A Força Aérea israelense (Israeli Air Force – IAF) mantem silêncio sobre o uso do seu Lockheed F-35I “Adir” em combate no mês passado durante ataques realizados contra os sistemas de defesa aérea sírios. A ação foi montada após um confronto de fronteira que culminou com a derrubada de um F-16 da IAF por um míssil de superfície-ar.

O possível debut pelo F-35I na ofensiva não foi confirmado oficialmente, com o comandante da Força Aérea israelense, Major-General Amikam Norkin, negando as operações com o modelo.

Oficiais da Força Aérea descreveram o caça stealth como um “coletor de super inteligência” e um “exímio jogador”, apontando para sua capacidade de adquirir e distribuir dados para outros recursos no ar e no chão.

O esquadrão de Golden Eagle (Águia de Ouro) da Força Aérea israelense atualmente opera nove F-35I e deve receber mais 6 este ano.

Israel até agora se comprometeu a adquirir 50 caças F-35A. O modelo Adir difere dos demais por conter equipamentos e armas de guerra eletrônica desenvolvidos localmente.


FONTE: Aviation Week

Anúncios

17 COMENTÁRIOS

  1. Diante do emprego de tantos softwares inovadores para executar uma quantidade de funçoes que nenhum caça jamais executou antes , é natural que se leve um tempo para se ajustar e harmonizar tudo isto para que funcione sem falhas, e quando isto ocorrer, parece que o F-35 terá a supremacia dos céus por um bom tempo. Um único esquadr?o pode dotar qualquer força aérea de uma vantagem enorme sobre seus adversários.

  2. Não creio nisso não! Não acho que o F-35 esteve envolvido em qualquer ação na Síria

    • Imagina se isso for verdade? O editor daquele blog anti F-35 vai surtar, vai babar de ódio!

      • Realmente seria ótimo se isso for verdade! Muita gente ficaria de bucha na mão ou, como se diz no norte do Brasil, com cara de quem comeu abiu…rs!

      • Mas qual é o problema se for usado, se Israel comprou e declarou operacional é para ser usado.

        • O que não dá para entender é o porque pedem provas de operações que deveriam ser sigilosas.

  3. Sim. Sim.
    Logo depois, ele foi reabastecido no ar, voou até Moscou sem ser identificado e retornou a Israel.
    Agora, conta outra.

    • E dizem que no caminho de volta sobrevoou Teerã e jogou uma carga de revistas pornográficas em cima da casa do Ali Khamenei.

    • Vive afirmando mentiras sem provas e quer prova dos outros?

      O que você sabe sobre as operações sigilosas da força aérea de Israel???
      Nada?

      Só sabe é postar mentiras de fontes anônimas da TV árabe…

    • Pior são outros que tentam aparecer mas tiveram que voltar para casa bem mais cedo do que o esperado. Não serviu nem para testes por enquanto.

  4. isso é propaganda xiita/russa. Eles querem desmoralizar o F-35 de qualquer jeito. só que a IAF não é burra de empregas o mesmo sem antes ajustar os sistema deste ao armamento local. isso é fake news barato.

  5. Se aconteceu foi como um Stealth de verdade deve se comportar..

    Foca no sucesso da sua missão e não ficar gerando post em fórum de internet aumentando as poucas características 5G que se tem.

  6. E se for para trabalhar da maneira como descrito na reportagem, Israel comprou na verdade uma frota de AEWC ao invés de caças bombardeiros ? E um UAV não faria essa mesma função de coletar e distribuir dados a uma formação de ataque ?

    Alguém sabe o porque do F-35 danificado "por aves" ainda não ter retornado à operação.

    De qualquer forma, é uma máquina em comissionamento, por isso a curiosidade quanto as capacidades da aeronave. Mas como todo projeto inovador apesar dos custos altissimos, estão trazendo knowhow ao EUA e a Israel, assim como as aeronaves russas na Siria. Se puderem me ajudar com minhas duvidas agradeço.

  7. Digamos que tenha acontecido…

    Os israelenses divulgam alguns vídeos e tal..

    Ai o outro lado vai dizer que já sabia e quem tem informações secretas de como impedir e bla bla bla bla de sempre..

    Os mesmos eternos trolls vão a loucura e vão ficar torrando o saco, sem falar nada com alguma coisa como de hábito.

Comments are closed.