Um dos dois helicópteros AgustaWestland AW101 VVIP entregues para Força Aérea da Índia em dezembro de 2012. (Foto: Strega via LiveFist)
Um dos dois helicópteros AgustaWestland AW101 VVIP entregues para Força Aérea da Índia em dezembro de 2012. (Foto: Strega via LiveFist)

O presidente da Finmeccanica, conglomerado italiano que trabalha nas áreas de aeronáutica e defesa, Giuseppe Orsi, foi preso hoje por corrupção internacional em um caso de supostos subornos ao governo da Índia para a venda de 12 helicópteros AW101 VVIP.

Segundo as acusações, para a venda dos helicópteros foi pago suborno para o governo indiano em torno de 50 milhões. A justiça de Busto Arsizio, proximidade de Milão, emitiu uma ordem prisão contra o dono da Agusta Westland, fornecedora dos helicópteros e filial da Finmeccanica, Bruno Spagnolini, em detenção domiciliar por corrupção internacional, extorsão e enriquecimento ilegal.

Orsi estava há meses sob investigação por corrupção junto a outras pessoas, entre elas um ex-ministro, sempre sobre a questão de suborno. A prisão preventiva para Orsi “é proporcional a gravidade dos fatos, com certeza impedirá ações corruptas” e “põem um limite ao compromisso que ele mobilizou para prevenir, impedir e desviar a investigação”, relatou o juiz de Busto Arsizio na ordem de prisão.

O primeiro-ministro italiano, Mario Monti, comentou sobre o caso afirmando que “se trata de um problema relativo à governança que enfrentamos, sendo necessário reforçar a luta pela corrupção que não conseguimos fazer com uma oposição direta”.

Fonte: ANSA, via Folha de São Paulo

Dica do amigo Armand Assante. Obrigado 😉

Solicitamos mais uma vez a ajuda de todos com contribuições espontâneas para o site, que ajudam muito nas despesas de hospedagem. Para contribuir, utilize as formas de pagamento online abaixo ou nos botões localizados na barra lateral. Se você gosta de ver notícias atualizadas aqui, colabore para manter o site no ar. Quem quiser também poderá doar através de depósito na conta corrente: Banco do Brasil – Agência: 0181-3 – C/C: 12.742-6 – Favorecido: Fernando Valduga. Desde já, muito obrigado!




Enhanced by Zemanta
Anúncios

19 COMENTÁRIOS

  1. Imagina se a justiça Francesa for investigar a Dassault no fornecimento do Rafale, vão ter que fuzilar o Sr.Jean….

    Grande abraço.

    • na boa… tava demorando… eu até ia escrever que logo ia aparecer "alguém" colocando a França na "roda"… fica apenas uma pergunta? os C-17 foram comprados/autorizados por quem, na India?…
      agora, falando em fatos e não em "suposições"… quem é mesmo que está sendo acusado/detido? um italiano, presidente de uma cia que controla um conglomerado de empresas e associações comercias europeias! aliás, com grandes ligações com os outros, também, consorciados do EUROFIGHTER (britãnicos e Alemães)… o que rolou na Arabia Saudita será? … e os tão "defendidos" AgustasWestlands, por aqui??? Ah, claro, aqui seria tudo "legal" e dentro das normas… olha, cada dia que passa eu percebo quanto há de gente que não quer abrir a mente, que acreditam no bom e no mal… em pleno 2013, querem mais mostras de que o dinheiro fala mais alto? que não importa onde as "armas" estejam ou se apresentem… o poder é conquistado seja lá como tiver que ser? não que eu defenda isso, longe, mas é a realidade, todos caem de pau em cima do calheiros, com razão, mas ele falou uma verdade nua e crua: nas "altas rodas", vale tudo! … só alguns por aqui que acreditam em "heróis" salvadores!…. na minha opinião ou se para tudo ou se assume as "coisas" e vai se apertando até que elas diminuam à um nível aceitável… agora, acusar uns em detrimentos de outros, sendo que todos estão com lama até o pescoço é o quê? inocência? prefiro acreditar nisso… então, abram os olhos! querem criticar os franceses no Brasil? postem "algo mais concreto", ficar pegando valores de gaveta, que nem se sabe o que contemplam, e comparar com a "proposta" dos que ficaram de fora??? tem mais inocência que isso? ah… o BH custaram isso e os ECs 1000 x mais!… e blá, blá blá… isso já cansou, parecem os "militantes chiitas" do PT nos anos 80/90…

