Alenia/Aermacchi M-346 Master
Alenia/Aermacchi M-346 Master

A Força Aérea Italiana tornou-se o primeiro cliente do Alenia/Aermacchi M-346 Master, caça de treinamento avançado, após a assinatura de um muito aguardado contrato no valor de 220 milhões de Euros (US$330 milhões).

Assinado pela companhia e pelo diretor geral de armamentos aéreos do Ministério da Defesa, no dia 10 de novembro, o acordo cobre a entrega de um sistema integrado de treinamento compreendendo inicialemente seis aeronaves e o equipamento de treinamento básico relativo no solo. Financiado pelo ministério de desenvolvimento econômico da Itália, o contrato também inclui um pacote de manutenção e suporte logístico de cinco anos.

A Itália eventualmente planeja comprar 15 aeronaves de configuração dedicada para treinamento, designada T-346A, as quais irão reduzir o trabalho agora feito pela unidade de conversão operacional.

A aeronave irá incorporar displays integrados nos capacetes, comando de voz, sensores infravermelhos com visão frontal e gestão integrada de aviônica, além de um sistema de recuperação automático no caso de desorientação do piloto e um sistema de aviso de proximidade ao solo (GPWS).

A Alenia/Aermacchi entregará as duas primeiras aeronaves T-346A no final desse ano. Essas serão designadas para a unidade experimental da força aérea, na base aérea de Pratica di Mare, próxima de Roma, pelo período de um ano de avaliação e testes operacionais.

As próximas quatro aeronaves deverão ser enviadas no final de 2011 para base aérea de Lecce, sudeste da Itália, que é o lar da escola de voo da força aérea – 61ª Ala. Estes pilotos graduados e instrutores usam atualmente o Alenia Aermacchi MB-339A/CD.

Na primeira fase do contrato irá também ser entregue dois simuladores completos da CAE e um treinador de uma terceira empresa, desenvolvido pela empresa Selex Galileo, além de treinadores baseados em computadores (CBT).

Um dos protótipos do M-346 estará se demonstrando, de 15 a 19 de novembro, no Dubai Air Ahow, nas cores da Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos, já que o cliente selecionou previamente o modelo para uma seleção que irá comprar 48 aeronaves.

Fonte: Alenia/Aermacchi

Anúncios

SEM COMENTÁRIOS