KC-137 da FAB (foto Ten. Cel Sérgio)
KC-137 da FAB (foto Ten. Cel Sérgio)

Segundo o site Defensa.com, Edição Brasil, a Airbus busca reverter “in extremis” a licitação ganha pelos Boeing/IAI KC 767MRTT no programa KC-X2, que busca aeronaves de reabastecimento para substituir seus cansados KC-137E.

De acordo com uma ordem do Gabinete de Segurança Institucional do governo brasileiro, respondendo a um pedido direto da presidente Dilma Rousseff após o recente acidente no Haiti do KC-137E FAB 2404, a frota de Boeing 707/KC-137 da FAB que integram o chamado “Esquadrão Corsário” está no chão até a presente data, saturando a disponibilidade de aviões Hércules C-130 para realizar algumas de suas tarefas.

Segundo pudemos saber, no atual clima de instabilidade social prevalecente na rua, a presidente do Brasil quer evitar o custo de quaisquer incidentes ou acidentes adicionais com esses modelos que, além de reabastecimento em voo, realizam o transporte de tropas de e para o Haiti e o treinamento de diversas tripulações militares em CRM.

Neste contexto, e apesar de que a IAI recentemente ganhou o concurso para fornecer à FAB, em princípio, dois Boeing 767 convertido para essa função (um deles na TAP M & E de Porto Alegre), com opção para outro mais, existindo inclusive contatos para incorporar um terceiro em uma versão mista VIP e cisterna, a Airbus estaria insistindo em seus A-330MRTT, somando um A-340 VIP, aparentemente oriundo da Luftwaffe a sua proposta, enquanto que possivelmente faria valer os tempos de entrega a seu favor, de forma pouco habitual.

Por sua vez, a Boeing mantém a sua oferta de incluir um 747/8 VIP no lote, se seu Super Hornet for eleito na longa licitação para caças para a FAB a qual, com uma duração anormal e com várias fases, já se expendendo por mais de 12 anos.

A pressa presidencial para adquirir um avião VIP de grandes dimensões e alcance, hoje utiliza um A-319CJ e dois EMB-190 AR modificados, além de alguns Legacy, seria motivada pelo extremo temor de Rousseff pelas escalas e adversidades meteorológicas.

No entanto, uma decisão a respeito não poderia ser dilatada por muito mais tempo, uma vez que, em 2014, um ano eleitoral, os assessores de imagem e os próprios partidários da presidente evitam incrementar tais gastos, bem como o orçamento de defesa em geral, por causa dos chamados “programas sociais”, considerados mais eficazes em termos de impacto político.

Adaptado por Cavok do original em Defensa.com

Nota:  O acidente mencionado ocorreu em 26/05/13, sem vítimas mas com danos graves e provavelmente acarretará em perda total do aparelho (veja matéria anterior).  A proposta da IAI prevê a conversão de aparelhos B767 em aeronaves reabastecedoras (veja matéria anterior).

Anúncios

26 COMENTÁRIOS

  1. """"… os assessores de imagem e os próprios partidários da presidente evitam incrementar tais gastos, bem como o orçamento de defesa em geral, por causa dos chamados “programas sociais”, considerados mais eficazes em termos de impacto político."""

    Vulgo populismo barato, visa segurar a própria cadeira a qualquer custo ou será sem custo ? ou pouco custo ? ou melhor ao custo de uma segurança nacional mal resolvida .

  2. "…com opção para outro mais, existindo inclusive contatos para incorporar um terceiro em uma versão mista VIP e cisterna, a Airbus estaria insistindo em seus A-330MRTT, somando um A-340 VIP…"

    Ah…daí não vale! Tocar no sentimental do governo não vale!

  3. Eles estão praticamente novos, esses A-330 nunca ficaram em serviço ativo… eu vejo eles melhor do que 767 velho, rodado e reformado…

    Mas esse A340 ex Luftwaffe eu não vejo bem, despadroniza a coias… mas também tem poucas horas de voo!

