A aeronave Legacy 600 permanecerá em Cleveland por três meses para reparos. (Foto: Joshua Gunter / The Plain Dealer)

O jato executivo Embraer Legacy 600 que colidiu com um Boeing 737 da Gol sobre a floresta amazônica no Brasil em 2006 chegou aos Estados Unidos após mais de 4 anos parado na Base Aérea do Cachimbo, no Brasil, aguardando a investigação.

A colisão ocorrida numa altitude de 37.000 pés em 2006 ocasionou a morte de 145 pessoas que estava a bordo do 737 e danificou o jato Legacy, mas a tripulação conseguiu efetuar um pouso de emergência da Base Aérea do Cachimbo, onde a aeronave permaneceu até o dia 19 desse mês. O incidente iniciou uma briga diplomática internacional e uma discussão legal, fazendo com que os dois pilotos do Legacy ficassem detidos no Brasil por quase dois meses.

A aeronave Legacy estava efetuando o voo de translado para os EUA e havia recém sido entregue nova para o cliente norte americano, e foi declarado como perda total pela seguradora. Ela foi então adquirida por outro cliente norte americano, o qual contratou a empresa de reparo Constant Aviation, de Cleveland, para consertar e retornar ela aos EUA.

O jato executivo Embraer Legacy 600 chegou no dia 19 de novembro na unidade da Constant Aviation do Aeroporto Internacional Cleveland Hopkins depois de mais de quatro anos no Brasil. (Foto: Joshua Gunter / The Plain Dealer)

A aeronave passou por vários reparos estruturais incluindo a troca do estabilizador horizontal, o qual, juntamente como winglet esquerdo, foram danificados na colisão. O Legacy ficou parado ao sol por 18 meses, os quais exigiram, entre outras coisas, a troca de todos aviônicos. Foram feitos intensivos testes boroscópicos para verificar a validade e funcionamento dos motores. A fuselagem passou no teste de corrosão que não detectou nenhum sinal de ferrugem.

Foram necessárias 10 pessoas e três semanas de testes e análises para ter certeza que a aeronave estava segura para poder voar novamente.

Anúncios

8 COMENTÁRIOS

  1. Então se passaram longos 4 anos, e não se chegou a lugar nenhum sobre o caso, isso é o Brasil.

  2. O Lula fica fazendo #$#$$% doce por causa daquele italiano cesari batista… que não presta pra nada e não fez nada contra o Brasil… e os pilotos americanos nem presos estão! Isso é uma vergonha.

  3. Tinha que queimar esta coisa do capeta. E dentro deveriam ser queimados os dois pilotos americanos.

    Como o Matheus disse, o Lula foi mais uma vez covarde, não fez nada, absolutamente nada para fazer justiça.

    Morte aos dois pilotos… e dane-se o politicamente correto, eu quero é vingança.

  4. Essa aeronave deveria ter sido confiscada para ser utilizada como parte do pagamento de indenizações as familias das vítimas do acidente.

  5. Essa aeronave deveria ter sido confiscada para ser utilizada como parte do pagamento de indenizações as familias das vítimas do acidente.( 2 )

Comments are closed.