j-20_pak-faQuem acompanha o CAVOK, especialmente nos temas relacionados sobre a Guerra Fria, sabe que russos e chineses nunca tiveram boas relações. Agora imagine um hipotético conflito entre as nações e, imagine mais um pouco, o encontro das suas aeronaves de 5ª Geração. Quem seria o melhor?

Então, como poderia ser o embate entre o Sukhoi T-50 PAK-FA contra o chinês Chengdu J-20? Isso dependeria do tipo de conflito. O PAK-FA é definitivamente um caça de superioridade aérea e não está claro se o J-20 é um caça multifuncional.

O caça de discrição J-20 está nas manchetes em todo o mundo – e por razões óbvias. Embora o avião tenha sido visto em várias fases de testes há alguns anos, o avião acaba de fazer sua estréia oficial em um show aéreo na China – um símbolo do crescente poderio militar de Pequim.

j-20Junto com o novo porta-aviões da China (com um segundo em fase de conclusão, sendo que este é o primeiro a ser construído em um estaleiro chinês), vários tipos de armas avançadas anti-navio, várias versões de submarinos avançados e muito mais, Pequim claramente está em curso para se tornar uma das potências militares mais perigosas do mundo, ao lado da Rússia e dos EUA.

A Rússia e a China recentemente se aproximaram para colaborar e limitar a influência dos EUA em todo o mundo. No entanto, as relações entre as duas grandes potências nem sempre foram boas.

Pak Fa T-50 #0A República Popular da China e a União Soviética até travaram uma breve guerra não declarada na fronteira em 1969, destruindo a ilusão de um bloco comunista coeso. Embora a China e a Rússia pós-soviética tenham boas relações, há sempre a possibilidade de que, no futuro, seus interesses possam divergir. Em caso de conflito, o poder aéreo desempenharia um papel fundamental.

Se houvesse uma guerra no Extremo Oriente da Rússia, onde um conflito com a China poderia ocorrer, o alcance será um fator importante. Embora não haja informações específicas disponíveis sobre o desempenho e alcance do J-20 ou do PAK-FA, dado o tamanho do avião chinês, suspeita-se que ele tenha ‘longas pernas’. Provavelmente também tem uma carga muito maior. Em geral, o J-20 poderia ser mais útil se fosse usado como um avião de ataque.

É difícil dizer o que aconteceria se os dois aviões se encontrassem em uma batalha aérea. Nunca houve um caso em que dois aviões furtivos se encontraram em um duelo ar-ar. Até recentemente, o Lockheed F-22 Raptor era o único caça stealth operacional no planeta. Aeronaves anteriores como o F-117 e o B-2 são, obviamente, otimizadas para ataques de ar-terra.

pak-fa-t-50Se o J-20 e o PAK-FA revelarem-se genuinamente furtivos, um engajamento aéreo pode se transformar em um combate aéreo visual. Isso supondo que as duas forças opostas poderiam encontrar um ao outro.

Pode-se imaginar que o radar de baixa freqüência seria capaz de direcionar os grupos de jatos diretos ao combate. Os jatos russos e chineses poderiam então ser capazes de localizar uns aos outros com mais precisão usando sensores de infravermelho. No entanto, discernir dados precisos de alcance de um sensor de infravermelho é problemático e não está claro se a Rússia ou a China tem tecnologia de qualidade para essas câmeras. Assim, mesmo com IR, nenhum dos lados seria capaz de atirar no modo BVR.

Isso significa que as duas forças opostas seriam forçadas a uma luta de alcance visual. O J-20, que é propulsado por motores destinados ao Sukhoi Su-27, está em uma enorme desvantagem. Comparado ao PAK-FA, o J-20 é submotorizado. Além disso, o PAK-FA possui empuxo vetorado tridimensional, conferindo-lhe manobrilidade excepcional em baixa velocidade. Isso significa que o avião russo provavelmente tem um raio de virada e desempenho alto ângulo de ataque. Mas se ambos os lados tiverem mísseis de ponta alta e sistemas de mira montados no capacete, o J-20 pode ter um tiro de sorte, no entanto, o PAK-FA provavelmente ainda tem vantagem.

sukhoi_t_50_chengdu_j_20_fightersEm última análise, tudo isso é pura especulação e esperamos que continue assim. Uma guerra entre a Rússia e a China não seria boa para nenhuma das nações e poderia arrastar outras nações e levar a um conflito mais amplo…


FONTE: Warrior

Anúncios

67 COMENTÁRIOS

  1. PAK FA vs F35 … esse é o duelo do futuro, o J 20 está mais para F22 ,,, apenas opinião pessoal.

  2. Tem algo nesse J-20 que não parece correto, muito grande, desproporcional, motores subdimensionados. Resumindo: apesar do acabamento RAM parecer ser de melhor qualidade que o PAK FA, se fosse para apostar, colocaria tudo no lutador russo. O PAK FA terá motores melhores e sensores melhores e na minha opinião, "stealthiness" não é tudo. Os radares e os IRSTs estão melhorando rapidamente.
    Abraços

  3. Concordo com a maioria dos comentários:

    O PAKFA é mais caça de superiodade aérea como o SU-27/SU-35 ou o F-15/F-22.

    O J-20 é mais um caça-bombardeiro, mas com capacidade ar-ar aumentada graças a eletrônica avançada da mesma forma que um F-35 ou um SU-34.

    Em um combate ar-ar, se for para o dogfight o PAKFA leva fácil. 🙂

    []'s

  4. Melhor coisa do Cavok é que as reportagens são complementadas com muita informação nos comentários. Já viram o startup do F-22 no youtube? Esse avião é diferente em tudo. PAK-FA e J-20 tem que evoluir muito ainda. O F-22 tem a superioridade agora que o F-15 teve em seu tempo. Quem jogou supertrunfo sabe..rs

    • O Cavok é bom porque os trolls são banidos.

      Não tem comentaristas chamando o F-35 e F-22 de abacaxis nem outros dizendo que caças russos são lixos obsoletos!

      Em alguns espaços o pessoal desqualifica demais a Rússia sem respeito nenhum, em outros, são crianças querendo provar que tecnologia russa é a melhor coisa do mundo por causa de números divulgados na internet. Aí as discussões não evoluem e ninguém se respeita.

      Se é para estragarem as discussões falando bobagem tem mais é que censurar, banir e expulsar os adolescentes e os trolls! Dane-se a liberdade de opinião.

Comments are closed.