    Um dos A-330 oferecidos deve ser este. praticamente novo:
    http://imageshack.us/a/img829/769/0j14.jpg

    Zeradões…melhor do que velharia reformada!!

    Mas só acredito vendo a assinatura encima.. nada de querer coisa nova que não vem nunca!

    Valeu!!

  4. Eles estão praticamente novos, esses A-330 nunca ficaram em serviço ativo… eu vejo eles melhor do que 767 velho, rodado e reformado…

    Mas esse A340 ex Luftwaffe eu não vejo bem, despadroniza a coias… mas também tem poucas horas de voo!

    Um dos A-330 oferecidos deve ser este. praticamente novo:
    http://imageshack.us/a/img829/769/0j14.jpg

    Zeradões…melhor do que velharia reformada!!

    Mas só acredito vendo a assinatura encima.. nada de querer coisa nova que não vem nunca!

    Valeu!!

  5. Eles estão praticamente novos, esses A-330 nunca ficaram em serviço ativo… eu vejo eles melhor do que 767 velho, rodado e reformado…

    Mas esse A340 ex Luftwaffe eu não vejo bem, despadroniza a coias… mas também tem poucas horas de voo!

    Um dos A-330 oferecidos deve ser este. praticamente novo:
    http://imageshack.us/a/img829/769/0j14.jpg

    Zeradões…melhor do que velharia reformada!!

    Mas só acredito vendo a assinatura encima.. nada de querer coisa nova que não vem nunca!

    Valeu!!

  6. Eles estão praticamente novos, esses A-330 nunca ficaram em serviço ativo… eu vejo eles melhor do que 767 velho, rodado e reformado…

    Mas esse A340 ex Luftwaffe eu não vejo bem, despadroniza a coias… mas também tem poucas horas de voo!

    Um dos A-330 oferecidos deve ser este. praticamente novo:
    http://imageshack.us/a/img829/769/0j14.jpg

    Zeradões…melhor do que velharia reformada!!

    Mas só acredito vendo a assinatura encima.. nada de querer coisa nova que não vem nunca!

    Valeu!!

  7. Eles estão praticamente novos, esses A-330 nunca ficaram em serviço ativo… eu vejo eles melhor do que 767 velho, rodado e reformado…

    Mas esse A340 ex Luftwaffe eu não vejo bem, despadroniza a coias… mas também tem poucas horas de voo!

    Um dos A-330 oferecidos deve ser este. praticamente novo:
    http://imageshack.us/a/img829/769/0j14.jpg

    Zeradões…melhor do que velharia reformada!!

    Mas só acredito vendo a assinatura encima.. nada de querer coisa nova que não vem nunca!

    Valeu!!

  8. Eles estão praticamente novos, esses A-330 nunca ficaram em serviço ativo… eu vejo eles melhor do que 767 velho, rodado e reformado…

    Mas esse A340 ex Luftwaffe eu não vejo bem, despadroniza a coias… mas também tem poucas horas de voo!

    Um dos A-330 oferecidos deve ser este. praticamente novo:
    http://imageshack.us/a/img829/769/0j14.jpg

    Zeradões…melhor do que velharia reformada!!

    Mas só acredito vendo a assinatura encima.. nada de querer coisa nova que não vem nunca!

    Valeu!!

  9. 747 padrão air force one, A340 vip…..

    E não assinaram ainda? ué, acho que eu sei porque o tampax israelense venceu a concorrência, venceu pois o planalto não foi informado dos mimo$ citados acima ahahhahahahah.

