconhecido inclusive internacionalmente, e um dos sites de aviação mais visitados do país, senão o maior. Para contribuir, utilize as formas de pagamento online abaixo ou nos botões localizados na barra lateral.




Desde já meu muito obrigado.

Fernando Valduga

Enhanced by Zemanta
Anúncios

22 COMENTÁRIOS

  1. Eu sinto muito por aqueles que acreditam nele

    Interfax-ministro iraquiano negou tenda kontraktas Rússia

    O ministro da Defesa iraquiano Sadun al-Dulaimi (Saadun al-Dulaimi) negou mídia sobre o fracasso do contrato militar com a Rússia por 4,2 bilhões de dólares. Por isso, conforme relatado por canal de TV "Al Jazeera", anunciou em conferência de imprensa no sábado, 10 de novembro.

    De acordo com al-Dulaimi, pontos de execução do contrato continua. O ministro também rejeitou a alegação de que o contrato foi encontrada à corrupção. Segundo as autoridades, esta especulação pode ter vindo do fato de que o governo iraquiano anunciou mais tarde detalhes do contrato Comité Anti-Corrupção.

    A assinatura de um contrato militar entre a Rússia e os braços do Iraque lidar vale 4,2 bilhões dólares tornou-se conhecido no início de outubro, quando Moscou foi visitado pelo primeiro-ministro Nuri al-Maliki. De acordo com relatos da mídia, os detalhes do acordo negociado secretamente pelas Partes desde abril, com a participação do ministro da Defesa iraquiano Sadun al-Dulaimi.

    • Caro Amigo Rustam,

      Porque então o Governo Russo esta demitindo todos os altos generais, inclusive o ministro da defesa por corrupção?

      Será que a Oboronservice tem relação com o Iraque?

      Abraço
      Symon

      • Simon sistema militar russa é difícil de entender, mas eu vou explicar para você

        1 – nos Estados Unidos a venda de armas zanimaetsya Departamento de Defesa (Pentágono) na Rússia este Rosoboronexport empresa zanimaetsya que yavlyaetsya relatórios unidade do governo para o presidente da Rússia http://www.roe.ru/cite/news/eng_news.html
        2-militares plantas na Rússia não são o Departamento de Defesa e podchinyayutsya governo podchinyayutsya russo e independente de militar
        Vendas 3 empresa Oboronservis não estava preocupado com contratos militares e civis propriedade raspolryazhalas Departamento de Defesa e gravado de alimentos
        Corrupção foi a venda de terras a preços baixos e fraudes na área de alimentos
        Ministro Serdyukov não gostava do exército, porque ele não era um soldado profissional e funcionários civis estavam roubando propriedade e propriedade do Ministério da Defesa
        Ele instalou um 4-herói da Rússia Sergei Shoigu que anteriormente criados e gerenciados 20 anos ministersvom resgate a melhor do mundo, ele agora vai levar vporyadok nosso exército e rejeitamos os negócios corruptos como carros para venda que são tigres pior
        5 – O Iraque não está conectado com os militares, só no Iraque é uma luta pela reversão da transação, assim como no Brasil, onde o grupo de funcionários vyskazyvayutsya em favor de um ou de outro fabricante para reparação

  2. Este contrato com a Rússia é uma ENORME E INACEITÁVEL vergonha para o Departamento de Estado e os Militares americanos.

    Pois depois de TODA a operação americana no Iraque ele MOSTRA cabalmente que uma das principais hipóteses negativas sobre o resultado do envolvimento americano no Iraque pode estar encaminhando sua realização.

    Ao colocar a minoria Xiita no poder (no lugar do Sunita e laico Saddam Hussein) a médio e longo prazo havia o perigo de uma tendência do Iraque poder se aproximar do dos Xiita iranianos como da Rússia.

    Está me parecendo mais uma guerra midiática dentro do Iraque para constranger os líderes xiitas iraquianos a negociar com os russos através de veículos jornalísticos controlados e/ou simpatizantes com os americanos…

    Nada que já não tivéssemos visto por aqui mesmo em relação aos franceses…

    Normal faz parte do joguinho…

    • Ao contrário do que acontece sempre, talvez você esteja certo desta vez.

    • Correção Giba: Os Xiitas são maioria no Iraque. De resto eu concordo contigo.

    • Hoje os americanos devem ter um certo "arrependimento" por eliminar Sadan, já que na verdade ele não era tão perigoso assim, como ficou comprovado.