  2. Não foi esse o escolhido da Presidência Americana na época do Bush, pra ser o novo Helicóptero do presidente dos USA??? Ou confundo com outro modelo…

      • Acho que o amigo que confundiu tudo… foi esse mesmo nos USA para ser o novo Marine One, lá nos USA ele é a versão Looked Martin – Augusta Westland VH-71, em produção autorizada, e compartilhada entre as duas fabricantes!
        http://defensetech.org/2011/03/04/what-should-we-

        Acho que o amigo se enganou com tudo! rsrsrsr

  3. É isso ai Francisco, falou tudo, essa questão da corrupção é mundial, esse Sr só vendeu os helicopteros para a India em função deste mimo de 50milhões, os outros concorrentes devem ter oferecido menos, simples assim. Vejo hoje um acirramento do debate contra a corrupção aqui no Brasil como se isso fosse caracteristica do PT, ou que tivesse ocorrido um aumento no atual governo, o que eu penso é que a corrupção se instalou aqui quando as caravelas aqui chegaram, todos os governos são corruptos ,seja militar ou civil, Collor roubou muito, FHC mais ainda, para mim foi o que mais roubou na história recente do Brasil, comprou sua reeleição ao Congresso, privatizou por mixaria nosso patrimônio, tudo isso a custo de muita propina e arquivamento do então Procurador(ENGAVETADOR) geral da República. Que nossos inocentes úteis pensem antes de dizer que o Brasil é mais corrupto que os outros, e olhem os exemplos dos Berlusconis da vida, dos tantos primeiros ministros do Japão que renunciaram por corrupção. Infelizmente a vida é assim.

    • infelizmente… a pergunta que fica é? devemos "parar" tudo, e numa utopia, trocar as "cadeiras" (6 por meia dúzia) e ficar nesta de atrasos sem fim? ou lutar para que esta "sujeira" se reduza a ponto de não mais prejudicar o todo? penso eu que si pararmos tudo, menos recursos surgirão e maior será a corrupção! dinheiro precisa girar! até os bancos sabem disso! por exemplo, o "famigerado" bolsa esmola, arrecadador de votos, tudo certo, não há o que questionar sobre isso… mas e o outro lado? tem cidades do nordeste que famílias já não vivem do bolsa esmola… pois quando estas pequenas cidades começaram a gastar seu "dinheirinho" (ninguém guarda 200 reais, se ganha só isso por mês), mercadinhos foram se instalando, precisando de atendentes, lojinhas… tudo básico, mas que vão gerando energia e movimentando uma roda… pequena hoje, mas bem grande "acolá"… acho que os criadores não pensaram nisso… mas é uma realidade… deveria existir também um bolsa pequena empresa, pelo BNDES, para que estas possam ter uma sede própria e não mais pagar aluguel… ou que possam comprar bens de capital com carência de 5 anos e juros de padrão internacional (5%), mas com acesso democrático, justo e não paternalista… enfim… já fugi do assunto, rrsrsrsrs…mas voltando… aqui no sul tem um município, onde passei 7 anos de minha vida, juventude, tinha um prefeito (safado que só ele), que fazia e acontecia com o dinheiro público, acabou sendo caçado e até hoje sofre "sansões" eleitorais… fora que perdeu quase tudo que roubou… porém há uma verdade em tudo isso, depois dele veio mais 3, todos "roubaram" a menos, mas nada fizeram de interessante para a estrutura do município, apenas o último e atual prefeito é um cara que chega perto do "condenado", e parece ser decente… logo, concluindo, o primeiro deixou 2 legados, um de corrupção e o outro de desenvolvimento em infra estrutura… (o legítimo rouba mas faz) … os 3 que o sucederam nestes anos passados foram um atraso só, roubaram menos, mas estagnaram o município… logo fica outra pergunta: Qual valeu mais a pena? penso que o atual é o "melhor", mas daí se passaram 3 décadas… infelizmente o Brasil vai ter que galgar muito para equilibrar suas "contas" políticas e de corrupção… é coisa natural da democracia… que somado a "grande ignorância" nacional, fará com que demoraremos muito mais que outras nações culturalmente mais avançadas… há exceções… a Argentina, mas aí é muita "barbeiragem"… rsrsrsrs

  4. Pode ter certeza que existe corrupção em quase todas essas empresas de aviações pelo mundo…

    "A corrupção não é uma invenção brasileira, mas a impunidade é uma coisa muito nossa. "

    é bem isso!