    Que da hora ver uma foto do air force one sendo escoltado por forevis5 😉

  10. e engraçado, dinheiro aplicado nos mais pobres e populismo, dinheiro do FGTS para o financiamento pela CEF de casas em condominios para as classes mais abastadas e investimento!

    diminuir a diferença social existente no Brasil, que recebeu ate mesmo elogio da ONU e considerado populismo! atender as necessidades da maioria da população e populismo, taxa baixa de financiamento de automoveis e o que meu caro?

    quando a crise atingiu seu apice na europa em 2009, a maioria dos paises postergaram seus investimentos em defesa, tanto que tem pencas de aviões estocados ou sendo vendidos para reduzir despesas. Afinal, seria dificil explicar para o eleitor que perdeu o emprego que o investimento em caças foi mantido!

  11. Para o Planalto voar em aviões seminovos é uma ofensa. Agora que publiquem a diferenças entra proposta da EADS e a da IAI e coloquem nos jornais. Se a diferença for mínima ótimo. Se a diferença for gritante, que assumam a merla e se preparem para ser guilhotinados.

    []'s

  12. Em matéria de lóbi, propina e pressão política, os israelenses são muito mais infiltrados e experientes do que o pessoal da Airbus…

    Por sinal, a Elbit è a rainha da FAB, com vários parentes de oficiais fabianos contratados, assim como diversos oficiais fora da ativa…

  13. Não tem nada a ver com lobby mas sim com custos. A proposta israelense é bem mais barata.

  14. O A330 e o 767 0KM são muito mais capazes que o 767 recauchutado da IAI ?

    Claro que são!

    Porém…

    Já houve uma concorrência e nenhuma delas a FAB faz a revelia do Governo Civil e nem pode, por mais que a caterva anti-petista fale o inverso.

    Como sempre falam em ToT e Off-set..

    A IAI já apresentou os dela..

    O que a Airbus poderia apresentar de novidade para a EMBRAER, que já está de braços dados com a Boeing OFICIALMENTE ?

    Caso haja uma virada de mesa, não seria mais lógico ser uma da EMBRAER/Boeing em favor do KC46 ?

    Como a EMBRAER já está junto com a Boeing..

    Qual empresa poderia sair ganhadora de uma eventual off-set da Airbus ?

    Só consigo lembrar em uma empresa a Partido dos Trabalhadores Corporation Inc.

  15. A Airbus é da EADS..

    Mais infiltrada que ela no PT só a Odebrecht.

  16. O engraçado é a razão de estarem buscando um avião VIP maior…

    A Dilma tem medo de voar no A-319 …

    A FAB carente de meios em varias posições, mas vai ter de direcionar a verba pra comprar e manter um avião VIP de grande porte porque a Dilma não gosta de voar no VIP que o Lula comprou.

    é mole essa ?

  17. Não é bem assim não Aluado_sp…

    Existem razões técnicas aí também… empresas já demonstram isso!!

    veja bem, essas escalas não são um temor da Dilma, mas de fato um custo a mais… todos os aeroportos cobram taxas sobre as aeronaves que aterrissam ou decolam, que operam nesses aeroportos, as empresas aéreas rateiam esses custos em cada bilhete dos passageiros, por isso ficam baratas as taxas, pois são rateadas, no caso de aeronaves sem passageiros o custo é alto, ficar fazendo escalas aumenta os custos do voo, além dos desgastes físicos nos motores, pois esses são mais exigidos durante as decolagens e aterrissagens, e ficar fazendo varias aterrissagens e pousos aumenta o desgaste físico dos motores e principalmente a vida útil da compressão interna das turbinas… o que aumenta também os custos de manutenção, e depois tem também o abastecimento de combustível contínuo para se fazer viagem o que aumenta o pagamento de impostos aos países que estão servindo de escala para o voo… não é uma coisa da "Dilma Petista" querer por causa do medo com aterrissagens ou meteorológicos, mas é uma coisa pratica mesmo, uma coisa de fatos reais das vantagens de se usar aeronaves de longo raio para viagens de longo raio…

    E as companhias aéreas provam isso claramente, pois usam aeronaves de longo raio pra viagens de longo raio, e não pequenas aeronaves pra viagens longas… pois tem um custo a mais… mas se for cego de técnica e ver somente os fatores políticos de falatório aí não, aí seria injustificável!!

