A primeira aeronave Yak-130 da Força Aérea da Argélia sendo embarcada num An-124 na unidade da Irkut, na Rússia.

A Força Aérea da Argélia receberá o seu primeiro de 16 jatos de treinamento Yakovlev Yak-130 projetado pela Irkut antes do final do ano, com a Rússia também prestes a adicionar mais 65 aeronaves do modelo no seu inventário. O primeiro jato Yak-130 para a Força Aérea da Argélia foi embarcado no final do mês de novembro num An-124, e antes do final do ano estará voando na Argélia.

Um lote inicial de pilotos da Argélia também acabaram de passar pelo treinamento de voo com aeronaves Yak-130 com instrutores russos. Quando estiverem em operação na Argélia, os novos aviões serão utilizados para preparar os futuros pilotos de caças Su-30MKA do país.

A Argélia encomendou 16 aeronaves de treinamento Yak-130 em 2009.

Os futuros pilotos argelinos foram submetidos a um curso de três meses cobrindo a teoria de vôo e treinamento prático, antes de realizarem seus voos solos no início de setembro, no aeroporto da unidade da Irkutsk Aviation. Engenheiros e técnicos também participaram na Irkutsk de treinamento nos novos jatos.

Em março de 2006, a Argélia encomendou 16 jatos Yak-130 como parte de um pacote de US$ 7,5 bilhões, que incluia também 28 caças Sukhoi Su-30MKA e 34 Mikoyan MiG-29, bem como sistemas de defesa aérea S300 e SA-19.

Os caças MiG-29 foram rejeitadas posteriormente e retornaram à Rússia devido a problemas de qualidade.

Os jatos Yak-130 encomendados pela Argélia serão utilizados para treinar os pilotos dos caças Su-30MKA.

A Irkut também está aguardando uma finalização de um contrato adicional com a Rússia, para adicionais 65 aeronaves. A Força Aérea da Rússia iniciou o treinamento de pilotos de combate com o Yak-130 em abril desse ano, e a fabricante acredita que Moscou deva, eventualmente, adquirir cerca de 250-300 jatos.

A Irkut também está a procura de potenciais clientes internacionais para a aeronave Yak-130, inclusive de países interessados em utilizar o jato na tarefa de ataque leve. A aeronave possui uma capacidade de transportar uma carga de armas de até 3.000 kg (6.610 libras).

Anúncios

SEM COMENTÁRIOS