KC-390 em Gavião Peixoto, São Paulo, Foto – Sgt Batista, Força Aérea Brasileira (3)

A Embraer respondeu a um recente pedido de informação (RFI) da Nova Zelândia para uma Capacidade de Mobilidade Aérea Futura (FAMC), com uma oferta para cinco aeronaves de transporte multi-missão KC-390.

O KC-390 está sobre desenvolvimento com um contrato de 28 aeronaves para substituir a frota de aeronaves C-130H Hercules da Força Aérea Brasileira (FAB), com as primeiras entregas a partir de 2018. A Embraer disse que também mantém cartas de intenção, de possíveis 32 Aeronaves, de cinco países diferentes e está ativamente comercializando o avião para potenciais clientes na Europa, Oriente Médio e América Latina.

A proposta da Nova Zelândia marca a primeira oportunidade da Embraer na região da Oceania, e a oferta é apoiada pela divisão de produtos de defesa da Boeing sob os termos de um acordo de parceria anunciado no show aéreo internacional de Farnborough em julho.

O programa FAMC da Força Aérea Real Neozelandesa busca adquirir cinco aeronaves de transporte de asa fixa para substituir os cinco C-130H Hercules do país, e dois Boeing 757s, com duas novas aeronaves ou um único tipo capaz de atender aos requisitos essenciais no transporte aéreo estratégico e funções táticas.

A entrega da primeira aeronave é requerida para fevereiro de 2020 e a capacidade operacional inicial (IOC) deve ser adotada em fevereiro de 2021. A capacidade operacional final (FOC) será exigida até fevereiro de 2024. A primeira aeronave de substituição para a frota 757 deve chegar Na Nova Zelândia antes de 1 de fevereiro de 2025, e o IOC declarado até 1 de fevereiro de 2026.

Nós somos muito positivos que nós podemos fornecer a melhor solução para a Nova Zelândia para os requisitos de missão que eles nos apresentaram, eu acho que eles estão muito interessados no KC-390. Mas nós compreendemos e respeitamos que esta é uma competição e vamos cumprir todas as etapas necessárias do processo“, disse o presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider, na sede da empresa na cidade de São Paulo, na semana passada.

Estamos em negociações avançadas com a Nova Zelândia, mas não estamos negociando contratos no momento atual. O processo está avançado, mas é uma competição e nós não somos o único licitante“, disse ele.

Schneider disse que o único outro fabricante com um produto na mesma classe que o KC-390 atualmente em produção é o C-130J Super Hercules, da Lockheed Martin.

Ele também revelou que a Embraer está negociando com o que considera um cliente global civil para a KC-390, que será certificado para os requisitos de aeronavegabilidade da Agência Federal de Aviação Federal (FAA), e na Agência Européia de Segurança Aérea, mas se recusou a fornecer detalhes específicos.

Há uma discussão específica com uma empresa global para uma aplicação totalmente civil. Não vai exigir muita personalização para a missão específica que eles estão falando conosco sobre“, disse ele.

26030646161_27445b86a3_b

Um outro executivo sênior da Embraer também revelou que o fabricante está considerando o desenvolvimento de uma versão de patrulha marítima de seu novo avião comercial E190-E2 a convite do governo da Nova Zelândia para atender um próximo RFI para uma futura Capacidade de Vigilância Aérea Marítima.

O RFI apresentará propostas para substituir a aeronave de patrulha marítima Lockheed P-3K2 Orion da Força Aérea Real Neozelandesa, em meados dos anos 2020, para um FOC planejado entre 2023 e 2025.

Fernando Ribeiro de Queiroz, vice-presidente comercial da Embraer Defesa & Segurança, afirmou que a empresa desenvolverá uma versão de patrulha marítima do E190-E2, a mais recente versão de sua bem sucedida família de jatos comerciais “E”, se solicitado pelo cliente, mas ele Também sugeriu que um KC-390 configurado para a função de patrulha marítima poderia proporcionar maior sinergia com a resposta da FAMC se os requisitos da Nova Zelândia não são inflexíveis.

Estamos respondendo à exigência de patrulha marítima com o E190-E2, porque os requisitos que a Nova Zelândia pediu se encaixa melhor com essa plataforma. Mas a nossa proposta para o concurso é que, se eles são capazes de ajustar alguns dos requisitos um pouco, podemos apoiá-lo com o KC-390“, disse ele.

Por exemplo, a Nova Zelândia quer que o avião atinja mach 0.82, mas se essa velocidade não for um requisito forte, podemos apoiá-los com o KC-390, que é capaz de mach 0.80“, acrescentou Fernando.

kc-390_f-5

A Embraer propõe modificar o KC-390 com um radar de busca de 360 graus instalado no nariz, semelhante à configuração oferecida ao Canadá na competição de busca e salvamento de longo alcance, juntamente com um sistema paletizado de missão de patrulha marítima .

Um sistema de missão paletizado e equipamento de radar no nariz e outros equipamentos preencheria os requisitos para a patrulha marítima, mas não compromete as outras missões que a aeronave já é capaz de realizar”, explicou Fernando.

“Você pode retirar o sistema de missão e voar com carga, passageiros, evacuação, etc, por isso seria uma única frota com talvez dois aviões capazes de ser configurado para a patrulha marítima e cinco dedicados à mobilidade aérea. É como podemos mostrar sinergia entre os dois projetos, mas ao mesmo tempo temos uma solução 100% dedicada à patrulha marítima com o E190-E2” completou Fernando.

Fonte: DefenseNews


NOTA DO EDITOR: é uma notícia realmente muito boa, fico muito feliz de saber que a Embraer quer desenvolver uma versão de patrulha marítima do E-190 E2, ainda mais feliz de saber que as negociações do KC-390 estão ativas.

Anúncios

19 COMENTÁRIOS

    • Não creio que seja muito difícil, o porão que leva a carga / bagagens pode levar um grande tanque extra. Se serve como exemplo, temos a diferença de alcance entre os Legacy 600/650 mais do que o dobro em relação c/ o EMB-135 que serviu de base p/ eles.

    • Normalmente, vão diminuir a capacidade de carga para levar mais combustível, mas continua curto.

      Nesse ponto, o hercules leva vantagem, pois pode desligar dois motores e estender o tempo no ar.

      Persistência é mais importante que velocidade em patrulha.

      A LM está oferecendo o hercules como sucessor do P3 e deve ser a saída pra quem não pode pagar um P8.
      http://www.lockheedmartin.com/content/dam/lockhee

Comments are closed.