    Mas os fatos técnicos sempre falam mais alto!!

    O problema é que o Lula ficou com medo de escândalos e não comprou o que deveria comprar… comprou um VIP meia Boca que poderia muito bem ter sua operacionalidade equiparada com algo da Embraer, não precisava de Airbus A319…

    Agora que a FAB deve ter alertado a Dilma pros custos operacionais e de manutenção de se fazer escalas demais, e também pra colocar um MRTT que preste ao invés de ficar modernizando velharia dos anos 70-80, a presidente fica praticamente obrigada a ter que tomar uma decisão clara e direta… foi muito pouco considerado o fator de custos de operação, somente o fatos politico foi levado em conta com o VIP!

    Valeu!!

  18. Realmente as despesas nababescas das viagens da Dillma, com hotéis ao invés de ficar em embaixadas, carros alugados, cartões corporativos e etc..

    Ela deve ficar sem dormir por causa de despesa aeroportuária..

    Depois o cara diz que é apolítico ahahahahaha

    Se liga a casinha de vocês caiu..

    Mas uma coisa eu concordo com você, alguém tem que ir cobrar do nove dedos do satanás porque ele comprou o ACJ ao invés de uma nave que servisse de verdade..

  19. Amigo…

    EU FUI SIM TOTALMENTE APOLÍTICO NESSA POSTAGEM AQUI… e isso parece que te incomoda… pois não colocou argumentos técnicos contrapostos.. talvez nem consiga colocar não é mesmo?

    E tentar ridicularizar é somente mais uma forma baixa de fazer política barata… já que não bate os argumentos validos que coloquei desvia a atenção falando dessas coisas aí… um clássico, só que ninguém é bobo de cair nessa!

    Onde foi que eu falei de cartões corporativos? Hospedagem e tudo mais de politica e gastos da Dilma, eu não falei nada disso?? FOI O AMIGO QUE FALOU TENTANDO DESVIAR A ATENÇÃO DO QUE EU DISSE DE CORRETO!!

    Não… eu não falei nada disso que tenta politizar… e basta ler o meu comentário ACIMA pra ver que é você que está politizando e ainda difamando, pois eu não falei de politica ou defendi governo algum… falei de técnica, mas acho que o problema é que não consegue entender o que os outros dizem, então tem que fazer isso aí, jogar sujo!!!

    Estes aí QUE EU DISSE são fatos operacionais do VIP pra longas distancias da presidência… NÃO É POLITICA BARATA COMO O AMIGO FAZ!!

    Quem falou outras coisas de despesas políticas foi você, não eu.. não venha colocar palavras em minha boca, onde foi que falei de cartões ou hoteis?? Simples, não falei, você falou, tentando levar o assunto pra outro lugar… mas não funcionou!!

    Não toquei em politica, alias foi o amigo que SÓ FALOU EM POLITICA… não vi nada de técnico de suas palavras… deve ser por isso que fala só em politica, não deve conhecer a técnica da coisas, então não sabe o que falar!!

    EU FALEI DE OPERAÇÃO DE AERONAVE EM LONGAS DISTANCIAS… consegue entender ou não?? ficou muito difícil ver o que eu disse??

    MAS PARECE QUE VOCÊ GOSTA MESMO É DE POLITIZAR TUDO… de falar do PT…

    Vai amar o PT assim lá longe, não para de falar deles!!

    Não tem casinha minha nenhuma… não sou filiado, se fosse minha empresa que estivesse quebrando sim, minha casinha cairia… mas politicamente eu não ESTOU COM NINGUÉM!!

    Eu não defendi ninguém politicamente, só citei A TÉCNICA OPERACIONAL, E MINHA PALAVRAS CONFIRMAM ISSO… e sou responsável pelo que eu falo, e não pelo que você entende, subentende ou politiza distorcendo!!!!