  5. Pode ter certeza que existe corrupção em quase todas essas empresas de aviação pelo mundo…__ "A corrupção não é uma invenção brasileira, mas a impunidade é uma coisa muito nossa. " __é bem isso!

  6. Francisco, se tu e os seguidores do reino da babacolãndia bnanarnica acham bom pagar US$ 45.000.000,00 por um jipe pela, problema teu, eu e muitos outros não concordam, simples assim……
    Os Indiano até agora não assinaram o contrato porque não acharma uma forma de apresentar ao pagadores do seu herário aquela balaela de custo menor e bla bla, o custo deles é um só é grana no bolso de quem decide.

    Cara, vou pedir mais uma vez, eu posto aqui e tu vem patrulhando

    • Juarez, não sou seguidor de nada! para mim os BH são bem vindos (melhor se fossem montados aqui) os ECs são bem vindos… não te ocorreu que por trás dos Helis franceses podem estar outros segredos tecnológicos repassados? nucleares inclusive? isso é prática comum entre países que precisam "negociar" este tipo de tecnologia, mesmo que pacífica… sobre o contrato na India, sim tudo pode acontecer, mas até agora só lí abobrinha da concorrência… se não quer ser criticado não entre nessa de cutucar, sabes que defendo nossas equipagens, e o que vier para mim tá bom… então, no momento que entras falando o contrário, naturalmente que lhe vou contrapor, por acaso lhe faltei com respeito? e inclusive vou tentar mostrar ao colegas que existe "outra" face… que não existe bom bom e mau mau… como creem alguns (falando de negociação de armas)….

  7. Se russos ,chineses,franceses e ….resolverem mandar pra prisao os presidentes de suas empresas exportadoras de armas(QUE CORROMPEM) o mundo vai ficar sem graça ,uma atitude desnecessaria por parte dos italianos,desta forma exportadores que corronpem vao deitar e rolar ,os russos e demais agradecem !

  8. Suborno em Mega-Negociações??? Imagiiiina gente, isso não acontece não… Recentemente saiu uma matéria que até Generais do Exército Brasileiro estariam envolvidos em pagamentos de propinas na compra de Ônibus, se acontece com Ônibus, vai saber o que acontece com helicópteros, aviões, navios. Na boa, o FX-2 ainda não foi decidido pq a relação "Propina-Pressão Política" ainda é desfavorável para o governo. De um lado os Yankees nos fazendo a boa e velha "pressão boa vizinhança", do outro, a França com o propinoduto armado só esperando pra começar a prospecção. Penso eu que isso e inerente ao país, o esquema é: QUEM QUER RIR, TEM QUE FAZER RIR! Não é verdade.

    • bem por aí… e saberemos lidar com isso? ou vamos ficar bradando, legitimamente claro, e ficar vendo a "caravana passar"?… se tem uma coisa que é certa é que todos os países, hoje, dentre os 8 mais ricos, tiveram "tais" problemas, e souberam lidar com eles de forma diferente do proposto por muitos… que no final acabam trocando 6 por meia dúzia! penso eu que devemos cobrar forte de quem está lá no poder… fazer valer suas promessas e as necessidades reais do país… ficar nesta luta ideológica e política sem fim? olha quantos partidos temos!? bando de gente sem um mínimo de cultura aceitável ocupando cadeiras em várias esferas políticas… difícil de controlar isso! para derrubar esta máfia precisamos saber quem é quem!…

      • muitos já identificados… 🙂 mas o principal, não é persona, é uma empresa… privada… este é nosso "câncer" maior…

Comments are closed.