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Mitsubishi X-2 Shinshin / Foto: Hiroshi N

Foi realizado com sucesso ontem pela manhã no aeroporto de Nagoya, no Japão, o primeiro teste de taxi do demonstrador de tecnologia stealth Mitsubishi ATD-X Shinshin, oficialmente designado X-2.

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Mitsubishi X-2 Shinshin / Foto: Abrams
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Mitsubishi X-2 Shinshin / Foto: Abrams
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Mitsubishi X-2 Shinshin / Foto: Bigtree52
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Mitsubishi X-2 Shinshin passando próximo ao Mitsubishi MRJ / Foto: Alps_1986

Como já noticiado aqui no Cavok, o voo inaugural do Mitsubishi X-2 Shinshin será realizado ainda este mês. Na sequência do primeiro voo, a aeronave será submetida a um extenso programa de testes de desempenho com o objetivo de que os resultados coletados possam ser empregados no desenvolvimento de um sucessor com características furtivas para o Mitsubishi F-2. Uma decisão a quanto ao desenvolvimento desse vetor deve ser tomada até 2019, e, caso favorável, o novo caça estaria disponível por volta de 2028.

Independente do desenvolvimento de um caça furtivo operacional nacional, a JASDF (Japan Air Self-Defense Force / Força de Auto Defesa Aérea do Japão) terá uma capacidade stealth nos próximos anos, haja vista em 2011 o país fez uma encomenda de 42 unidades do caça Lockheed Martin F-35A, com a entrega do primeiro exemplar prevista para ser realizada até o final deste ano.

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FONTE:

  • Japan Air Self-Defense Force
  • Boss_bosn
  • Hiroshi N
  • Abrams
  • Alps_1986
  • Bigtree52

EDIÇÃO: Cavok

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13 COMENTÁRIOS

  1. Fico pensando, como estaria a industria aeronáutica japonesa se ela não houvesse sido desmantelada no pós-guerra…

    • Numa situação paradigma, considerando sua eficiência, arriscaria dizer que rivalizariam muito bem com europeus e americanos, em todo o segmento aeroespacial.

      • Acho que não pois, no decorrer da WWII os aviões japoneses estagnaram em tecnologia enquanto os demais países foram melhorando o desempenho.

  2. Não seria uma adaptação do projeto rejeitado do concorrente norte-americano do F-35??????

  3. Nossa, apesar de acreditar no potencial japonês 2028 é meio tardio, pois até lá, a China deve ter umas centenas de J-20.

  4. Sei que é um demonstrador de tecnologia, mas nao gostei desse aviao…
    Achei feio…
    Parece que tem uma desproporcao no desenho….
    Com essa frente pequena e essas entradas de ar quadradinhas….
    Esquisito…
    Sera que nao possui um radar moderno?
    O radome é muito pequeno…

    Alguem sabe o que tem de tecnologia embarcada que ele esta demonstrando? Ou é mais a tecnica de forma?ei q

    • Marcos,

      Na parte inferior do artigo vc encontra todos os links de referência a respeito do Shinshin. É só dar uma lida nos artigos relacionados que suas dúvidas serão esclarecidas.

      • Seu LaMarca, em razão do tamanho do canopy/cabine, devemos esperar apenas versões bipostas no futuro?

    • As entradas de ar sao umas das partes que eles mais trabalharam para reduzir o RCS da para observar que ela nao e reta tem o tunel em S, igual ao do F-22,
      Dependendo do angulo as linhas do desenho ficam esquisitas por causa da pintura branca. http://blogari.zaq.ne.jp/martyakunblog/img/img_bo
      O tamanho do X-2 e bem pequeno quase do mesmo tamanho de um Gripen, ele nao leva nenhum armamento internamente porem o desenho foi feito para como se a capacidade baias internas por isto o X-2 e meio gordinho.
      A unica coisa que eu acho desproporcional e o canopy dele que foi aproveitado do Kawasaki T-4.
      O mockup de 2005 testado na Franca tinha um bico um pouco mais comprido e um canopy mais trabalhado, http://s2.dmcdn.net/NEgtc/1280×720-suS.jpg
      A versao mais nova do desenho do futuro F-3 e este abaixo. http://livedoor.blogimg.jp/zap2/imgs/6/4/64fa2e57http://livedoor.blogimg.jp/zap2/imgs/e/e/ee10e3dd
      Eu nao gostei dos estabilizadores horizontais invertidos iguais ao do J-20, porem este desenho apesar de ser oficial nao tem nada garantido pois nao se sabe se vao construir um F-3 e nem se sabe se vai ser um novo projeto ou alguma coisa aprimorada do X-2, somente em 2019 deve sair alguma conclusão.
      Chute meu se os custos for proibitivos vai ser alguma coisa derivada do desenho acima, se os custos nao forem problema deve ser alguma coisa nova abaixo sem estabilizadores horizontais ideia proposta pela industria local em 2010. http://blogs.c.yimg.jp/res/blog-fd-99/hisao3aruga

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