    Por isso ninguém te dá mais crédito em nada, em nenhum fórum por aí, só desvia tudo pra politica, só fala de PT, nada mais!!

    Leia de novo, onde foi que falei essas coisas coisas aí que me acusa?? Em lugar algum!!!

    Mas sabe como é né, se faltam argumentos validos, tem que desviar a atenção politizando tudo o que puder, principalmente a técnica que não conhece, pois eu disse bem mais de taxas aeroportuárias, mas aí vem o simplismo ideológico pra acabar com tudo!!

    E rodrigo, vê se filia-se logo no PT, pois não para de falar nele, isso é amor, não é ódio!!

    Valeu!!

  20. Claro..

    Vamos desviar os assuntos, falar de despesas aeroportuárias ao invés dos gastos absurdos e inaceitáveis desta turma.

    Já era filhão! Nem a pelegada paga está aderindo em peso ao dia de paralização de vocês!

    ahahahaha

  21. Eu falei de despesas operacionais e aumento das despesas de manutenção pelo excesso de desgaste dos motores durante tantos pousos e decolagens, despesas e ônus REAIS DESSA AERONAVE VIP A319 que a FAB POSSUI EM INVENTARIO!

    É um dado de fato esse.. em momento algum eu coloquei essa despesa operativa do A319 pra desviar a atenção de outras despesas da presidência… alias foi o amigo que fez isso, tentando desviar o foco dessa despesa operacional técnica e não politica!!

    EU MANTIVE O FOCO REALMENTE SOBRE UM DOS TEMAS DESSA POSTAGEM AQUI DO CAVOK, que é o oferecimento de um conjunto de aeronaves MRTT e uma VIP… mantive o foco, fiquei centrado na operatividade do VIP que hoje está operacional na força… AO CONTRARIO DO AMIGO que veio com outros assuntos, e DESPESAS QUE NÃO TEM NADA A VER COM OS ÔNUS DA OPERACIONALIDADE REAL DO A319!!

    Você já era filhão!!… Todo mundo já percebeu que sempre desvia dos temas operacionais e técnicos pra vir com essa conversa politica e falar mais uma vez do TEU AMADO PT…

    Como já disse, filia-se logo, nunca vi uma pessoa falar tanto de uma coisa e no seu caso é um partido, nunca vi isso na minha vida, só fala disso… só pode ser amor isso aí, pois pago não é, pagos mantem pelo menos uma discrição sobre o objeto a se falar, o amigo não, só fala disso, só fala do teu querido e amado PT!!

    ahahahahaha

    Valeu!!

  22. Até onde eu sei foi a COPAC que decidiu ir de 767 reformado… não foi a escolha final da FAB, somente uma analise VIÁVEL entre velharias possíveis para reforma!

  23. agora vai dizer isso pra gol que viaja pros eua de 737-800 haushuahsuahs

  24. Aeronaves cansadas? cansados sao os 767 com 30 anos de uso ou qualquer outro aviao da década de 80. agora os 707 nao estao cansados nao, estao em estado terminal no coma induzido prestes a serem vitimas de eutanazia. fala serio, aviao que esta voando desde 1968 pela varig, nao é possivel que eles achem viavel um aviao antiquado que nao pode pousar na maioria dos aeroportos e que bebe mais que mendigo cachaceiro quando recebe uma esmola.

  25. Aeronaves cansadas? cansados sao os 767 com 30 anos de uso ou qualquer outro aviao da década de 80. agora os 707 nao estao cansados nao, estao em estado terminal no coma induzido prestes a serem vitimas de eutanazia. fala serio, aviao que esta voando desde 1968 pela varig, nao é possivel que eles achem viavel um aviao antiquado que nao pode pousar na maioria dos aeroportos e que bebe mais que mendigo cachaceiro quando recebe uma esmola. botem os 707 no museu que é o lugar onde eles merecem estar depois de anos de serviço e adquiram unidades novas. mania que brasil tem de pegar tudo velho e sucateado.

Comments are closed.