      • ECO, tu acredita que Saddan foi "eliminado" por ser ou deixar de ser perigoso? 🙂 Saddan saiu de cena como sairam muitos outros que foram "considerados"… digamos… "obtusos" com o "progresso"… rsrsrs

        • Sadan foi eliminado sobretudo porque atrapalhava os interesses yankes naquela região. A periculosidade daquele regime foi exacerbada, assim como a história das "armas de destruição em massa".

    • Só uma observação:

      no Iraque a maioria da população é Xiita, correpondem a + ou – 60-65% da população iraquiana, por isto, um Iraque livre do governo sunita imposto por Sadan, tende a ser um aliado natural do Iran…

      Sadan, apesar do governo laico, era Sunita, e praticamente todo o seu governo (ditatorial) era composto por sunitas, que eram então, a minoria governante (os sunitas correspondem à cerca de 32-37% da população do Iraque).

      O Iraque laico de Sadan tb tinha uma minoria cristã expressiva e que vivia bem por lá…e foram os cristãos os que mais sofreram com radicalização imposta pela invasão estadunidense. Apesar de corresponderem a somente 5% da população
      formaram 40% dos iraquianos que fugiram para fora do país, abandonando tudo, trabalho, lares….

  3. Acho que nunca houve uma intenção verdadeira em adquirir armamento russo. Os iraquianos devem ter soltado essa ideia pra pressionar os americanos pra venderem mais armas. A Arabia Saudita fez o mesmo, querendo comprar aviões, tanques, helicopteros de ataque e transporte no inicio do ano, depois disso conseguiram tudo o que desejaram dos americanos sem nenhuma restrição e nunca mais se houve falar dessas tais compras dos russos.

  4. O Iraque quer de qualquer forma voltar a ser importante e influente no OM e fará isso comprando equipamento Russo, Americano, Chinês ou de qualquer outro de quem conseguirem comprar. E, numa boa, se tiver corrupção neste negócio, é bem pequena, nada como os escândalos que infelizmente estamos acostumados a ver por aqui, já que o preço do pacote parece bem justo pela quantidade de material.

    • Permita-me discordar.

      Mesmo com a saída das tropas do Iraque, você acredita que os Americanos abandonaram seus interesses?? De maneira nenhuma!! Hoje pelo menos uns 10 a 15 mil (se não for mais) americanos a serviço do governo dos EUA estão no Iraque.

      O Iraque, apesar da "democracia"(entre aspas)é o quintal dos EUA. Lá eles fazem oque querem, vendem o armamento que querem, escolhem o governante, enfim mandam em tudo.

      O Iraque é a mais nova colônia americana quer os iraquianos queiram ou não. Quem você acha que vai financiar toda a reconstrução do país?? Quem você acha que irá ficar no controle das empresas iraquianas?? Obviamente que os grandes conglomerados americanos deverão tomar conta de tudo no Iraque.

      Portanto, o Iraque não será importante tão cedo no contexto do Oriente Médio.

      • Amigo, aquele povo é diferente e se não quiser não tem americano que mande lá. Quanto ao financiamento da reconstrução, eles mesmo estão pagando com o dinheiro do petróleo. O que acontece é que os americanos e seus aliados estão abocanhando boa parte do dinheiro investido na reconstrução de toda infraestrutura que eles mesmo destruiram. Lembre-se que o Iraque já foi "colônia dos EUA" nas décadas de 70 e 80 e o que aconteceu depois todos nós já sabemos.

  5. reversão da transação é entre 500-800000000 dólares, assim no Iraque começou agrupamentos boba para este recuo

    contrato como ele era e permaneceu

  6. Isso deve ser mais um caso de especulação, podem até rever o contrato, mais não deixar de realizar a compra, pois não dispõem de tempo para esperar a boa vontade dos Eua, e nem os EUA estão afim de fornecer esses armamentos ao Iraque por medo de haver espionagem industrial por parte de Iran.

    Terá a recente demissão do então ministro da defesa russo alguma conexão com essa noticia?

    • Com certeza os Mig 29 iranianos serão beneficiados sde o Iraque comprar Mig 29 da Russia…

  7. Dificil dizer, mesmo noticias vindos dos sites russos as vezes são cobntraditorias, outras vezes eles mesmos revertem decisoes que tomaram..

    É como a classe Lada de submarinos : primeiro iam lançar, depois iriam cancelar, um ano depois voltaram atras e agora vao reformar e terminar a classe.

    Boataria de internet é complicado…

    • Caro kwhvelasco, há um novo comercial que diz "beber cachaça é um estilo de vida"… 😀

Comments are closed.