Um avião de treinamento Soko G-4 da Força Aérea de Myanmar desapareceu no dia 5 de setembro. Uma busca está em andamento.

O avião de treinamento desapareceu logo após a decolagem, às 9h18min (horário local).

A MAF (Myanmar Air Force) não informou quantos estavam a bordo. Myanmar tem quatro aviões de treinamento à jato Soko G-4 em operação, aeronave essa produzida pela Iugoslávia durante a Era soviética

O Soko G-4 é um treinador biplace que pode ser usado como avião leve de ataque. Projetado e fabricado inicialmente pela Soko Aircraft Factory da Iugoslávia. A aeronave foi derivada do G-2 Galeb. Aproximadamente 91 G-4 foram construídos desde 1983. A aeronave tem 12,25 m de comprimento e 4,3 m de altura, com uma envergadura de 9,88 m. Pesa 3.250 kg vazio e pode transportar 1.882 kg de combustível. Entre 1992 e 2000, a Força Aérea de Myanmar recebeu 20 desses aviões da Iugoslávia em 1991.

Se confirmado o acidente, este será mais uma perda para a MAF. Em junho, um avião Shaanxi Y-8 fabricado na China caiu no Mar de Andamã, matando todas as 122 pessoas a bordo.


FONTE: Coconuts Yangon


NOTA DO EDITOR: Pode parecer estranho dizer que o avião está desaparecido, muito embora as evidências apontem para um acidente, mas naquela região do globo, não se pode descartar o roubo de um avião, ainda mais a jato.

Anúncios