Os dois primeiros helicópteros AH-1F/S da Real Força Aérea Jordaniana, após processo de modernização nos EUA.

A Jordânia recebeu os primeiros dos 12 helicópteros de ataque Bell AH-1F/S Cobra que estão passando por um grande processo de atualização. Os dois primeiros helicópteros de ataque AH-1F modernizados chegarão à Jordânia depois de um período nos EUA, onde foi atualizada a aviônica dos helicópteros dos anos 80.

No dia 7 de junho, as duas primeiras aeronaves saíram de Huntsville, Alabama, e foram enviadas para Jordânia, para testes de armas e aceitação final pela Força Aérea da Jordaniana (RJAF).

A Northrop e a Science and Engineering Services (SES) LLC modificaram os helicópteros da Jordânia para estender suas vidas operacionais por pelo menos 20 anos. Cada aeronave foi religada e recondicionada pela SES para garantir qualidade e integridade. Como integradora de sistemas aviônicos para os helicópteros, a Northrop Grumman está supervisionando o projeto e a incorporação da solução aviônica.

A Bell (Textron) está envolvida na reforma das células, enquanto a Honeywell está ajudando a modernizar os motores dos helicópteros. Esta abordagem flexível evita a obsolescência e simplifica o crescimento da capacidade de missão.

A nova suíte da Northrop Grumman inclui um conjunto de Digital Integrated Mission Equipment (iMEP), consistindo de um computador de missão FlightPro Gen III disponível comercialmente, uma gama completa de displays LCD, um mapa digital integrado e comandos de navegação. Escalável e totalmente integrado, o iMEP é baseado em uma arquitetura aberta e modular que suporta a rápida integração de hardware e software de terceiros. O iMEP também está adicionando novas capacidades de armas ao helicóptero, incluindo mísseis avançados, foguetes e um canhão rotativo.

“Ao fornecer um pacote de equipamentos de missão altamente adaptável e com suporte crítico à integração, estamos revigorando plataformas mais antigas com os recursos dos helicópteros de ataque modernos”, disse Robert Fleming, vice-presidente de programas da divisão C4ISR e aviônicos da Northrop. “Devido à nossa abordagem de arquitetura aberta para soluções de aviônica, o aumento na capacidade que estamos fornecendo neste contrato pode ser entregue a outros clientes em todo o mundo”.

Este programa marca o primeiro cliente global a modernizar os equipamentos aviônicos nos helicópteros AH-1F/S desde sua produção no início dos anos 80. A configuração de linha de base da Northrop Grumman pode ser personalizada para outros clientes e plataformas globais por meio de atualizações rápidas somente de software, como uma alternativa ao modelo tradicional de atualização de hardware. O cockpit do pacote de equipamentos da missão apresenta um pacote de software flexível projetado para ser implementado em várias plataformas.

Além disso, o design integrado do pacote de equipamentos da missão e componentes leves reduzem o peso da aeronave em 300 libras quando comparados com os sistemas atuais instalados no atual AH-1F/S jordaniano.

Além dos 12 helicópteros Cobra que serão atualizados, o país recebeu 16 helicópteros de Israel, que são Bell AH-1E/F Cobra retirados de serviço do Exército do Ar Israelense em 2013. Estes foram reformados antes da transferência para a Força Aérea Real da Jordânia.

Esses 16 helicópteros AH-1 já estão em serviço nos Esquadrões 10 e 12, com sede em Zarqa, a nordeste da capital Amã. Os Bell AH-1E/F protegerão as fronteiras da Jordânia com a Síria e o Iraque contra possíveis incursões de combatentes do ISIS.

4 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde Senhores!

    Como o mundo político dá voltas…Jordânia recebendo material militar do exército israelense!

    CM

    • Verdade! Os líderes árabes e muçulmanos sábios entenderam que jamais conseguiriam destruir Israel. Sadat percebeu isso na Guerra do Yom Kippur quando Ariel Sharon cruzou o canal de Suez e chegou até 100km do Cairo. então assinou o tratado de Camp David e não apenas recebeu o Sinai de volta como também 1.5 bilhão anual de ajuda econômica e militar. O Rei Hussein, depois de ter se encontrado secretamente com todos os Primeiros-Ministros de Israel de Ben Gurion a Rabin, igualmente assinou um tratado de paz e ganhou um importante aliado que inclusive lhe forneceu armas.

      Enquanto isso a família Assad, a despeito das tropas de Israel terem chegado a 40km de Damasco em 1973 e da Heyl Ha'Avir ter dizimado sua força aérea em 1982, não aprendeu a lição….

  2. Nós aqui no Brasil, na expectativa do fechamento do acordo com o EUA para o recebimento de nossos Super Cobra.

    CM

  3. Eu tinha um dos comandos em ação do início dos anos 90. Que venho logo nossos cobras!!!!!

Comments are closed.